A maioria das mulheres sonha em ser mãe… e TODAS temem as mudanças que a gravidez e o parto trarão aos seus corpos! Voltar à forma anterior ao bebê é um desafio enorme e o objetivo muitas vezes não é alcançado apenas com dieta e exercícios.
O Mommy Makeover é um conjunto de procedimentos usados para recuperar a aparência do corpo depois da gravidez, restaurando o formato e contorno dos seios, abdome, cintura, quadris, glúteos e coxas. Além desses, existem técnicas para rejuvenescer a vagina após o parto.
Os procedimentos podem ser combinados em uma única cirurgia ou em vários procedimentos separados, de acordo com a necessidade da paciente.
Procedimentos mais comuns
Mastopexia ou Lifting dos seios
No mommy makeover, o procedimento mais comum é a mastopexia ou elevação dos seios caídos. Ele envolve a retirada do excesso de pele e o reposicionamento e fixação da mama em uma posição mais estética.
Algumas vezes, o lifting pode ser combinado com implantes para um melhor resultado.
Aumento das mamas
A cirurgia para aumento das mamas geralmente utiliza os implantes de silicone. Ele consegue aumentar o volume, além de proporcionar mais firmeza e simetria aos seios.
Existem vários tipos de próteses que podem ser posicionadas à frente ou por trás do músculo peitoral. O tamanho do implante é escolhido pela paciente, com orientação do cirurgião.
O local da incisão também pode variar: abaixo das mamas, no limite da aréola ou na axila.
Abdominoplastia
A abdominoplastia remove o excesso de pele e gordura do abdome e reposiciona os músculos da parede abdominal.
Quando a flacidez é menor e localizada abaixo do umbigo, é possível fazer a cirurgia por meio de uma pequena incisão na linha do biquíni, na chamada miniabdominoplastia.
Em pacientes com excesso de pele mais acentuado e um afastamento maior dos músculos abdominais, é necessário uma incisão um pouco mais longa para acessar também a região acima do umbigo.
A abdominoplastia pode ser combinada com lipoaspiração para melhores resultados.
Lipoaspiração
A lipoaspiração remove os depósitos de gordura em diversas partes do corpo: coxa, quadris, glúteos, abdômen, cintura, costas, braços, entre outras. O objetivo da cirurgia é melhorar o contorno corporal.
O tecido gorduroso é aspirado utilizando-se cânulas introduzidas através da pele, próximas à região a ser tratada.
Rejuvenescimento vaginal
Após o parto normal, a vagina pode ficar mais flácida. Em alguns casos, o tratamento pode ser feito com radiofrequência ou laser. Se necessário, a vaginoplastia pode ser indicada.
Durante a cirurgia, os músculos são reposicionados e suturados, melhorando o tônus da vagina. O excesso de mucosa pode ser removido para melhor aparência estética.
Dúvidas mais frequentes
Quanto tempo após o parto posso fazer a cirurgia?
Recomenda-se aguardar de 6 meses a um ano após o parto para os procedimentos. Durante esse tempo, o corpo ainda está sofrendo transformações que podem comprometer os resultados. O ideal é que a paciente esteja com seu peso estável e praticando atividades físicas no momento da cirurgia.
Posso fazer a cirurgia se estiver amamentando?
A mulher que está amamentando tem um metabolismo diferente do seu usual e geralmente ainda está perdendo peso, pois utiliza reservas de gordura para produzir o leite.
O ideal é esperar o fim da amamentação, regularizar a alimentação, reiniciar os exercícios físicos e estar com o peso estável por um a dois meses antes do procedimento.
Posso fazer se ainda pretendo ter outro bebê?
Uma gravidez após o Mommy Makeover pode comprometer os resultados da cirurgia, pois os músculos abdominais serão novamente esticados, os seis irão aumentar e provavelmente haverá ganho de peso.
Existem alguns procedimentos que podem ser utilizados no período entre as gestações, enquanto se aguarda o momento ideal para a cirurgia definitiva, para melhorar o tônus e a aparência da pele, ou mesmo tratar as gorduras localizadas.
O que esperar após a cirurgia?
O desconforto nos primeiros dias após a cirurgia varia de leve a moderado. A medicação analgésica e o repouso melhoram o conforto e evitam complicações. É recomendado suspender as atividades domésticas e o trabalho durante duas semanas. Exercícios físicos podem ser reiniciados 6 semanas depois da cirurgia.
Qual o tempo de recuperação?
O tempo de recuperação varia de acordo com os procedimentos realizados. Geralmente, o resultado final é alcançado entre 3 e 4 meses após a cirurgia.
Terei cicatrizes?
Sim, elas são consequência de todo procedimento cirúrgico. Porém, com os cuidados pós operatórios corretos, é possível minimizar as cicatrizes e ajudá-las a ficarem o mais discretas possível.
O que devo ou não fazer durante o pós operatório?
As restrições variam de acordo com o procedimento, mas as recomendações gerais durante as duas primeiras semanas são:
- não dirigir;
- não fazer atividades domésticas;
- não carregar peso, inclusive o bebê;
- não fazer exercícios físicos;
- seguir as recomendações médicas quanto ao cuidado com as incisões;
- usar corretamente os medicamentos prescritos;
- entre em contato com o cirurgião no caso de dúvidas.
A maternidade é, ao mesmo tempo, uma grande felicidade e um desafio enorme! As mamães precisam ter tempo para si mesmas, para se cuidarem, fazerem exercícios e zelarem pelos seus corpos e mentes. E se o mommy makeover a fizer se sentir mais bonita e confiante, porque não?
Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.