Cão deitado descansando no exterior de uma casa com o intuito de gastar energia e ficar calmo

Bruna Braccini

Muito se ouve falar sobre a importância de gastar a energia dos nossos cães. Passear, correr, cavar, roer, explorar, treinar, brincar de bolinha, de cabo-de-guerra, buscar seu próprio alimento. Ufa! São muitas as atividades! Mas e a pausa, o relaxamento? Qual a importância disso para deixar nossos cães calmos?

O significado de ‘calma’ é ausência de agitação, tranquilidade. Simples assim! É aquele momento que seu pet procura um cantinho sossegado para se deitar e relaxar. Ou aquele instante que, durante o passeio, vocês se sentam na pracinha e apenas observam o movimento. Ou ainda quando seu cachorro escuta a campainha tocar, se mostra alerta, mas escolhe ficar tranquilo, deitado em sua almofada preferida.

Cães calmos, atividades calmas

Assim como as atividades para gastar a energia dos nossos cães são inúmeras e importantes, as oportunidades de calma também são. Ambas devem fazer parte de uma rotina saudável. Esse equilíbrio é o que realmente traz saúde para o seu cachorro, física e mental.

Todo ser vivo precisa gastar sua energia de maneira adequada à sua individualidade e se recuperar disso, preparando-se para recomeçar o ciclo.

É a mesma coisa com os seres humanos! O que acontece com uma pessoa que não relaxa e não descansa? Crises de estresse e ansiedade, reações agressivas e desproporcionais, comportamentos compulsivos e inúmeros problemas de saúde. Com os cães, isso acontece da mesma forma. Afinal, somos todos seres vivos.

Uma dica: sempre que proporcionar atividades com o objetivo de gastar a energia do seu amigo, observe a forma como ele relaxa depois delas. Certifique-se de que ele se desliga completamente daquilo e consegue descansar, se recuperar. Comece por aí e, em pouco tempo, você terá dominado a arte de criar cães calmos!

Gostou do texto? Visite a editoria Saúde do Animal e saiba como manter a saúde do seu melhor amigo. Nossos veterinários e especialistas têm muito para contribuir. Acesse, também, nosso Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de tudo sobre o universo pet.