Criança com sarampo, uma doença que toma força no Brasil

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida pelo contato direto ou pela inalação de gotículas de saliva expelidas no ar por uma pessoa contaminada. O vírus é altamente contagioso e tende a se espalhar rapidamente, causando epidemias.

A doença é caracterizada por febre alta, rash cutâneo (manchas avermelhadas na pele), tosse, nariz escorrendo, olhos vermelhos e lacrimejando, diarréia e as manchas de Koplik (manchas brancas, com base avermelhada, na região interna das bochechas).

Aproximadamente 30% dos pacientes com sarampo apresentam complicações como pneumonia, convulsões e até a morte. A doença também pode deixar sequelas neurológicas, cegueira, surdez e atraso no crescimento.

O sarampo foi considerado como eliminado do Brasil até janeiro de 2018, quando casos começaram a surgir no Amazonas e em Roraima, vindos da Venezuela. Desde então, foram mais de 10 mil pacientes registrados em 11 estados brasileiros.

Foi lançado, em 2019, o Movimento Vacina Brasil, para tentar estimular a vacinação contra o sarampo e outras doenças.

Dia 10 de junho, em São Paulo, tem início a campanha, com o objetivo de imunizar 2,9 milhões de pessoas até o dia 12 de julho. Neste ano foram registrados 51 casos de sarampo no estado, contra apenas três no ano passado. O Ministério da Saúde decidiu concentrar os esforços na capital paulista, que é um dos pontos de chegada de turistas de todo o mundo.

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.