Criança comendo uma torrada como parte da terapia nutricional e educação em diabetes

Dra. Débora Bohnen

A terapia nutricional em pacientes diabéticos é uma das tarefas mais desafiadoras do tratamento e das estratégias de mudança do estilo de vida. O controle glicêmico é apontado como a pedra angular do manejo do diabetes, pois reduz o risco de complicações crônicas da doença.

O controle da ingestão de carboidratos é o ponto mais importante no manejo glicêmico, pois influencia diretamente os níveis de glicose pós prandial (2 horas após a refeição). As escolhas alimentares promovem efeito direto sobre o equilíbrio energético, o peso corporal e as gorduras do sangue.

Evidências científicas demonstram que a intervenção nutricional tem impacto significativo na redução da hemoglobina glicada, um importante marcador de controle glicêmico.

Pontos fundamentais da terapia nutricional

A orientação nutricional tem como alicerce uma alimentação variada e equilibrada cujo foco é atender às necessidades nutricionais em todas as fases da vida. A alimentação na infância é fator determinante na saúde da criança.

As fases iniciais do desenvolvimento humano são influenciadas por fatores nutricionais e metabólicos, levando a efeitos de longo prazo na programação metabólica da saúde na vida adulta.

Para crianças e adolescentes com diabetes, o cuidado nutricional difere daquele do adulto. O motivo? As mudanças na sensibilidade à insulina relacionadas com o crescimento e a maturação sexual.

As necessidades de nutrientes para crianças e adolescentes com Diabetes tipo 1 ou tipo 2 são similares às de outras crianças da mesma idade. Planos alimentares individualizados e regimes intensivos de insulina podem fornecer flexibilidade a crianças e adolescentes com diabetes na acomodação do tempo e dos horários de refeições irregulares, em situações de variação de apetite e níveis de atividade física.

Ressalta-se que o objetivo prioritário da conduta nutricional para crianças e adolescentes é manter adequados o crescimento e o desenvolvimento como base para o controle glicêmico, ou seja, a terapia nutricional não está pautada em restrições sem evidência científica. Cada vez mais vem sendo utilizado o esquema de insulina basal-bolus nesse tratamento e recomenda-se o uso do método de contagem de carboidratos como estratégia nutricional para individualizar e flexibilizar a ingestão alimentar e obter bom controle glicêmico.

Crianças e jovens com diabetes, assim como todas as crianças, passam boa parte do dia na escola, portanto a comunicação próxima e a cooperação da equipe escolar são essenciais para o gerenciamento ideal do diabetes, a segurança e as oportunidades acadêmicas máximas.

A merenda escolar deve ter seu horário adaptado ao esquema de insulina utilizado pela criança e não ultrapassar o intervalo de mais de 3 horas da última refeição.

No que diz respeito ao tipo de alimento, o ideal é pactuar escolhas saudáveis disponíveis na escola ou levá-las de casa. O planejamento dos lanches deve considerar o total de gramas de carboidratos proposto para o horário do lanche, de acordo com o plano alimentar especificado previamente pelo nutricionista.

Educação em Diabetes

A educação voltada para a autogestão do diabetes é o processo de facilitação de conhecimentos, habilidades e capacidades necessárias para o autocuidado da doença. Conscientizar da importância de um planejamento alimentar balanceado deve ser prioridade em todos os programas voltados a indivíduos com diabetes.

Pessoas com diabetes e seus familiares devem ser inseridos em programas de terapia nutricional desde o diagnóstico, com abordagem sobre a importância do autocuidado e da independência quanto a decisões e atitudes ligadas à alimentação e ao controle metabólico.

Por meio desse conhecimento, o paciente poderá compreender a importância e a influência dos alimentos no controle glicêmico, bem como estar ciente da prevenção de complicações.

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