Os perigos do leite não pasteurizado

Close de uma mão pegando um leite não pasteurizado da prateleira de um supermercado

Muitas pessoas pensam que beber o leite não pasteurizado faz bem à saúde. Isso não poderia estar mais longe da verdade! Ele pode, na verdade, conter bactérias, vírus e parasitas perigosos.

Durante a pasteurização, o leite é aquecido até altas temperaturas exatamente para eliminar esses microrganismos. E não se preocupe! A maioria dos nutrientes permanece no leite após esse processo.

Bebês, crianças pequenas, pessoas idosas, mulheres grávidas e pacientes com o sistema imune enfraquecido estão mais sujeitas às infecções decorrentes da ingestão de leite cru, mas mesmo adultos saudáveis estão em risco. Sorvete, queijo e iogurte feitos com leite não pasteurizado também oferecem riscos para a saúde.

Germes no leite não pasteurizado

A maioria dos casos de infecção após beber leite não pasteurizado é causada por:

  • Salmonella: infecção gastrointestinal que provoca febre, enjôo, vômitos, dor abdominal e diarréia. Podem ocorrer complicações graves se a bactéria se espalhar através da corrente sanguínea para outros órgãos.
  • E. coli: a diarréia causada por essa bactéria pode ser muito intensa e com sangue. Ocorre também dor abdominal, enjôo e vômitos. Algumas pessoas, especialmente crianças e idosos, podem desenvolver falência renal e morte.
  • Campylobacter: causa diarréia com sangue, vômitos, dor abdominal e febre. Em pessoas com sistema imune comprometido, pode se espalhar através da corrente sanguínea e causar sérias complicações.
  • Listeria: causa febre, enjôo, diarréia e dores musculares. Pode se espalhar para o sistema nervoso central levando a meningite e encefalite. Em mulheres grávidas, pode levar ao aborto ou morte do bebê.

Previna-se!

Nunca tome leite não pasteurizado e leia os rótulos de produtos derivados para descobrir se são seguros. Guarde o leite na geladeira e descarte-o se estiver vencido ou aberto por vários dias.

Além disso, lave bem as mãos antes de manipular alimentos e mantenha os utensílios de cozinha sempre limpos. Lave as frutas e vegetais e cozinhe bem a carne e ovos, pois podem também conter microrganismos maléficos.

A saúde da sua família merece esse cuidado!

 

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.

Pediatria

Pediatra, especializada em Nutrologia. Membro do corpo clínico da Mon Petit, clínica pediátrica, em Belo Horizonte.

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *