Menina sorridente segurando balões com o formato do número 2021. Ela está comemorando o ano novo.

Dra. Adriana Bonfioli

Para muitos de nós, a chegada de um novo ano significa um recomeço. Algumas pessoas pensam que ele deve ser focado em metas de saúde, como perder peso, alimentar-se melhor e fazer mais exercícios, e outras se concentram na conquista de um novo amor ou do trabalho dos sonhos!

Porém, na maioria das vezes, essas resoluções tendem a ser extremamente restritivas e insustentáveis. Aí, lá para a segunda semana do ano, elas são completamente abandonadas e o ciclo? Está lá, presente, empacando a vida de qualquer um.

Para quebrar esse “vício”, então, é importante tomar decisões que podem não apenas melhorar a saúde, mas também serem seguidas por toda a vida. Em outras palavras: as metas elegidas devem ser REALISTAS, BENÉFICAS e DAREM PRAZER ao serem atingidas!

Além disso, é preciso ter força de vontade e, claro, alguns macetes para conseguir concluir todos os seus objetivos com maestria!

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 resoluções de ano novo que REALMENTE podem funcionar para você, justamente porque farão com que suas metas sejam alcançadas com mais eficácia. Vamos lá?

1. Pare de procrastinar

A maior barreira que impede as pessoas de alcançarem seus objetivos é a procrastinação, ou seja, deixar as coisas importantes para “DEPOIS” ao invés de entrar de cabeça nelas.

Isso, dependendo da situação, não seria um grande problema, se esse ato não fosse tão viciante. Uma vez que a procrastinação se torna um hábito, diversos fatores da sua vida podem ser comprometidos como, por exemplo:

  • trabalho;
  • relações pessoais;
  • relações familiares;
  • saúde;
  • lazer.

Sendo assim, procure um meio termo. Existem diversas ferramentas (tecnológicas ou não) que podem te ajudar a sair dessa mania de “empurrar as coisas com a barriga”. Procure por agendas, aplicativos, murais etc.

O importante é estabelecer horários para, REALMENTE, cumprir suas obrigações e, claro, momentos para DESCANSAR direito.

Dessa forma, pode apostar que todas as suas resoluções vão, “misteriosamente”, começar a serem alcançadas!

2. Melhore suas habilidades de concentração

As pessoas, desde o início dos tempos, procuram maneiras de melhorarem o seu foco. Sendo assim, desde as civilizações mais antigas, existem práticas e exercícios que facilitam esse processo.

A principal maneira (e mais popular) de limpar a mente e se concentrar bem em suas atividades é a meditação. Para saber como fazê-la, recorra a aplicativos dedicados ao tema e, claro, a profissionais capacitados que lhe ajudarão durante toda a sua jornada.

3. Cuide da sua saúde emocional

Mente sã, corpo são. O primeiro passo para atingir TODAS as suas resoluções de ano novo é, obviamente, ter ânimo e disposição para cumpri-las. Afinal, ninguém consegue se manter firme em uma dieta, por exemplo, se não tiver força de vontade para tal.

Sendo assim, aí vão algumas formas de cuidar bem da sua saúde mental:

  • fazer exercícios ao ar livre;
  • tirar um tempo do dia para fazer as coisas que gosta;
  • encontrar-se/conversar com as pessoas queridas;
  • se preciso, recorrer à ajuda profissional (terapeutas, psiquiatras, guias espirituais etc).

4. Permita-se ter um sono de qualidade

Atualmente, é mais raro encontrar pessoas com televisões em seus quartos, do que aquelas que não as têm. E, mesmo assim, se não existe esse aparato no cômodo, outras telas misteriosamente começam a dar as caras. Sim, estamos falando de celulares, tablets etc.

Saiba que, quanto maior for o seu estímulo visual às telas como essas (que emitem luz azul), ou até mesmo às luzes da casa, maior será sua dificuldade para dormir. Isso, no entanto, não seria um problema se o ser humano não tivesse que ter, pelo menos, 8 horas de sono por dia.

A grande questão é que, em um mundo tão conectado e ocupado como o nosso, conseguir essas horas de descanso já é difícil. Imagina, então, com a presença de telas, mensagens, alertas de aplicativos e todo o resto buzinando em sua cabeça 5 minutos antes de as luzes serem apagadas?

Impossível, né? Sendo assim, procure desligar todas as telinhas da casa duas horas antes de dormir e, se possível, estabeleça uma rotina de sono para que seu corpo entenda que já é hora de repousar.

Isso pode ser feito por meio de uma refeição leve, diminuição das luzes acesas da casa, um bom banho quente, a leitura de um livro, alguns minutos de meditação/exercícios respiratórios e por aí vai.

Do contrário, caros(as) leitores(ras), será impossível conquistar qualquer resolução sem um corpo BEM descansado.

E pronto!

Em resumo: antes de pensar em suas metas, crie formas de conseguir alcançá-las. O primeiro passo, pode apostar, começa com você mesmo e sua saúde.

Procure dormir mais, estabelecer rotinas saudáveis, cuidar da sua mente e corpo e, pode apostar: o resto virá automaticamente!

No mais, um ótimo fim de ano para você, e nos vemos em 2021!

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.