mulher sorrindo apoiada na parede

Dr. Marcelo Demarzo

As frases mais corriqueiras da atualidade estão relacionadas ao tempo que temos para desempenhar uma infinidade de tarefas. Para ser mais exato, a falta dele. Afinal, ‘o tempo voa’.

A verdade é que as pessoas estão se dando conta de que tanta correria e ansiedade prejudicam a saúde e que, para evitar danos maiores como depressão, síndrome do pânico e outras doenças crônicas, é preciso parar. Nesse sentido, o Mindfulness se apresenta como alternativa interessante.

Para entender o que é o Mindfulness, o Convite à Saúde conversou com o médico Marcelo Demarzo, fundador e coordenador do Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde, considerado uma referência nos programas e pesquisas sobre o tema.

Ele conta que as mulheres, principalmente, que lidam com uma rotina que inclui casa, filhos, trabalho e estudo, têm procurado atividades que as ajudem a ‘equilibrar a mente’.

“A maioria não sabe exatamente do que se trata o Mindfulness, mas entende que está no caminho certo. Elas buscam por programas e treinamentos que as conecte com o mundo como ele realmente é, propiciando uma atenção plena e a consciência do que está acontecendo agora. Como eu penso e como eu me relaciono com minhas emoções”, explica.

Mas o que é Mindfulness?

O Mindfulness possui uma origem oriental budista. Teve as primeiras aplicações clínicas no hospital da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, em 1979, pelo professor de medicina Jon Kabat-Zinn. A prática foi utilizada em um grupo de pacientes e não possuía (nem possui) simbologias religiosas.

Na definição dada pelo Centro Brasileiro, segundo Jon Kabat-Zinn: Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo”. Demarzo completa que é um estado mental baseado na experiência direta do momento presente, com consciência plena e atitude aberta.

A consciência plena demonstra que o nosso cérebro não é preparado para a multitarefa, por isso mudamos com facilidade o nosso foco de atenção, ficamos mais cansados e temos a sensação de estresse.

Nesse contexto, o uso inadequado e excessivo da tecnologia também é prejudicial, assim como os pré-julgamentos. “Quando lidamos com uma pessoa ‘difícil’, por exemplo, ao invés de vivenciarmos o momento real, sem julgar, tentamos nos livrar dela.”

Para que serve o Mindfulness?

Inicialmente, veja quais das sete questões abaixo fazem parte do seu dia a dia:

  1. Considera-se distraída, esquece facilmente das coisas e tem dificuldade de se concentrar nas atividades?
  2. Acha que seu trabalho não está rendendo o suficiente?
  3. Não consegue atender todas as demandas que aparecem?
  4. Pouca concentração para ler um texto ou ver filme?
  5. Está sempre com o celular na mão?
  6. Reclama de ansiedade, arrependimento e cansaço?
  7. Vive remoendo o passado e programando o futuro?

Se você respondeu sim a todas, ou algumas perguntas: está na hora de desligar o ‘piloto automático’.

O Mindfulness tem ajudado milhares de pessoas, em todo o mundo, com práticas que incluem consciência corporal, meditação e respiração. Com atividades regulares que podem ser diárias, de 10 a 45 minutos inicialmente, e ampliadas gradativamente, é possível obter os seguintes resultados satisfatórios:

  • Mais concentração;
  • Aumento da produtividade;
  • Mais equilíbrio emocional;
  • Menos estresse;
  • Redução nos sentimentos de cansaço, agressividade e tristeza;
  • Melhora da qualidade de vida;
  • Mais propósito nas atividades cotidianas, nos relacionamentos e no trabalho.

Como praticar Mindfulness?

Para quem quer começar, o interessante é procurar um profissional que tenha conhecimento da técnica. Há também no mercado livros e cursos presenciais e online. O programa tem atividades que combinam técnicas simples de Mindfulness e meditação.

Além de uma orientação adequada, é indicado:

  • Local tranquilo;
  • Roupas confortáveis;
  • Celulares desligados;
  • Posição confortável, podendo utilizar almofadas ou colchonete como apoio;
  • Aumento progressivo do tempo destinado à prática;
  • Coluna ereta e ombros relaxados.

Como iniciar o Mindfulness em 3 passos

O especialista Marcelo Demarzo ensina um exercício curto para quem deseja iniciar a atividade:

  1. Em uma posição confortável, com os olhos fechados, observe o próprio corpo: temperatura, contato com o local e os pensamentos que surgem nesse momento;
  2. Observe sua respiração e mantenha o foco nela. A sensação de entrada e saída do ar de forma natural;
  3. Após alguns minutos, volte a observar o corpo, os sons e a temperatura local. Abra os olhos.

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