Vamos pensar no ano novo?

Mulher sentada no sofá escrevendo, em um caderno, sua lista de resoluções de ano novo.

Ah, 2020… que ano difícil, não é mesmo? Chega a ser assustador o quanto um cenário pandêmico é capaz de mudar a dinâmica de toda uma sociedade. Houve ansiedades, incertezas, isolamentos, perdas e muitas informações falsas/alarmistas.

Porém, mesmo havendo um consenso de que esse período foi bem complicado para todos nós, um novo ciclo está se aproximando. 2021, meus caros, virá cheio de expectativas e, se tudo der certo, muito respiro e renovações para o mundo inteiro.

É por isso que, em hipótese alguma, podemos deixar a peteca cair! Afinal, a cada dia que passa, novo dever é buscar por melhores versões de nós mesmos, aprendendo com nossos erros e lapidando as beiradas!

Pensando nisso, separamos o artigo de hoje para conversarmos um pouco sobre as famigeradas resoluções de fim de ano, especialmente em um cenário tão cercado de dúvidas e angústias.

Afinal: o que podemos fazer/planejar para entrarmos em 2021 com o pé direito? Bem… aí vão algumas dicas:

1. Mantenha os pés no chão!

Quando pensamos em resoluções, é lindo imaginarmos um cenário em que todos praticamos exercícios diariamente, nos alimentamos com perfeição e conseguimos cumprir todos os prazos e atividades cotidianas.

Porém, a gente também sabe que, na vida real, as coisas não são bem assim. Não se emagrece do dia para noite, não se interrompe um costume de comer doces na virada do ano e não se começa uma rotina intensa de exercícios no primeiro dia de corrida.

Sendo assim, o primeiro passo para entrar em 2021 com o pé direito é entender que tudo é possível, desde que pensado a longo prazo e de forma realista.

O segredo, então, é estabelecer pequenas metas que, juntas, formam o resultado de uma baita conquista e, claro, ser BOM e PACIENTE consigo mesmo. Afinal, ninguém é perfeito. Lembre-se apenas de comemorar cada feito, mesmo que pequeno, e ajustar os objetivos que falharem para que eles se encaixem na sua realidade.

No mais, dê um passo de cada vez e, acredite: o restante já estará encaminhado.

2. Selecione bem as informações que você quer ver

Ter acesso gratuito e ilimitado à informação é uma das melhores coisas que a internet fez por nós. Porém, é preciso tomar bastante cuidado com dois aspectos: a utilidade daquele fato para a sua vida, e a veracidade do mesmo.

Ocorre que muitas pessoas, quando se assustam, estão consumindo notícias o dia inteiro, seja pelo celular, televisão, computador, redes sociais etc. E, como sabemos, a maioria delas tende a ser mais preocupante ou angustiante.

Tudo isso, a longo prazo, pode gerar uma carga imensa de estresse e, consequentemente, levar à ansiedade e depressão. Além disso, quando a informação é falsa, toda essa situação piora ainda mais, principalmente por ser muito difícil detectar a mentira (a não ser quando ela é muito absurda, claro).

Sendo assim, tente fazer de 2021 um ano mais leve. Selecione um momento do dia para se inteirar sobre as novidades e acontecimentos e, para isso, utilize fontes oficiais e confiáveis. De resto, desgrude um pouco o rosto das telinhas e vá viver o dia intensamente e tranquilamente.

3. Fortaleça os seus laços!

O ser humano tem uma necessidade imensa de viver em comunidade. Contudo, por mais que estejamos passando por períodos de isolamento social pontuais, isso não quer dizer que os laços devem ser cortados.

Continue com as vídeo-conferências, marque um happy hour virtual com os colegas da empresa e, com todos os devidos cuidados e protocolos, marque um encontro com as pessoas mais próximas e queridas. Se preciso, que seja em um parque arejado, com bastante álcool em gel e um distanciamento relativo!

O importante é entender que você não está sozinho!

4. Seja bom consigo mesmo!

Por fim, é preciso entender que todos nós somos passíveis de erros e falhas. É por isso que, enquanto seres racionais, temos a habilidade de reconhecer nossos defeitos e, mais importante que isso, aprender com eles.

Sendo assim, aproveite 2021 para exercitar a “autocompaixão”. Tenha paciência com suas limitações, reconheça suas qualidades e seja gentil consigo mesmo!

Além disso, não se deixe afogar pelas obrigações/ocupações profissionais. Tire um momento do dia para fazer as coisas que você gosta, como ler, assistir televisão, caminhar ao ar livre e por aí vai.

Lembre-se: 2021 deve ser O SEU ano. Cuide da sua saúde mental, fortaleça seus laços, estabeleça metas realistas, dê uma peneirada nas coisas que você assiste/lê e pronto: já estamos a meio caminho andado de um excelente novo ciclo.

Um abraço, cuide-se e até ano que vem!

E aí, gostou do texto? Para ler mais conteúdos como este, fique de olho em nosso Blog e siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram)! Estamos te esperando.

Vinkmag ad

Psicologia

Médica oftalmologista e idealizadora do Convite à Saúde. Atualmente atende na Clínica Advision, nas especialidades de plástica ocular e cirurgia de catarata. Paralelamente, escreve e coordena o departamento de redação do portal, além de prestar consultoria na área de auditoria médica.

Post Relacionados

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *