Médico dermatologista Fábio Gontijo em seu consultório

Aconteceu nos dias 10 a 15 de Junho, em Milão, na Itália, o 24º Congresso Mundial de Dermatologia. O evento, que é realizado a cada quatro anos, reuniu 16 mil médicos dermatologistas de todo o mundo.

Um dos temas abordados em várias palestras foi a harmonização facial, cujo conceito tem evoluído muito nos últimos anos. O que mudou?

A harmonização facial é o nome dado a um conjunto de procedimentos que visa corrigir imperfeições, melhorar a simetria e deixar a face mais bela.

Segundo o médico dermatologista, “a maioria das pessoas acha que harmonização facial é sinônimo de preenchimento, mas ela vai muito além do ácido hialurônico. Várias técnicas podem ser combinadas para se obter resultados melhores, mais naturais e duradouros”.

Conceito de beleza

A beleza da face está muito associada à simetria de seus traços. Olhos, nariz, bochechas e lábios se complementam e tornam cada rosto único.

Cada pessoa tem traços que lhe agradam e outros que gostaria de mudar. Porém, muitas vezes os lábios perfeitos de alguém não ficariam agradáveis no rosto de outra pessoa. Não é um elemento específico que torna uma face atrativa, mas a harmonia entre os seus elementos.

Nos procedimentos estéticos é importante preservar a individualidade de cada um, respeitar suas características pessoais e o equilíbrio entre os diferentes traços do rosto.

O objetivo deve ser corrigir as imperfeições, mas ao mesmo tempo preservar o que o rosto tem de bonito. Um resultado natural e suave deve ser sempre o objetivo da harmonização facial.

“Hoje se tem discutido muito essa abordagem padronizada da face, com resultados semelhantes em todos os pacientes. Será mesmo ideal todos ficarem com o rosto redondo e feições muito marcadas? Os procedimentos muitas vezes tornam as pessoas muito parecidas entre si e, em alguns casos, aparentando ter até mais idade”, questiona o Dr. Gontijo.

Procedimentos utilizados na harmonização facial

O planejamento dos procedimentos a serem incluídos na harmonização facial de uma paciente se inicia pela avaliação da pele, do tônus muscular, das áreas de perda de volume e da estrutura esquelética do rosto.

As técnicas mais utilizadas são:

  • toxina botulínica;
  • preenchimento;
  • bioestimuladores;
  • fios de sustentação;
  • Tecnologias.

Além do equilíbrio e simetria da face, os procedimentos visam abordar outros problemas associados à passagem do tempo, como manchas, vasos e flacidez, contribuindo para a satisfação dos pacientes.

Toxina botulínica

A toxina botulínica é indicada para o tratamento de marcas de expressão. Injetada em pontos específicos do rosto, causa paralisia dos músculos naqueles locais, atenuando ou eliminando as rugas.

As técnicas de aplicação de toxina botulínica sofreram mudanças significativas nos últimos anos. Atualmente, os resultados desejados são mais suaves e permitem que a

pessoa expresse suas emoções de forma natural.

“Atualmente buscamos uma reeducação da musculatura facial, inibindo a ação dos músculos depressores, que causam a expressão de tristeza e preocupação, e preservando a função dos elevadores, para minimizar os efeitos da gravidade”.

Preenchimento

O preenchimento utiliza o ácido hialurônico e tem o objetivo de devolver volume ou atenuar sulcos e rugas. Existem vários tipos de ácido hialurônico, com funções e indicações diferentes.

“Os produtos estão muito avançados. Os resultados da aplicação podem ser observados imediatamente após o procedimento e o paciente retorna as suas atividades no mesmo dia”.

A técnica MD Codes é a mais utilizada atualmente. Ela distribui o ácido hialurônico em pontos estratégicos e promove um efeito lifting com menor quantidade do produto, reduzindo os custos.

Bioestimuladores

Os bioestimuladores são substâncias capazes de promover a formação de colágeno do próprio paciente. Eles são utilizados na face e no corpo para melhorar sulcos, promover um efeito lifting e melhorar a flacidez.

Fios de sustentação

Os fios de sustentação mais utilizados atualmente são feitos de material biocompatível, que estimulam a formação de colágeno. Eles podem ser implantados na face e no pescoço para promover o lifting, redefinir os contornos e atenuar sulcos.

“Houve mudanças na técnica de implante dos fios de sustentação, melhorando seus resultados e a duração do tratamento”, informa o dermatologista.

Tecnologias

As novas tecnologias que surgiram na área da estética facial são menos agressivas e seus efeitos são mais duradouros. Os resultados são excelentes para tratar a papada, diminuir a bochecha e tratar a flacidez.

“A sensação do momento é o ultrassom micro e macrofocado, utilizado no rosto e no corpo para tratar a flacidez e a gordura localizada. Na maioria dos pacientes, apenas uma única sessão ao ano é suficiente para se obter os resultados desejados”.

Outras novidades do Congresso Mundial são algumas técnicas específicas para o tratamento de manchas e pequenos vasinhos.

Como escolher o profissional para tratar o meu rosto?

Alguns pontos são importantes na escolha do profissional que irá realizar a harmonização facial:

  • Procure conhecer as qualificações do médico;
  • Consulta antes do procedimento deve ser completa, incluindo dados sobre a saúde do paciente e avaliação de possíveis contraindicações;
  • O ambiente deve ser apropriado para o procedimento, com os devidos cuidados propostos pela ANVISA;
  • O médico deve fornecer explicações claras sobre as técnicas, os resultados esperados e possíveis riscos.

Para além da harmonização facial…

A busca por suavizar os efeitos do tempo é um desafio para os pacientes, médicos e para a própria indústria farmacêutica. É importante manter a autoestima e a beleza, mesmo enquanto envelhecemos.

Porém, precisamos ficar atentos aos exageros. Procedimentos estéticos devem valorizar a beleza pessoal e manter a naturalidade, sem modificar a fisionomia do paciente.

“Harmonizar vai muito além da volumização, modificação e uniformização das feições. Devemos buscar simetria, equilíbrio e suavidade em nossos resultados.” , finaliza o dermatologista Dr. Fábio Gontijo.

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.

Texto originalmente publicado na Exame.