Sentir estresse antes de um exame ou prova é comum e natural, desde que este não seja exacerbado ao ponto de paralisar o aluno e prejudicá-lo. Para evitar essa situação, existem diversas estratégias como estudar com antecedência, movimentar-se e fazer atividades relaxantes na véspera, dormir bem, alimentar-se e utilizar a respiração para controle da ansiedade.

O estresse é um sintoma muito comum nos tempos modernos, e entre os vários tipos conhecidos, está o estresse que ataca alguém que está prestes a passar por um teste. Ansiedade generalizada, acompanhada de calafrios, insônia e falta de apetite são alguns dos principais sintomas desse mal estar. Segundo os especialistas, o stress deve virar preocupação quando afeta o indivíduo ao ponto de paralisá-lo diante as suas atividades.

Mesmo assim, não se preocupe, há muitas maneiras de ajudá-lo a vencer este desafio!

Há alguns pontos que devem ser considerados antes mesmo do dia da prova:

  • Revisar o material permitirá que você reforce sua memória. No entanto, se você espera até o dia anterior para começar seus estudos, certamente terá mais dificuldades para se lembrar do conteúdo;
  • Perceber a prova como um desafio e não como um evento trágico fará uma diferença importante. O medo de fracassar e a insegurança não podem assumir o controle e tomar seus pensamentos: “É muito difícil! Eu não serei capaz!”. Lembre-se de que o medo dá poder à insegurança. Tente mudar seus pensamentos: “Eu posso fazer isso!”;
  • É normal estar estressado antes de um teste porque, mesmo conhecendo o assunto, não sabemos a formulação exata das questões e não temos controle sobre a situação. É assim que nosso corpo funciona! Um pouco de estresse é mesmo necessário para você estudar;
  • Ouça o seu corpo. Algumas pessoas precisam fazer algum esporte para aliviar a pressão (correr, dançar, etc.); outras precisam relaxar (ouvir música, colorir um mandala, ioga, etc.). Respeite o seu modo de se sentir bem;
  • O seu sono é muito importante! Não é uma boa ideia estudar até a alta madrugada e levantar-se às 6 da manhã, especialmente antes de uma prova. Sem um sono de qualidade, seu corpo não terá a energia necessária para lidar com o estresse normal de um exame e você não estará no seu pleno potencial. O estresse e a fadiga causam problemas de memória e concentração.

 

No dia da prova

Chegou o grande dia! Use mais estratégias para diminuir o estresse e clarear seus pensamentos:

  • Faça uma refeição saudável, a energia é essencial;
  • Gerencie bem o seu tempo. Não chegue tarde para o teste;
  • Lembre-se, é normal estar levemente estressado antes de um exame. Mantenha pensamentos positivos;
  • Respire! Ao tomar controle de sua respiração, você pode diminuir a resposta do estresse em seu corpo. Respire profundamente e pausadamente, inalando pelo nariz e soltando o ar pela boca. Use o diafragma e o tórax para encher bem seus pulmões e melhorar a oxigenação do corpo.

 

Para lembrar!

  • Para um bom desempenho, a revisão do material não deve ser feita apenas no dia anterior a prova;
  • Ver a prova como um desafio ao invés de um evento doloroso ajuda a controlar melhor as emoções;
  • Relaxar, movimentar-se e dormir bem são essenciais para acordar com energia no dia do exame;
  • Alimente-se bem no dia do teste;
  • Você deve administrar seu tempo durante o exame e entender que um pouco de estresse é normal;
  • Use técnicas de respiração para relaxar.