A tabela abaixo descreve os principais minerais, suas funções no organismo e suas fontes na alimentação.

Mineral Funções Fontes alimentares
Sódio Balanço de fluidos no corpo; impulsos nervosos e contração muscular; regula a pressão arterial. Sal, molho de soja.
Cloreto Balanço de fluidos no corpo; compões o suco gástrico, essencial para a digestão. Sal, molho de soja.
Potássio Balanço de fluidos no corpo; regula a frequência cardíaca; impulsos nervosos e contrações musculares. Carne, leite, abacate, abobrinha, espinafre, batata doce, salmão, romã, feijão branco, água de coco, banana.
Cálcio Componente dos ossos e dentes. Contração muscular. Transmissão nervosa. Metabolismo celular. Coagulação. Secreção hormonal. Regula a pressão arterial. Leite e derivados, kefir, tofu, sardinha couve, brócolis, agrião, quiabo e amêndoa.
Fósforo Formação dos ossos e dentes; formação de DNA e RNA; formação dos fosfolípides, que transportam as gorduras no sangue. Leite e derivados, carne, peixe, peru, frango, ovos, fígado, ervilha, brócolis, batata, amêndoa, sementes de girassol, arroz integral, feijão.
Magnésio Síntese de DNA. Componente dos ossos e dentes. Contração muscular. Coagulação. Atividade celular. Metabolismo da insulina. Espinafre, acelga, chocolate amargo, semente de abóbora, amêndoa, feijão preto, abacate, figos secos, iogurte ou kefir e banana.
Enxofre Componente de vitaminas e aminoácidos. Balanço ácido-básico. Processos de detoxificação hepática. Brócolis, couve flor, aspargo, mostarda, repolho, couve, couve de Bruxelas, peixe, frango, carne, castanhas, feijão, lentilha, grão de bico, alho e cebola, ovos.
Ferro Transporte de oxigênio. Metabolismo. Desenvolvimento do cérebro e sistema nervoso, produção de neurotransmissores. Função imunológica. Espirulina, fígado, carne de boi, frango, ovos, lentilha, chocolate amargo, espinafre, sardinha, feijão preto, pistache e passas.
Crômio Regula os efeitos da insulina. Saúde cardiovascular e neurológica. Brócolis, uva, batata, alho, manjericão, carne de boi, frango, peixe, castanhas, queijo, laranja, peru, vagem, vinho tinto, maçã e banana.
Cobre Transporte do ferro e formação das células sanguíneas. Antioxidante. Fígado, frutos do mar, semente de girassol, lentilha, amêndoa, damasco, chocolate amargo, ameixa, aspargos, cogumelos, folhas de nabo.
Iodo Componente de hormônios tireoidianos. Regula metabolismo. Crescimento e desenvolvimento. Sal iodado, frutos do mar, algas marinhas, bacalhau, leite e derivados, ovos, atum, milho, ameixa, ervilha e banana.
Manganês Metabolismo de colesterol, carboidratos e proteínas. Formação dos ossos. Balanço hormonal. Saúde imunológica. Centeio, arroz integral, amaranto, avelã, grão de bico, macadâmia, feijão branco e preto, aveia e trigo.
Molibdenum Metabolismo de aminoácidos. Antiinflamatório. Síntese de enzimas. Feijão, ervilha, lentilha, verduras, grãos, castanhas e fígado.
Selênio Função imunológica e síntese de hormônios tireoidianos. Fertilidade. Protege membranas celulares. Antioxidante. Castanha do Pará, ovos, nozes, semente de girassol, fígado, atum, arenque, peito de frango, salmão, peru, semente de chia e cogumelos.
Zinco Síntese de proteínas e DNA; crescimento e maturação sexual. Função imunológica. Antioxidante. Cordeiro, semente de abóbora, carne de boi, grão de bico, cacau em pó, castanha de caju, iogurte e kefir, cogumelos, espinafre e frango.
Fluor Formação dos ossos; previne cáries. Água fluoretada, pasta de dentes com flúor, frutos do mar, chás.