Vitaminas

A tabela abaixo descreve as vitaminas, suas funções no organismo e suas fontes na alimentação.

Vitamina Nome científico Funções Fontes alimentares
Vitamina A Retinoides: formas ativas da vitamina A, de fontes animais.
Carotenoides: precursor de vitamina A presente em frutas e vegetais.
Visão noturna e de cores; diferenciação celular; saúde dos ossos; saúde da pele; função imunológica; função reprodutiva; antioxidante Retinoides: carne de boi, fígado, ovos, leite e derivados, peixe, camarão.
Carotenoides: cenoura, abobrinha, abóbora, batata-doce, brócolis, pimentão vermelho, tomate, manga, espinafre e outras folhas.
Vitamina B1 Tiamina Metabolismo de carboidratos e proteínas; regula sistema cardiovascular, endócrino e digestivo; saúde da pele, cabelo, músculos e cérebro. Costeleta de porco, soja, feijão, castanhas, sementes, algas, fígado, aveia, cevada, melancia.
Vitamina B2 Riboflavina Metabolismo de carboidratos e gorduras; antioxidante; saúde da pele, cabelo, células sanguíneas e cérebro. Carne de boi, fígado e outros órgãos, queijo, iogurte, ovos, folhas, feijão, algas, frutos-do-mar, amêndoas e tahini.
Vitamina B3 Niacina, Ácido nicotínico Metabolismo de carboidratos e gorduras; diferenciação celular; replicação e reparação do DNA; saúde do sistema cardiovascular e neurológico; saúde da pele. Carne de boi, frango, carneiro, salmão, sardinha, semente de girassol, cogumelos e amendoim.
Vitamina B5 Ácido pantotênico Metabolismo de carboidratos e gorduras; síntese de lipídios, neurotransmissores, hormônios e hemoglobina. Frango, cereais, brócolis, cogumelos, abacate e tomate.
Vitamina B6 Piridoxina Metabolismo de carboidratos e proteínas; síntese das células sanguíneas; síntese de serotonina; saúde do fígado; função cognitiva; sistema imunológico. Peito de peru e frango, carne de boi, pistache, atum, feijão, abacate, banana, melancia, soja, sementes de girassol e gergelim.
Vitamina B7 Biotina Metabolismo de carboidratos e gorduras; saúde dos ossos e cabelo. Gema do ovo, cereais, fígado e outros órgãos, soja e peixe.
Vitamina B9 Folato
Ácido fólico (forma sintética)
Síntese de DNA e divisão celular, metabolismo das proteínas e da vitamina B12; previne problemas neurológicos no feto, protege contra câncer de cólon. Cereais, aspargos, quiabo, espinafre, brócolis, feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, beterraba, abacate, laranja e tomate.
Vitamina B12 Cianocobalamina Protege a mielina, substância que recobre as fibras nervosas; importante para humor, memória, coração, pele, cabelo, digestão e níveis de energia; balanço hormonal. Carne de boi, fígado, frango, carneiro, sardinha, salmão, soja, queijo e ovos.
Vitamina C Ácido ascórbico Absorção do ferro; síntese de colágeno; antioxidante; função imunológica; regenera vitamina E; síntese de neurotransmissores, DNA e hormônios; protege sistema cardiovascular. Goiaba, pimentão, kiwi, laranja, morango, mamão, brócolis, couve, salsa, abacaxi, couve de Bruxelas, Toranja, pimentão, morango, ervilha, couve-flor e manga.
Vitamina D Calciferol Regula níveis sanguíneos de cálcio; saúde dos ossos e dentes; regula o equilíbrio hormonal e o sistema imunológico. SOL! Sardinha, salmão, atum, cavalinha, leite cru, caviar, ovos, cogumelos.
Vitamina E Alfa-tocoferol Antioxidante; saúde cardiovascular e hormonal; saúde da pele e cabelos. Semente de girassol, amêndoa, avelã, germe de trigo, manga, abacate, abobrinha, brócolis, espinafre, kiwi e tomate.
Vitamina K Filoquinona (k1): produtos vegetais.
Menaquinona (k2): produtos animais e alimentos fermentados.
Coagulação; formação de ossos. Carne, fígado, leite e derivados, ovos, couve e outras folhas, cebola, couve de Bruxelas, repolho, brócolis, kefir, ameixa, pepino, manjericão.

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