Óleo de Neem: para que serve? É seguro para os cães?

Mão com conta gotas retirando o conteúdo do frasco de óleo de neem.

O óleo de Neem é um pesticida natural derivado das sementes da árvore de mesmo nome. Tem um odor pungente e gosto amargo. O ingrediente ativo é a Azadiractina, que age como repelente de insetos.

Além das sementes, as folhas da árvore de Neem podem ser utilizadas medicinalmente. Elas são ricas em quercetina, que tem efeitos anti inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos.

Outros outros compostos presentes no Neem ajudam a baixar a febre, reduzir a dor e têm propriedades cicatrizantes.

Para que serve o Neem?

O poder medicinal do Neem e sua segurança quando usado na pele fazem com que ele seja utilizado para tratar diversas condições como:

Problemas de pele

O óleo de Neem alivia a pele ressecada e melhora irritação e coceira. Pode ser usado como complemento no tratamento de infecções de pele, na forma de xampu, diluído com óleo de amêndoas ou na forma de infusão para aplicar na pele.

Atenção: o óleo de Neem NÃO DEVE SER APLICADO EM FERIDAS ABERTAS.

Xampu de Neem

  • ¼ de xícara de xampu natural;
  • 10 gotas de óleo de Neem.

Modo de usar: aplique em todo o corpo e deixe agir por 5 minutos antes de enxaguar.

Óleo de Neem diluído
  • 1 parte de óleo de Neem;
  • 10 partes de óleo de amêndoas.

Modo de usar: aplique a mistura nas lesões de pele.

Infusão das folhas de Neem

  • 3 colheres de sopa de folhas secas de Neem;
  • 2 xícaras de água.

Modo de fazer: deixe as folhas de molho por uma noite e coe o chá.
Modo de usar: o chá pode ser usado em todo o corpo após o xampu ou apenas nas áreas afetadas.

Repelente de insetos

O Neem é um repelente natural e seu uso no xampu ou em spray é eficiente para repelir pulgas, mosquitos e alguns carrapatos.

Spray repelente de Neem

  • 100 ml de água;
  • 10 gotas de óleo de Neem;
  • 10 gotas de óleo de citronela;
  • 5 gotas de óleo de lavanda;
  • 5 gotas de óleo de eucalipto.

Modo de usar: utilize o spray em todo o corpo do animal diariamente.

Como a água e os óleos não se misturam, lembre-se de sacudir muito bem a garrafa antes de cada uso.

Cuidados na utilização do Neem

  • O óleo de Neem é praticamente atóxico quando usado topicamente nos cães, mas sempre deve ser diluído da forma correta antes de aplicado no animal.
  • Mesmo aplicado na pele, o Neem pode interferir com algumas medicações como: insulina, hipoglicemiantes orais e hormônios tireoidianos. Não use-o se seu cão apresenta diabetes ou problemas de tireóide.

    Atenção: o óleo de Neem NÃO É SEGURO para utilização via oral. Quando ingerido, é irritante para o estômago e pode provocar salivação e vômitos. Além disso, em doses mais altas, pode provocar lesão renal.

  • As folhas desidratadas de Neem são algumas vezes utilizadas em cápsulas, via oral, para prevenir e tratar parasitoses intestinais e melhorar o sistema imunológico. Elas também reduzem o mau hálito e previnem a doença periodontal. SEMPRE converse com seu veterinário antes de utilizar o Neem via oral.
  • Quando indicado pelo veterinário, procure cápsulas de Neem de um fornecedor confiável, pois existe o risco de encontrar nos produtos outras partes da planta, com substâncias variadas e de efeitos desconhecido, potencialmente tóxicas.
  • O óleo de Neem nunca deve ser utilizado em gatos, mesmo topicamente.
  • Converse com seu veterinário antes de utilizar o óleo de Neem ou mesmo o extrato das folhas, para garantir que o uso não interfira com as medicações em uso pelo animal.
 

Gostou do texto? Visite Saúde do Animal e saiba como manter a saúde do seu melhor amigo. Nossos veterinários e especialistas têm muito para contribuir. Acesse, também, nosso Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de tudo sobre o universo pet.

Medicina Veterinária

Médica oftalmologista e idealizadora do Convite à Saúde. Atualmente atende na Clínica Advision, nas especialidades de plástica ocular e cirurgia de catarata. Paralelamente, escreve e coordena o departamento de redação do portal, além de prestar consultoria na área de auditoria médica.

12 Comments

  • Posso usar o oleo de neem diluido em agua como inseticida no meu apartamento? Tenho dois gatos e tenho receio de fazer mal para eles

    • Olá Simone,

      Os gatos são muito sensíveis aos óleos essenciais, então sempre seja cuidadosa ao usar. Dilua 10 gotas de óleo em duas xícaras de água. Depois de borrifar em um cômodo, não deixe os gatinhos entrarem até que esteja seco.

  • Você teria indicação de marcas específicas. Costumo comprar em lojas de agropecuária p utilizar nas plantas como prevenção de pragas. Eles costuma vender o Dimy neem.

  • bom dia, comprei o óleo vegetal de neem e não o essencial. o vegetal também terias as mesmas contraindicações?? queria fazer um shampoo com o oleo vegetal de neem + camomila

    • Oi Lorena, tudo bem? O óleo de Neem é praticamente atóxico quando usado topicamente nos cães, mas sempre deve ser diluído da forma correta antes de aplicado no animal. A contraindicação é para utilização via oral. Dessa forma, você pode fazer o shampoo desde que seja para passar em um cachorro já que gatos não podem usar e seu pet não pode ingerir. Mas, sempre converse com seu veterinário antes de utilizar o óleo de Neem, para garantir que o uso não interfira com as medicações em uso pelo animal. Um abraço e até a próxima.

  • A veterinária mandou manipular nanoneem para meu gato 10% 0,5 spot on .Percebi que é super óleoso, resolvi tirar após alguns minutos de aplicacao.fiquei com receio que ele tenha se lambido. Conseguem confirmar se é tóxico para gatos? Por enquanto ele está normal, sem vômitos.

    • Olá Thais, os relatos científicos sobre a toxicidade do Neem em gatos são controversos. Veja https://veterinaryrecord.bmj.com/content/164/19/592 para mais informações. Na dúvida, nós não recomendamos usar esse produto em gatos. Mas é melhor você conversar com a veterinária já que foi ela que receitou. Um abraço e até a próxima.

  • Neem pode ser usado em cães que tem dermatite atópica para higienização das patinhas depois do passeio?

    • Olá Janaina, tudo bem? Aconselhamos que você procure um veterinário. Ele poderá analisar a situação do seu cão e te indicará o melhor produto para seu peludo. Um abraço e até a próxima.

  • Eu comprei spray de neem,na verdade ele é 48% neem,5%citronela e0,02% de Piretro,uso só na nuca dos meus gatos e coloco no chão tbm,n me deu alergia alguma e nem nos meus gatos aconteceu nada,uso uma vez na semana.
    O que quero saber é q tbm comprei um suplemento de neem,isso eu n usei mas peguei álcool ,coloquei folhas de citronela dentro e um pouco desse pó de neem e coloco no chão,quero saber se ajuda ou o poder foi anulado pelo álcool,pq eu usava cravo e citronela pra usar no chão só q dessa vez coloquei neem.
    Agradeço desde já a resposta

    • Olá. Carla. Tudo bem? Aconselhamos que você entre em contato com um veterinário para ele pode de indicar o uso correto do óleo de neem. Um abraço e até a próxima.

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *