Palladia: esperança no tratamento do câncer em cães

veterinário realizando tratamento com o palladia

Chega ao Brasil o medicamento Palladia® (fosfato de toceranib), um tratamento específico para alguns tipos de câncer em cães.

Os tratamentos quimioterápicos convencionais atuam nas células cancerosas, mas afetam também células sadias, causando diversos efeitos colaterais.

As terapias alvo atuam em proteínas específicas das células tumorais, bloqueando seu funcionamento e comprometendo sua capacidade de multiplicação. Essa seletividade pelas células doentes aumenta a eficácia do tratamento e reduz a ocorrência de efeitos adversos.

Na veterinária, são poucas as drogas já testadas e em uso. O Palladia® é um inibidor de tirosina quinase, utilizado no tratamento de mastocitomas e GIST (tumor estromal gastrointestinal).

O medicamento se mostrou altamente eficaz para estabilizar a doença, inclusive nos animais em fase terminal.

Infelizmente, nem todos os animais se beneficiam do tratamento. São necessários exames moleculares para detecção das proteínas alvo e identificação dos pacientes aptos a receber a medicação.

 

Gostou do texto? Visite Saúde do Animal e saiba como manter a saúde do seu melhor amigo. Nossos veterinários e especialistas têm muito para contribuir. Acesse, também, nosso Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de tudo sobre o universo pet.

Medicina Veterinária

Médica oftalmologista e idealizadora do Convite à Saúde. Atualmente atende na Clínica Advision, nas especialidades de plástica ocular e cirurgia de catarata. Paralelamente, escreve e coordena o departamento de redação do portal, além de prestar consultoria na área de auditoria médica.

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *