Em um consultória. pediatra mulher está sorrindo para uma criança negra que é segurada pela mãe

Dra. Pethla Ferreira Freitas

Você sabia que a escolha do pediatra é uma das maiores e mais importantes decisões que os pais tomam antes do bebê nascer? Afinal, é ele quem será responsável pela saúde e desenvolvimento do pequeno, estando presente em seus momentos e evoluções mais importantes.

Pensando nisso, preparamos esse texto com tudo o que você precisa saber sobre esse profissional, desde suas funções até sua influência na vida dos pacientes e suas famílias. Vamos lá?

Afinal: o que é o pediatra?

Os pediatras são médicos que receberam treinamento especial para trabalharem com bebês, crianças e adolescentes. Sendo assim, eles possuem capacidade e são certificados para cuidarem de problemas de saúde física, comportamental, nutricional e mental infantil.

Além disso, o papel deles na relação com o paciente e a família dele é informá-los, orientá-los e antecipar as necessidades da criança.

E o que ele faz?

O papel do pediatra vai muito além do atendimento da criança, se estendendo a uma relação íntima e de empatia com toda a família.

É importante lembrar que empatia não é a mesma coisa de simpatia, mas significa afinidade. E esta é muito importante para a construção do relacionamento entre o pediatra e a família.

Durante as consultas e todo esse tempo de acompanhamento, o pediatra é responsável por:

  • certificar-se, durante as consultas de puericultura, de que o recém-nascido, a criança e o adolescente atinjam os marcos de crescimento, desenvolvimento, comportamento e habilidades gerais;
  • realizar exame físico e, dependendo da circunstância, solicitar testes laboratoriais para detectar possíveis doenças no pequeno;
  • orientar e acompanhar as vacinas;
  • diagnosticar e tratar as doenças, infecções, lesões e outros problemas de saúde do paciente;
  • fornecer informações em relação a prevenção de acidentes, orientações sobre as necessidades de saúde, segurança e condicionamento físico da criança;
  • acolher às dúvidas e angústias dos pais alertando ou tranquilizando, a depender de cada situação;
  • detecção precoce do autismo e problemas de cunho psiquiátrico;
  • acompanhar os hábitos alimentares da criança, verificar o peso e necessidades nutricionais;
  • encaminhar o paciente a especialistas, caso haja necessidade.

E por que as crianças precisam de um pediatra?

Basicamente, é o pediatra quem saberá cuidar, com propriedade e conhecimento, da saúde dos recém-nascidos, crianças e adolescentes. Afinal, somente ele é capaz de detectar problemas de desenvolvimento precocemente e, claro, cuidar de outras condições que acometem os pequenos.

Por fim: como escolher o melhor pediatra para o seu filho?

1. Planeje-se

Caso você seja pai/mãe de primeira viagem, o ideal é que a busca pelo pediatra se inicie antes do nascimento do bebê, preparando os pais para os primeiros cuidados e desafios dos primeiros dias de vida.

2. Pesquise

É importante fazer uma pesquisa cuidadosa, conferindo se o profissional escolhido está devidamente certificado e, se possível, se é bem avaliado.

Não se esqueça de orientar-se da disponibilidade do profissional por telefone em caso de urgências, o local de atendimento, a viabilidade da agenda do mesmo com os seus horários e encaixe em doenças agudas do seu filho.

Recomendações de pessoas próximas são muito valiosas. Na dúvida, agende uma consulta com mais de um profissional e, após conhecê-los, decida-se.

3. Pergunte

Caso você esteja procurando um novo pediatra para uma criança mais velha, peça pela opinião dela após a consulta. Veja se ela se sentiu confortável e segura com o profissional, e deixe claro o quanto esses sentimentos são importantes para manter uma boa relação com o médico.

Enfim…

No mais, é importante entender o valor do pediatra na vida de uma criança. Nosso objetivo, com esse texto, foi ajudá-lo a tomar a melhor decisão e, claro, entender um pouco mais sobre esse profissional.

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.