Óculos esportivos: o que você precisa saber?

Mulher sorridente debruçada no guidão da bicicleta usando capacete, óculos esportivos, luvas e um relógio para medir os batimentos cardíacos

Como muitos de nós já sabem, participar de algum esporte ou atividade física quando se tem óculos nem sempre é confortável. Afinal, a armação pode ficar balançando e escorregar do rosto, as lentes costumam embaçar e, dependendo do atrito, o acessório pode até machucar nosso rosto.
Em contrapartida, nossos olhos precisam de proteção durante qualquer tipo de esporte. Ainda mais quando estes envolvem grandes velocidades e objetos pequenos voando para lá e para cá. Só que, como já não era de se espantar, os óculos de grau, assim como aqueles de segurança industrial, não dão conta desse recado.
É por isso que nosso assunto de hoje será sobre os óculos esportivos!

O que você precisa saber sobre eles?

Os óculos esportivos têm seu desenho adaptado com os seguintes objetivos:

  • conforto e segurança no uso durante as atividades físicas;
  • proteção dos olhos;
  • melhorar a visão para aumentar a performance em esportes específicos.

As lentes dos óculos esportivos são geralmente de policarbonato, material leve e resistente e que já vem com proteção UV. Possuem, também, tratamentos anti-risco e anti-embaçante.
Além disso, podem ser fotossensíveis, ou seja, garantem adaptação à quantidade de luz do ambiente, e/ou polarizadas, que diminuem o ofuscamento pois filtram os raios luminosos refletidos nas superfícies horizontais como, por exemplo, o asfalto e as quadras.
Por fim, o tratamento anti-reflexo, quando aplicado na face interna da lente, reduz o ofuscamento que ocorre quando o sol está nas costas do atleta, refletindo-se dentro dos óculos.

E quais são os tipos mais comuns de óculos esportivos?

Com relação às cores das lentes

As lentes dos óculos esportivos podem ser coloridas para melhorar o conforto e a qualidade de visão. São as mais comuns:

óculos esportivo lente amarela
lentes amareladas:
muito usadas por ciclistas, elas melhoram o contraste em ambientes com pouco iluminados e filtram a luz azul.
óculos esportivo lente marrom
lentes de cor âmbar, cobre e marrom:
bloqueiam a luz azul, melhoram o contraste e a acuidade visual. Excelentes para melhorar a visão em locais gramados e contra o céu azul.
óculos esportivo lente verde
lentes verdes:
melhoram levemente o contraste e preservam a visão das cores.
óculos esportivo lente cinza
lentes acinzentadas:
reduzem a passagem de luz preservando a visão das cores.

Com relação às armações

1. Óculos ‘wraparound’

Esse tipo de armação se adapta confortavelmente à cabeça e tem menos chance de cair durante os esportes. Além disso, oferece um campo de visão mais amplo.

óculos esportivo lente escuraóculos esportivo lente clara

Dica: óculos esportivos com lentes curvas funcionam melhor com graus mais baixos, não superiores a 2,00D.

2. Óculos de proteção esportivos

Indicados para vários esportes, especialmente aqueles que envolvem bolas, raquetes, bastões ou contato entre os praticantes.

óculos de proteção esportiva

IMPORTANTE:
A maioria dos acidentes oculares ocorridos durante a prática de esportes poderia ter sido evitada por meio do uso de óculos esportivos.
NÃO use óculos “comuns” para praticar esportes. As lentes e a armação podem se quebrar e ocasionar traumas graves.

Enfim…

Para saber qual é a melhor escolha para o seu caso (afinal, ela envolve vários pormenores como, por exemplo, o tipo de esporte, o local e hora em que ele é praticado e se você tem algum problema de visão), não deixe de se consultar com o oftalmologista.
No mais, nunca deixe de cuidar da saúde dos seus olhos!

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.

Oftalmologia

Médica oftalmologista e idealizadora do Convite à Saúde. Atualmente atende na Clínica Advision, nas especialidades de plástica ocular e cirurgia de catarata. Paralelamente, escreve e coordena o departamento de redação do portal, além de prestar consultoria na área de auditoria médica.

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *