Especial raças: tudo sobre o Golden Retriever

Dois cachorros da raça golden retriever brancos, um adulto e outro filhote, ao ar livre na grama.

O Golden Retriever é um dos cães mais dóceis, inteligentes e fáceis de educar do mundo. De porte grande, muito alegre e carinhoso, é perfeito para desempenhar papéis terapêuticos a pacientes em hospitais e asilos. Seu pelo é denso e exige cuidados especiais. Porém, boa notícia: ele ama água, então os banhos não serão tão complicados.

Origem/história

Descendente do Terra Nova, de outros Retrievers e dos primeiros Labradores, o Golden surgiu na Escócia do século XIX, desenvolvido para ser um cão de busca com capacidade para nadar bem em águas frias e enfrentar densas vegetações.

Um dos cães mais dóceis do mundo, o Golden Retriever é conhecido por desempenhar papéis como cão guia ou simples companhia terapêutica para pacientes em hospitais e asilos. É considerada a quarta raça mais inteligente entre os cães, ocupando o posto de terceira raça mais popular nos Estados Unidos.

Porte

  • Altura: 54 a 60 cm.
  • Peso: 25 a 34 kg.

Cor

  • Creme;
  • dourado claro ou escuro.

Pelagem

De pelo muito denso, o Golden precisa de escovação frequente e tosa higiênica no mínimo mensal. Em períodos de calor, é bom aumentar a escovação e os banhos. Eles gostam muito de água, porém, necessitam cuidado quanto à secagem.

Principais doenças do Golden Retriever

Expectativa de vida

10 a 12 anos.

Comportamento

Devotado e protetor, o Golden Retriever tem um lado meio desastrado. Mas não se engane: trata-se de um cão de extrema inteligência, que consegue manter a calma em situações turbulentas. Não à toa, é utilizado como cão guia para cegos e em terapias.

Late pouco e, se não for educado, pode ser ciumento quando outros cães se aproximam dos seus donos. Aprendem rápido e para o resto da vida, e são exemplo de obediência. Muito fáceis de treinar, são extremamente sensíveis, reagindo mal a tratamentos grosseiros.

Alimentação

Até um ano de vida, apresenta tendência a obesidade. Portanto, sua dieta deve ser respeitada rigorosamente.

Passeios

O Golden Retriever precisa de interação e passeios diários. É uma raça atlética, que gosta de brincadeiras em amplos espaços como campos, por exemplo, além de competições e treinos de resistência. Corridas e busca de objetos estão entre as atividades preferidas.

Ele adora água, portanto, a natação é bem indicada, já que auxilia na saúde cardíaca e mantém o peso.

Meu dono ideal

  • Precisa fazer passeios comigo;
  • me incentivar a praticar esportes;
  • não deve me deixar sozinho;
  • entende que preciso de interação;
  • sabe que gosto de espaço e água;
  • sabe que amo crianças.
 

Gostou do texto? Visite Saúde do Animal e saiba como manter a saúde do seu melhor amigo. Nossos veterinários e especialistas têm muito para contribuir. Acesse, também, nosso Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de tudo sobre o universo pet.

Medicina Veterinária

Médica veterinária, especialista em clínica de pequenos animais, oncologia e nutrição veterinária.

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *