Retrato de uma mulher mais velha com linhas de marionete

Dr. Fábio Gontijo

As “linhas de marionete” (ou sulcos labiomentonianos), são algumas das rugas mais temidas por pessoas de meia-idade, principalmente quando seus pais e avós já foram “agraciados” com essas marquinhas.

Como o próprio nome indica, essas rugas criam marcações bastante similares a um boneco marionete, ou seja, evidentes nas laterais da boca e descendo até o queixo.

O grande problema dos sulcos labiomentonianos é que eles deixam a impressão de que a pessoa está triste ou com raiva. Porém, a boa notícia é que existem várias alternativas diferentes e pouco invasivas para resolver essa situação.

Então, para saber tudo o que precisa sobre esse assunto, é só continuar comigo.

O que provoca as linhas de marionetes?

Fora os fatores hereditários, as principais causas para esse tipo de ruga são o envelhecimento e a gravidade. O que acontece: ao longo dos anos, nossos tecidos perdem um pouco da elasticidade, ficando mais flácidos, além da contínua perda óssea.

A pele e gordura da bochecha perdem a sustentação e se deslocam para baixo. Na região do nariz, boca e queixo, esse movimento cria linhas que, ao longo dos anos, tornam-se ainda mais evidentes.

Além disso, vale ressaltar que outros fatores ligados ao nosso estilo de vida, como beber pouca água, fumar e não passar filtro solar diariamente, contribuem para uma pele menos saudável e, consequentemente, mais marcada.

E como se livrar das linhas de marionete?

Ok, você descartou os cigarros, passou a se hidratar corretamente e incluiu uma rotina de skincare completa em seu dia-a-dia (com direito a limpeza, esfoliação, hidratação e proteção solar).

E agora? O que mais é possível fazer para controlar ou sulcos labiomentonianos?

1. Preenchimento

O preenchimento com substâncias como o ácido hialurônico e os bioestimuladores estão se tornando cada vez mais populares. Afinal, além de pouco invasivos, trazem resultados rápidos e satisfatórios.

No caso das linhas de marionete, eles são uma boa opção porque restauram o volume perdido da região e o aspecto jovial da face.

Porém, quando os sulcos são muito profundos e marcados, outros procedimentos podem ser associados para melhorar ainda mais os resultados. Aliás, vou falar sobre eles agora.

2. Fios de sustentação

Como já conversamos aqui no blog em outras ocasiões, os fios de sustentação são suturas feitas de material biocompatível e absorvível, que têm duas funções:

  • efeito “lifting”: logo após a sua implantação, os fios de sustentação conseguem um efeito imediato de tração da pele e melhora dos sulcos.
  • produção de colágeno: com o passar do tempo, o material das suturas promove a produção de colágeno no local, produzindo um efeito de rejuvenescimento facial contínuo e progressivo.

Os fios de sustentação conseguem resultados excelentes no tratamento das linhas de marionete, quando bem indicados.

As pessoas que mais se beneficiam dessa técnica são aquelas que possuem flacidez leve a moderada, sem excesso de gordura na região.

3. Ultraformer®

O Ultraformer® é um tipo de ultrassom macro e microfocado muito utilizado para tratar a flacidez. Ele estimula a produção de colágeno no local da aplicação, conseguindo um efeito lifting profundo.

Geralmente apenas uma sessão é necessária para se alcançar os efeitos desejados. Os resultados finais são percebidos 3 meses após o procedimento.

4. Peeling químico

O peeling químico trata a pele, por meio de uma esfoliação profunda e renovação de suas camadas. Na ruga de marionete, ele pode ser usado associado ao tratamento da flacidez e/ou à reposição de volume para rejuvenescer a pele.

5. Dermocosméticos

Uma ótima alternativa para quem quer suavizar as linhas de marionete que ainda estão em sua fase inicial são os cosméticos antiidade.

Produtos de skincare que possuem peptídeos, ceramidas, vitamina C, vitamina E e retinol se mostraram muito eficientes na melhora do tom e da textura da pele, combatendo rugas, manchas e marquinhas indesejadas.

Porém, para saber exatamente do que a sua pele precisa, a consulta com um dermatologista é indispensável. Afinal, só ele vai entender quais componentes são necessários para alcançar os objetivos desejados sem comprometer a sua saúde.

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.