2 meses
O que o bebê faz nessa idade?
- Começa a sorrir para as pessoas
- Consegue se acalmar brevemente, chupando o dedo
- Tenta olhar para os pais
- Emite alguns sons
- Vira a cabeça na direção de sons
- Presta atenção a faces
- Começa a seguir as pessoas com os olhos e a reconhecê-las
- Fica entediado sem estímulos (chora, reclama)
- De bruços, sustenta a cabeça e começa a empurrar o corpo para cima
Relate ao pediatra se o bebê:
- Não responde aos sons
- Não observa os objetos em movimento
- Não sorri para as pessoas
- Não leva as mãos à boca
- De bruços, não sustenta a cabeça
4 meses
O que o bebê faz nessa idade?
- Sorri espontaneamente para as pessoas
- Adora brincar e chora quando a brincadeira para
- Copia movimentos e expressões faciais das pessoas
- Começa a balbuciar
- Imita os sons que ouve
- Chora de forma diferente para cada necessidade (fome, sono, dor)
- Expressa felicidade e tristeza
- Responde a gestos de afeto
- Usa as mãos e os olhos juntos (vê o brinquedo e tenta pegá-lo)
- Segue objetos em movimento de um lado para o outro
- Observa faces com atenção
- Reconhece as pessoas à distância
- Firma a cabeça
- Empurra os pés na superfície quando colocado de pé
- Pode conseguir rolar
- De bruços, se eleva e apóia nos cotovelos
Relate ao pediatra se o bebê:
- Não segue os objetos com os olhos
- Não sorri para as pessoas
- Não sustenta a cabeça
- Não emite sons
- Não leva os objetos à boca
- Não empurra as superfícies com os pés
6 meses
O que o bebê faz nessa idade?
- Reconhece pessoas conhecidas e reage a estranhos
- Adora brincar com outras pessoas
- Responde às emoções dos outros
- Adora se olhar no espelho
- Responde a sons com vocalizações
- Atende quando chamam seu nome
- Emite sons de felicidade e descontentamento
- Começa a falar algumas sílabas
- Mostra curiosidade e tentar pegar coisas fora do alcance
- Começa a passar objetos de uma mão para a outra
- Rola nas duas direções
- Começa a sentar sem suporte
- Quando colocado em pé, começa a balançar para cima e para baixo
- Pode começar a engatinhar
Relate ao pediatra se o bebê:
- Não tenta pegar as coisas ao seu alcance
- Não demonstra afeição
- Não responde aos sons à sua volta
- Nào leva os objetos à boca
- Não emite sons
- Não rola na cama
- Não ri nem faz sons demonstrando estar feliz
- Parece estar sempre com o corpo rígido ou flácido
9 meses
O que o bebê faz nessa idade?
- Tem medo de estranhos
- É muito apegado a adultos familiares
- Tem brinquedos favoritos
- Entende a palavra “não”
- Fala algumas sílabas (mamama, bababa)
- Copia sons e gestos que vê
- Aponta para coisas e pessoas
- Procura objetos que ele vê alguém esconder
- Coloca tudo na boca
- Passa objetos de uma mão para a outra
- Começa a pegar pequenos objetos com o polegar e o indicador
- Fica em pé com apoio
- Tenta levantar sozinho
- Fica sentado sem apoio
- Engatinha
Relate ao pediatra se o bebê:
- Não consegue ficar em pé com apoio
- Não se senta com ajuda
- Não emite sons de sílabas
- Não participa de brincadeiras
- Não responde ao próprio nome
- Não reconhece as pessoas familiares
- Não olha para onde você aponta
- Não passa objetos de uma mão para a outra
12 meses
O que o bebê faz nessa idade?
- Fica tímido ou nervoso perto de estranhos
- Chora quando a mãe ou pai saem
- Tem suas pessoas e coisas favoritas
- Demonstra medo em certas situações
- Te entrega um livro quando quer ouvir uma história
- Repete sons e gestos para chamar atenção
- Oferece o braço ou a perna para ajudar na hora de vestir
- Obedece ordens simples como “pegue esse brinquedo”
- Usa gestos como sacudir a cabeça para “não” ou dar tchau
- Emite sons com mais entonação
- Fala mama, papa e alguns outros sons
- Tenta repetir as palavras que você fala
- Explora os objetos sacudindo, batendo ou jogando
- Encontra facilmente objetos escondidos
- Olha para imagens de objetos específicos quando escuta os nomes
- Começa a usar os objetos corretamente, como copo para beber e escova para pentear o cabelo
- Coloca e retira objetos de uma caixa
Relate ao pediatra se o bebê:
- Não engatinha
- Não fica de pé com apoio
- Não procura os objetos que vê você esconder
- Não fala palavras simples como mama e papa
- Não aprende gestos simples
- Não aponta para as coisas
- Desaprende coisas que antes fazia
18 meses
O que a criança faz nessa idade?
- Gosta de entregar objetos durante a brincadeira
- Pode começar a fazer birra
- Tem medo de estranhos
- Demonstra afeto pelos familiares
- Brinca de faz de conta (ex: dar comida para a boneca)
- Aponta para mostrar as coisas aos outros e pedir aquilo que quer
- Começa a explorar o mundo sozinho, mas com os pais por perto
- Fala várias palavras simples
- Fala não e balança a cabeça
- Conhece objetos pelo nome (escova, colher, telefone)
- Desenha sozinho
- Segue comandos simples sem gestos (sente-se)
- Anda sozinho
- Pode conseguir subir degraus
- Ajuda a tirar a própria roupa
- Bebe usando um copo
- Come com colher
Relate ao pediatra se a criança:
- Não aponta objetos
- Não anda
- Não conhece objetos simples nem sabe para que servem
- Não imita outros
- Não aprende novas palavras
- Não tem um vocabulário de pelo menos 6 palavras
- Não parece notar quando seus cuidadores saem
- Desaprende coisas que antes fazia
2 anos
O que a criança faz nessa idade?
- Imita os adultos e as outras crianças
- Fica excitado brincando com outras crianças
- Demonstra ganhar independência
- Tem comportamento desafiador
- Brinca ao lado de outras crianças e pode começar a incluí-las em alguns jogos
- Conhece o nome de alguns objetos, partes do corpo e pessoas familiares
- Fala algumas frases de 2 a 4 palavras
- Obedece a comandos simples
- Repete palavras que ouviu em conversas
- Aponta coisas em um livro
- Acha objetos mesmo escondidos sob duas ou três camadas
- Começa a separar cores e formas
- Completa sentenças e rimas em livros conhecidos
- Começa a brincar de faz de conta
- Empilha blocos em torres de 4 ou mais
- Segue instruções mais complexas, com mais de uma tarefa
- Fala os nomes de coisas em livros de figuras (cachorro, gato, pássaro)
- Fica na ponta dos pés\Chuta uma bola
- Começa a correr e escalar os móveis
- Sobe e desce escadas segurando
Relate ao pediatra se a criança:
- Não usa frases com pelo menos duas palavras
- Não sabe o que fazer com coisas simples como colher, escova, garfo, telefone
- Não imita os outros
- Não segue instruções simples
- Não anda com firmeza
- Desaprende coisas que antes fazia
3 anos
O que a criança faz nessa idade?
- Imita adultos e crianças
- Demonstra afeto pelos amigos sem ser estimulada
- Espera a sua vez em brincadeiras
- Demonstra preocupação quando um amigo chora
- Entende os conceitos de “meu”, “dele”ou “dela”
- Demonstra uma ampla gama de emoções
- Não tem ansiedade ao se afastar do pai e da mãe
- Pode se irritar com mudanças na rotina
- Consegue colocar e tirar a roupa sozinha
- Segue instruções com 2 a 3 tarefas
- Sabe o nome da maioria dos objetos familiares
- Entende palavras como “dentro”, “sobre” e “embaixo”
- Sabe falar seu primeiro nome, idade e sexo
- Fala o nome de amigos
- Participa de conversas usando 2 a 3 frases seguidas
- Sabe usar brinquedos mais complexos, com botões, alavancas e múltiplas partes
- Brinca de faz-de-conta
- Consegue montar quebra cabeças com 3 ou 4 peças
- Entende o que significa “dois”
- Copia um círculo no papel
- Empilha blocos em torres de 6 ou mais
- Coloca tampas de rosca e consegue girar maçanetas
Relate ao pediatra se a criança:
- Cai muito e tem dificuldade para subir degraus
- Fala de forma embolada e ininteligível
- Não consegue entender brinquedos simples
- Não constrói frases
- Não entende instruções simples
- Não brinca de faz-de-conta
- Não se interessa em brincar com outras crianças
- Não faz contato visual
- Desaprende coisas que antes fazia
4 anos
O que a criança faz nessa idade?
- Adora novas experiências
- Brinca de papai e mamãe
- Inventa brincadeiras mais criativas de faz-de-conta
- Prefere brincar com outras crianças que sozinha
- Coopera com outros nas brincadeiras
- Mistura a realidade e fantasia
- Fala sobre o que gosta e tem interesse
- Canta algumas músicas ou recita poemas decorados
- Conta histórias
- Sabe seu primeiro e último nomes
- Sabe os nomes de algumas cores e números
- Começa a entender o tempo
- Entende a diferença entre “igual” e “diferente”
- Desenha uma pessoa com 2 a 4 partes do corpo
- Usa a tesoura
- Copia algumas letras
- Joga cartas e alguns jogos de tabuleiro
Relate ao pediatra se a criança:
- Não consegue dar pulos no lugar
- Não desenha
- Não brinca de faz-de-conta
- Ignora outras crianças e não interage com pessoas fora da família
- Apresenta resistência na hora de vestir, dormir e ir ao banheiro
- Não conta histórias
- Não segue comandos com 3 tarefas
- Não entende o conceito de “igual” e “diferente”
- Não usa corretamente as palavras “eu” e “você”
- Não fala claramente
- Desaprende coisas que antes fazia
5 anos
O que a criança faz nessa idade?
- Tenta agradar os amigos e ser igual a eles
- Obedece mais facilmente às regras
- Gosta de cantar, dançar e atuar
- Entende a diferença entre ser menina e menino
- Separa o que é real e o que é fantasia
- Demonstra mais independência
- Varia entre exigente e cooperativo
- Fala claramente, usando frases longas
- Usa verbos no futuro
- Sabe falar nome e endereço
- Conta até 10 ou mais
- Desenha uma pessoa com pelo menos 6 partes do corpo
- Escreve algumas letras e números
- Copia um triângulo e outras formas geométricas
- Conhece comida e dinheiro
- Fica em pé por 10 segundos em um pé só
- Consegue dar uma cambalhota
- Usa garfo e colher, às vezes a faca de mesa
- Vai ao banheiro sozinha
- Consegue balançar e escalar
Relate ao pediatra se a criança:
- Não demonstra uma ampla variedade de emoções
- Tem comportamentos extremos (medo, agressividade, timidez, tristeza)
- For muito retraída e pouco ativa
- Tem dificuldade de concentração e se distrai facilmente
- Não responde aos outros, ou faz isso apenas superficialmente
- Não consegue separar a realidade da fantasia
- Não tem atividades e brincadeiras variadas
- Não sabe falar o primeiro e último nomes
- Não usa plural e verbos no passado corretamente
- Não fala sobre as atividades do dia ou experiências
- Não desenha
- Não escova os dentes sozinha, nem lava as mãos ou coloca/tira suas roupas
- Desaprende coisas que antes fazia
Não espere, agir rápido faz toda a diferença!
Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.