Marcos do desenvolvimento infanti

Bebê engatinhando no chão e olhando fixamente para frente. Atrás dele, um cobertor, um banco e algumas bolsas de palha.

2 meses

O que o bebê faz nessa idade?

  • Começa a sorrir para as pessoas
  • Consegue se acalmar brevemente, chupando o dedo
  • Tenta olhar para os pais
  • Emite alguns sons
  • Vira a cabeça na direção de sons
  • Presta atenção a faces
  • Começa a seguir as pessoas com os olhos e a reconhecê-las
  • Fica entediado sem estímulos (chora, reclama)
  • De bruços, sustenta a cabeça e começa a empurrar o corpo para cima

Relate ao pediatra se o bebê:

  • Não responde aos sons
  • Não observa os objetos em movimento
  • Não sorri para as pessoas
  • Não leva as mãos à boca
  • De bruços, não sustenta a cabeça

4 meses

O que o bebê faz nessa idade?

  • Sorri espontaneamente para as pessoas
  • Adora brincar e chora quando a brincadeira para
  • Copia movimentos e expressões faciais das pessoas
  • Começa a balbuciar
  • Imita os sons que ouve
  • Chora de forma diferente para cada necessidade (fome, sono, dor)
  • Expressa felicidade e tristeza
  • Responde a gestos de afeto
  • Usa as mãos e os olhos juntos (vê o brinquedo e tenta pegá-lo)
  • Segue objetos em movimento de um lado para o outro
  • Observa faces com atenção
  • Reconhece as pessoas à distância
  • Firma a cabeça
  • Empurra os pés na superfície quando colocado de pé
  • Pode conseguir rolar
  • De bruços, se eleva e apóia nos cotovelos

Relate ao pediatra se o bebê:

  • Não segue os objetos com os olhos
  • Não sorri para as pessoas
  • Não sustenta a cabeça
  • Não emite sons
  • Não leva os objetos à boca
  • Não empurra as superfícies com os pés

6 meses

O que o bebê faz nessa idade?

  • Reconhece pessoas conhecidas e reage a estranhos
  • Adora brincar com outras pessoas
  • Responde às emoções dos outros
  • Adora se olhar no espelho
  • Responde a sons com vocalizações
  • Atende quando chamam seu nome
  • Emite sons de felicidade e descontentamento
  • Começa a falar algumas sílabas
  • Mostra curiosidade e tentar pegar coisas fora do alcance
  • Começa a passar objetos de uma mão para a outra
  • Rola nas duas direções
  • Começa a sentar sem suporte
  • Quando colocado em pé, começa a balançar para cima e para baixo
  • Pode começar a engatinhar

Relate ao pediatra se o bebê:

  • Não tenta pegar as coisas ao seu alcance
  • Não demonstra afeição
  • Não responde aos sons à sua volta
  • Nào leva os objetos à boca
  • Não emite sons
  • Não rola na cama
  • Não ri nem faz sons demonstrando estar feliz
  • Parece estar sempre com o corpo rígido ou flácido

9 meses

O que o bebê faz nessa idade?

  • Tem medo de estranhos
  • É muito apegado a adultos familiares
  • Tem brinquedos favoritos
  • Entende a palavra “não”
  • Fala algumas sílabas (mamama, bababa)
  • Copia sons e gestos que vê
  • Aponta para coisas e pessoas
  • Procura objetos que ele vê alguém esconder
  • Coloca tudo na boca
  • Passa objetos de uma mão para a outra
  • Começa a pegar pequenos objetos com o polegar e o indicador
  • Fica em pé com apoio
  • Tenta levantar sozinho
  • Fica sentado sem apoio
  • Engatinha

Relate ao pediatra se o bebê:

  • Não consegue ficar em pé com apoio
  • Não se senta com ajuda
  • Não emite sons de sílabas
  • Não participa de brincadeiras
  • Não responde ao próprio nome
  • Não reconhece as pessoas familiares
  • Não olha para onde você aponta
  • Não passa objetos de uma mão para a outra

12 meses

O que o bebê faz nessa idade?

  • Fica tímido ou nervoso perto de estranhos
  • Chora quando a mãe ou pai saem
  • Tem suas pessoas e coisas favoritas
  • Demonstra medo em certas situações
  • Te entrega um livro quando quer ouvir uma história
  • Repete sons e gestos para chamar atenção
  • Oferece o braço ou a perna para ajudar na hora de vestir
  • Obedece ordens simples como “pegue esse brinquedo”
  • Usa gestos como sacudir a cabeça para “não” ou dar tchau
  • Emite sons com mais entonação
  • Fala mama, papa e alguns outros sons
  • Tenta repetir as palavras que você fala
  • Explora os objetos sacudindo, batendo ou jogando
  • Encontra facilmente objetos escondidos
  • Olha para imagens de objetos específicos quando escuta os nomes
  • Começa a usar os objetos corretamente, como copo para beber e escova para pentear o cabelo
  • Coloca e retira objetos de uma caixa

Relate ao pediatra se o bebê:

  • Não engatinha
  • Não fica de pé com apoio
  • Não procura os objetos que vê você esconder
  • Não fala palavras simples como mama e papa
  • Não aprende gestos simples
  • Não aponta para as coisas
  • Desaprende coisas que antes fazia

18 meses

O que a criança faz nessa idade?

  • Gosta de entregar objetos durante a brincadeira
  • Pode começar a fazer birra
  • Tem medo de estranhos
  • Demonstra afeto pelos familiares
  • Brinca de faz de conta (ex: dar comida para a boneca)
  • Aponta para mostrar as coisas aos outros e pedir aquilo que quer
  • Começa a explorar o mundo sozinho, mas com os pais por perto
  • Fala várias palavras simples
  • Fala não e balança a cabeça
  • Conhece objetos pelo nome (escova, colher, telefone)
  • Desenha sozinho
  • Segue comandos simples sem gestos (sente-se)
  • Anda sozinho
  • Pode conseguir subir degraus
  • Ajuda a tirar a própria roupa
  • Bebe usando um copo
  • Come com colher

Relate ao pediatra se a criança:

  • Não aponta objetos
  • Não anda
  • Não conhece objetos simples nem sabe para que servem
  • Não imita outros
  • Não aprende novas palavras
  • Não tem um vocabulário de pelo menos 6 palavras
  • Não parece notar quando seus cuidadores saem
  • Desaprende coisas que antes fazia

2 anos

O que a criança  faz nessa idade?

  • Imita os adultos e as outras crianças
  • Fica excitado brincando com outras crianças
  • Demonstra ganhar independência
  • Tem comportamento desafiador
  • Brinca ao lado de outras crianças e pode começar a incluí-las em alguns jogos
  • Conhece o nome de alguns objetos, partes do corpo e pessoas familiares
  • Fala algumas frases de 2 a 4 palavras
  • Obedece a comandos simples
  • Repete palavras que ouviu em conversas
  • Aponta coisas em um livro
  • Acha objetos mesmo escondidos sob duas ou três camadas
  • Começa a separar cores e formas
  • Completa sentenças e rimas em livros conhecidos
  • Começa a brincar de faz de conta
  • Empilha blocos em torres de 4 ou mais
  • Segue instruções mais complexas, com mais de uma tarefa
  • Fala os nomes de coisas em livros de figuras (cachorro, gato, pássaro)
  • Fica na ponta dos pés\Chuta uma bola
  • Começa a correr e escalar os móveis
  • Sobe e desce escadas segurando

Relate ao pediatra se a criança:

  • Não usa frases com pelo menos duas palavras
  • Não sabe o que fazer com coisas simples como colher, escova, garfo, telefone
  • Não imita os outros
  • Não segue instruções simples
  • Não anda com firmeza
  • Desaprende coisas que antes fazia

3 anos

O que a criança  faz nessa idade?

  • Imita adultos e crianças
  • Demonstra afeto pelos amigos sem ser estimulada
  • Espera a sua vez em brincadeiras
  • Demonstra preocupação quando um amigo chora
  • Entende os conceitos de “meu”, “dele”ou “dela”
  • Demonstra uma ampla gama de emoções
  • Não tem ansiedade ao se afastar do pai e da mãe
  • Pode se irritar com mudanças na rotina
  • Consegue colocar e tirar a roupa sozinha
  • Segue instruções com 2 a 3 tarefas
  • Sabe o nome da maioria dos objetos familiares
  • Entende palavras como “dentro”, “sobre” e “embaixo”
  • Sabe falar seu primeiro nome, idade e sexo
  • Fala o nome de amigos
  • Participa de conversas usando 2 a 3 frases seguidas
  • Sabe usar brinquedos mais complexos, com botões, alavancas e múltiplas partes
  • Brinca de faz-de-conta
  • Consegue montar quebra cabeças com 3 ou 4 peças
  • Entende o que significa “dois”
  • Copia um círculo no papel
  • Empilha blocos em torres de 6 ou mais
  • Coloca tampas de rosca e consegue girar maçanetas

Relate ao pediatra se a criança:

  • Cai muito e tem dificuldade para  subir degraus
  • Fala de forma embolada e ininteligível
  • Não consegue entender brinquedos simples
  • Não constrói frases
  • Não entende instruções simples
  • Não brinca de faz-de-conta
  • Não se interessa em brincar com outras crianças
  • Não faz contato visual
  • Desaprende coisas que antes fazia

4 anos

O que a criança  faz nessa idade?

  • Adora novas experiências
  • Brinca de papai e mamãe
  • Inventa brincadeiras mais criativas de faz-de-conta
  • Prefere brincar com outras crianças que sozinha
  • Coopera com outros nas brincadeiras
  • Mistura a realidade e fantasia
  • Fala sobre o que gosta e tem interesse
  • Canta algumas músicas ou recita poemas decorados
  • Conta histórias
  • Sabe seu primeiro e último nomes
  • Sabe os nomes de algumas cores e números
  • Começa a entender o tempo
  • Entende a diferença entre “igual” e “diferente”
  • Desenha uma pessoa com 2 a 4 partes do corpo
  • Usa a tesoura
  • Copia algumas letras
  • Joga cartas e alguns jogos de tabuleiro

Relate ao pediatra se a criança: 

  • Não consegue dar pulos no lugar
  • Não desenha
  • Não brinca de faz-de-conta
  • Ignora outras crianças e não interage com pessoas fora da família
  • Apresenta resistência na hora de vestir, dormir e ir ao banheiro
  • Não conta histórias
  • Não segue comandos com 3 tarefas
  • Não entende o conceito de “igual” e “diferente”
  • Não usa corretamente as palavras “eu” e “você”
  • Não fala claramente
  • Desaprende coisas que antes fazia

5 anos

O que a criança faz nessa idade?

  • Tenta agradar os amigos e ser igual a eles
  • Obedece mais facilmente às regras
  • Gosta de cantar, dançar e atuar
  • Entende a diferença entre ser menina e menino
  • Separa o que é real e o que é fantasia
  • Demonstra mais independência
  • Varia entre exigente e cooperativo
  • Fala claramente, usando frases longas
  • Usa verbos no futuro
  • Sabe falar nome e endereço
  • Conta até 10 ou mais
  • Desenha uma pessoa com pelo menos 6 partes do corpo
  • Escreve algumas letras e números
  • Copia um triângulo e outras formas geométricas
  • Conhece comida e dinheiro
  • Fica em pé por 10 segundos em um pé só
  • Consegue dar uma cambalhota
  • Usa garfo e colher, às vezes a faca de mesa
  • Vai ao banheiro sozinha
  • Consegue balançar e escalar

Relate ao pediatra se a criança:

  • Não demonstra uma ampla variedade de emoções
  • Tem comportamentos extremos (medo, agressividade, timidez, tristeza)
  • For muito retraída e pouco ativa
  • Tem dificuldade de concentração e se distrai facilmente
  • Não responde aos outros, ou faz isso apenas superficialmente
  • Não consegue separar a realidade da fantasia
  • Não tem atividades e brincadeiras variadas
  • Não sabe falar o primeiro e último nomes
  • Não usa plural e verbos no passado corretamente
  • Não fala sobre as atividades do dia ou experiências
  • Não desenha
  • Não escova os dentes sozinha, nem lava as mãos ou coloca/tira suas roupas
  • Desaprende coisas que antes fazia

Não espere, agir rápido faz toda a diferença!

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Neurologia

Médica, especialista em pediatria e neurologia pediátrica. Atende na Magno Veras Clínica Pediátrica, em Belo Horizonte.

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