Conta gotas sendo retirado de um vidro de óleo de neem

Adriana Bonfioli

O óleo de Neem é um pesticida natural derivado das sementes da árvore de mesmo nome. Tem um odor pungente e gosto amargo. O ingrediente ativo é a Azadiractina, que age como repelente de insetos.

Além das sementes, as folhas da árvore de Neem podem ser utilizadas medicinalmente. Elas são ricas em quercetina, que tem efeitos anti inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos.

Outros outros compostos presentes no Neem ajudam a baixar a febre, reduzir a dor e têm propriedades cicatrizantes.

Para que serve o Neem?

O poder medicinal do Neem e sua segurança quando usado na pele fazem com que ele seja utilizado para tratar diversas condições como:

Problemas de pele

O óleo de Neem alivia a pele ressecada e melhora irritação e coceira. Pode ser usado como complemento no tratamento de infecções de pele, na forma de xampu, diluído com óleo de amêndoas ou na forma de infusão para aplicar na pele.

Atenção: o óleo de Neem NÃO DEVE SER APLICADO EM FERIDAS ABERTAS.

Xampu de Neem

¼ de xícara de xampu natural;
10 gotas de óleo de Neem.

Modo de usar: aplique em todo o corpo e deixe agir por 5 minutos antes de enxaguar.

Óleo de Neem diluído

1 parte de óleo de Neem;
10 partes de óleo de amêndoas.

Modo de usar: aplique a mistura nas lesões de pele.

Infusão das folhas de Neem

3 colheres de sopa de folhas secas de Neem;
2 xícaras de água.

Modo de fazer: deixe as folhas de molho por uma noite e coe o chá.

Modo de usar: o chá pode ser usado em todo o corpo após o xampu ou apenas nas áreas afetadas.

Repelente de insetos

O Neem é um repelente natural e seu uso no xampu ou em spray é eficiente para repelir pulgas, mosquitos e alguns carrapatos.

Spray repelente de Neem

100 ml de água;
10 gotas de óleo de Neem;
10 gotas de óleo de citronela;
5 gotas de óleo de lavanda;
5 gotas de óleo de eucalipto.

Modo de usar: utilize o spray em todo o corpo do animal diariamente.

Como a água e os óleos não se misturam, lembre-se de sacudir muito bem a garrafa antes de cada uso.

Cuidados na utilização do Neem

  • O óleo de Neem é praticamente atóxico quando usado topicamente nos cães, mas sempre deve ser diluído da forma correta antes de aplicado no animal.
  • Mesmo aplicado na pele, o Neem pode interferir com algumas medicações como: insulina, hipoglicemiantes orais e hormônios tireoidianos. Não use-o se seu cão apresenta diabetes ou problemas de tireóide.

    Atenção: o óleo de Neem NÃO É SEGURO para utilização via oral. Quando ingerido, é irritante para o estômago e pode provocar salivação e vômitos. Além disso, em doses mais altas, pode provocar lesão renal.

  • As folhas desidratadas de Neem são algumas vezes utilizadas em cápsulas, via oral, para prevenir e tratar parasitoses intestinais e melhorar o sistema imunológico. Elas também reduzem o mau hálito e previnem a doença periodontal. SEMPRE converse com seu veterinário antes de utilizar o Neem via oral.
  • Quando indicado pelo veterinário, procure cápsulas de Neem de um fornecedor confiável, pois existe o risco de encontrar nos produtos outras partes da planta, com substâncias variadas e de efeitos desconhecido, potencialmente tóxicas.
  • O óleo de Neem nunca deve ser utilizado em gatos, mesmo topicamente.
  • Converse com seu veterinário antes de utilizar o óleo de Neem ou mesmo o extrato das folhas, para garantir que o uso não interfira com as medicações em uso pelo animal.

Gostou do texto? Visite a editoria Saúde do Animal e saiba como manter a saúde do seu melhor amigo. Nossos veterinários e especialistas têm muito para contribuir. Acesse, também, nosso Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de tudo sobre o universo pet.