O Boxer é um cachorro de coloração castanho-avermelhado, amarelado, caramelo ou preto, com as patas, peito e focinho brancos. Apesar da cara de atrapalhado e porte grande, ele é extremamente inteligente. A casa ideal para ele deve ser espaçosa e contar com terreno externo. Mas, amigão que é, o Boxer também gosta de passar um tempo dentro de casa com seus donos!
Origem/história
O Boxer surgiu da cruza entre o bullenbeisser, cão alemão cujo nome significa touro (bullen) mordedor (beisser), e o mastiff inglês. A raça teve atuação como cão de guarda, cão boiadeiro, cão de guerra, cão-guia e lutador em competições caninas. Foi com o desempenho em um torneio do tipo que o Boxer alcançou popularidade nos EUA, na década de 50.
Porte
- Altura: 53 a 63 cm.
- Peso: 20 a 35 kg.
Expectativa de vida
10 a 13 anos.
Cor
- Castanho avermelhado ou amarelado;
- caramelo;
- preto.
As patas, peito e focinho são brancos.
Existe, ainda, o Boxer branco. Embora considerado em alguns países como albino, esse tipo não sofre de albinismo, já que possui pequenas manchas pretas no rosto e nas patas. A cor é provocada por uma outra deficiência genética.
O Clube Boxer da Alemanha não aceita o Boxer branco como cor oficial e recomenda a não reprodução do tipo. Já a Confederação Brasileira de Cinofilia e a Sociedade Brasileira de Cinofilia emitem o pedigree para o Boxer banco.
Pelagem
Apesar do pelo curto, o Boxer precisa ser escovado com freqüência. Isso porque alguns pelos se soltam e ficam pendurados, espetando o corpo do cão. O pelo curto torna o Boxer intolerante a frio.
Higiene
- Banhos: já que o pelo do Boxer é curto, ele pode ser banhado quinzenalmente, dependendo do seu habitat. A raça tem predisposição a desenvolver alergias de pele, então é bom ficar atento a focinho, orelha, olhos e patas.
- Unhas: as unhas do Boxer são fortes. O ideal é que seus passeios e o ambiente em que ele vive ajudem a desgastá-las. Se não for o caso, suas unhas devem ser cortadas mensalmente.
- Dentes: outra tendência do Boxer é desenvolver problemas na gengiva. Por isso os dentes precisam ser escovados semanalmente.
Saúde
O Boxer tem predisposição a desenvolver:
- câncer;
- hipotireoidismo;
- displasia da anca;
- cardiomiopatia: principalmente a do tipo arritmogênica do ventrículo direito;
- epilepsia;
- torção gástrica;
- entrópio: má formação da pálpebra ;
- alergia;
- problemas intestinais.
Comportamento
Apesar da cara de atrapalhado, o Boxer é extremamente inteligente. E apesar do tamanho, super brincalhão! Sempre equilibrado, não tem manifestações extremas. Nem de apatia, nem de euforia. Suas principais características comportamentais são:
- corajoso;
- protetor;
- dócil;
- aprende com rapidez os comandos, mas pode ser teimoso;
- gosta de impressionar a família;
- adora brincadeiras, mas pode machucar sem querer, devido ao porte;
- normalmente se dá bem com outros animais.
Alimentação
- Após o desmame, introduzir alimentos moles.
- Entre 3 e 6 meses: 100 gramas de ração 3x ao dia.
- A partir de 6 meses: 80 gramas 2x ao dia.
Após 1 ano de idade, é recomendado que o Boxer continue comendo porções de 80 gramas por duas vezes diariamente. Porém, a quantidade de refeições é variável. Consulte um veterinário, ele irá orientar o número ideal com base nas condições do seu animal. É recomendável, para o consumo do Boxer, ração seca que possua, entre seus ingredientes, verduras, carne e baixo nível de carboidratos.
A raça tem predisposição a obesidade e torção gástrica, por isso o controle do tamanho das porções é importante.
Passeios e exercícios
O Boxer precisa de passeios frequentes. Mas não basta a caminhada! Exercícios e brincadeiras que gastem energia são importantes para que ele evite obesidade e ansiedade.
Espaço e habitat
O Boxer pode ficar estressado em ambientes muito quentes, podendo desenvolver problemas respiratórios e cardíacos. Então, a casa ideal para ele deve ser espaçosa e contar com terreno externo. Mas, amigão que é, o Boxer também gosta de passar um tempo dentro de casa com seus donos!
Meu dono ideal sabe que:
- sou grande mas não sou violento. Não me trate com agressividade!;
- sou um pouco teimoso, mas é só me dar carinho que eu aprendo tudo rapidinho!;
- preciso de espaço mas detesto solidão. Gosta de dar e receber carinho;
- preciso de passeios e exercícios regularmente!
Gostou do texto? Visite Saúde do Animal e saiba como manter a saúde do seu melhor amigo. Nossos veterinários e especialistas têm muito para contribuir. Acesse, também, nosso Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de tudo sobre o universo pet.
Médica veterinária, especialista em clínica de pequenos animais, oncologia e nutrição veterinária.