Os Probióticos são microorganismos vivos que consideramos suplementos alimentares. Eles contêm bactérias vivas que produzem efeitos benéficos aos seus hospedeiros e, dessa forma, favorecem o equilíbrio da microbiota do intestino.
Na medicina veterinária, eles são usados na:
- Prevenção e tratamento de doenças;
- Regulação da microbiota intestinal;
- Inibição da carcinogênese e promoção de crescimento, como imunomoduladores;
- Tratamento de distúrbios do metabolismo gastrointestinal;
Os Probióticos produzem ácidos graxos (acético, butírico e propiônico) e lactatos. Estes ácidos graxos promovem:
- Queda do Ph local, inibindo o desenvolvimento de bactérias nocivas ao organismo como: E.coli, Clostridium sp, Salmonelas (que são sensíveis a ambientes ácidos);
- Prevenção de doenças intestinais (colite, inflamação intestinal etc), melhorando a digestão;
- Trânsito intestinal regulado (constipação e diarreia);
- Aumento da absorção de nutrientes (cálcio, ferro, vitaminas..);
- Melhor digestão da lactose;
- Prevenção de alergias;
As formas de Probióticos mais encontradas no mercado são as lácteas (iogurte, coalhada e kefir. Também existem formas farmacêuticas como comprimidos, cápsulas, sachês. As mais utilizadas contém espécies de Lactobacillus, Bifidobacterias, e Saccharomyces cerevisiae.
Probióticos Naturais:
- Iogurte Natural;
- Kefir (um produto fermentado com leveduras e bactérias. É semelhante ao iogurte, porém, possui maior número de probióticos);
- Leites fermentados;
- Kombucha;
- Produtos orientais a base de soja (legumes e leveduras).
Probióticos em suplementos
(comprimidos, cápsulas, sachês, líquidos)
Os mais usados contém:
- Bifidobacterias animalis: melhoram o sistema imunológico e ajudam na digestão de alimentos contaminados;
- Bifidobacteria bifidum: localizados no intestino delgado e grosso, ajudam na digestão de laticínios;
- Bifidobacteria breve: estão localizadas no intestino e na mucosa vaginal e combatem infecções causadas por fungos e bactérias;
- Bifidobacteria longum: é a mais comum no intestino. Ajuda a eliminar toxinas do organismo;
- Lactobacillus reuteri: localizam-se na boca, estômago e intestino delgado, e são importantes contra a infecção do H. pylori.
- Lactobacillus acidophilus: é um dos mais importantes. Colabora na absorção de vários nutrientes, facilita a digestão, e combate infecções. Também está presente na mucosa vaginal;
- Lactobacillus rhamnosus: localizado no intestino, ajuda a combater a diarreia;
- Lactobacillus fermentum: contribui para neutralizar as toxinas durante a digestão, melhorando o ambiente para o crescimento da flora intestinal.
Prebióticos
Prebióticos são fibras não digeríveis que funcionam como alimentos para as bactérias intestinais benéficas. As mais estudadas são os oligossacarídeos:
- Frutooligossacarídeos(FOS): são encontrados em alimentos vegetais como alho, cebola, tomate, banana, cevada, aveia, trigo e mel. A inulina está presente no alho, aspargo, alcachofra, raiz de chicória;
- MOS (Mananoligossacarídeos) e GOS (Glucoligossacarídeos): são obtidos a partir da parede celular de leveduras. As pectinas estão presentes na entrecasca dos alimentos cítricos, do maracujá, e na maçã. Ligninas nas cascas de frutas oleaginosas (gergelim amêndoas) e leguminosas como a soja e feijão azuki.
Os Prebióticos possuem várias funções. Dentre elas estão:
- Estímulo à motilidade intestinal;
- Manutenção da flora intestinal;
- Prevenção da diarreia;
- Inibição da atividade de bactérias nocivas
Simbióticos
Os simbióticos são alimentos que contêm Probióticos e Prebióticos, onde ocorre uma sinergia para beneficiar a saúde do animal.
Como foi descrito acima, podemos melhorar a flora bacteriana com o aumento do consumo de pelo menos um alimento probiótico natural por dia. Além disso, por meio de suplementos, e quanto maior a diversidade, mais rápido será o desenvolvimento da flora intestinal saudável.
Porém a quantidade e o tipo de probiótico deve ser recomendado por um Médico Veterinário para evitar o desconforto intestinal.
Gostou do artigo? Para saber como cuidar ainda mais do seu bichinho, fique de olho em nossa editoria Saúde Animal, e siga nosso perfil no Instagram!