Home office: como aprender a trabalhar em casa (e manter seu emprego!)

mulher trabalhando no computador em casa

Em tempos de coronavírus, a maior parte das empresas está colocando seus funcionários para trabalhar em casa. E parece que a realidade do home office vai ser a normalidade por alguns (ou muitos) meses.
Algumas pessoas, trabalhando em casa pela primeira vez, estão enfrentando dificuldades na hora de se organizar e, principalmente, de conciliar o trabalho com as tarefas de casa e o cuidado com os filhos.
Se você se viu, de repente, nessa situação, não se desespere! Temos algumas dicas que irão ajudá-lo a se manter eficiente, produtivo e empregado!

7 dicas para trabalhar em home office

1. Determine o local para trabalhar e se organize

Se você não tem uma sala de estudos/leitura em casa, escolha um lugar tranquilo e organize a sua mesa de trabalho. Computador e materiais de escritório devem estar à mão, para que você não tenha que sair procurando cada coisa na hora que precisar.
Explique para o resto da família que aquele é o seu local de trabalho e que quando você estiver nele, não deve ser incomodado. Se não for possível trabalhar em um ambiente com a porta fechada, para se afastar de barulho e distrações, invista em fones de ouvido.

2. Crie uma rotina

Não é porque você está de quarentena que precisa acordar às dez da manhã! Mantenha a mesma rotina dos seus dias de trabalho na empresa. Inicie e termine o dia nos mesmos horários de sempre.
Acorde, prepare o café da manhã, tome seu banho e se vista para trabalhar. Nada de ficar de pijama o dia inteiro!
Durante o dia, não se deixe distrair com tarefas da casa. Nada de “colocar rapidinho uma roupa para lavar” ou começar a preparar o jantar no meio da tarde! Mantenha suas horas de trabalho e faça essas tarefas nos horários livres.
Dica de ouro: NÃO almoce no escritório! Respeite o horário de almoço, pare um pouco e coma tranquilo. Isso é importante para recarregar as baterias e evitar o burnout. Se está sozinho em casa, uma boa ideia é marcar uma videoconferência com aquele colega com que você está acostumado a almoçar.

3. E as crianças?

Com as escolas também paradas e as crianças em casa, os pais têm enfrentado um desafio enorme para trabalhar. A maioria das empresas tem sido compreensiva em relação ao problema e tentado, junto ao funcionário, achar uma solução como reduzir as horas de trabalho ou flexibilizá-las. Por exemplo, muitos têm preferido trabalhar à noite, depois que os filhos dormem. Outra possibilidade é revezar com o parceiro: enquanto um cuida dos filhos o outro trabalha, e vice versa.

4. Saiba o que é esperado de você

Para trabalhar à distância e com eficiência, é preciso saber exatamente o que esperam de você e seus prazos.
Sua equipe provavelmente está usando alguma ferramenta de organização de tarefas, como o Trello, Asana ou Monday. Aprenda a utilizar o programa rapidamente. Hoje em dia, existem vídeos que ensinam a lidar com cada um deles em detalhes.
Pela manhã, verifique quais são as tarefas do dia e se organize. Faça uma lista com o que precisa ser feito e ataque os itens um a um, em ordem de prioridade. Uma boa dica é sempre começar do mais difícil. Elimine a pior tarefa da lista rapidamente!

5. Mantenha uma comunicação eficiente com o resto da equipe

Sua equipe está se comunicando pelo WhatsApp? Slack? A ferramenta não importa, desde que sejam seguidas as regras estabelecidas. Dentro dos grupos, poste apenas mensagens relacionadas àquele projeto específico. Nada de “memes” ou vídeos engraçados repassados de outros grupos.
Muito importante: checar e-mails e mensagens o dia inteiro pode comprometer seriamente a sua concentração e produtividade. Determine os horários em que vai se conectar, verificar as mensagens e respondê-las. A seguir, desconecte-se novamente e se concentre na tarefa em andamento.

6. Tenha momentos de socialização com o resto da equipe

O isolamento do home office, especialmente em um período como o que estamos vivendo, pode resultar em solidão, tristeza e depressão. Crie canais de comunicação diferentes dos oficiais para se socializar com os colegas. Nos períodos de folga, troque mensagens, fale ao telefone ou por vídeo.
Dica: agende happy hours virtuais usando ferramentas como Skype, Google hangouts ou Zoom.

7. E, por fim, comemore aniversários e compartilhe as conquistas da equipe

Crie desafios semanais (por exemplo, todos tem que beber 2 litros de água por dia e postar os vídeos enquanto faz isso).
O importante é manter o contato com os colegas e o espírito de equipe!

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.

2 Comments

  • boa noite me chamo luciana e quero muito aprender a trabalhar em casa onile.se for possivel me comprometerei dar o melhor de mim.

    • Olá, Luciana. Tudo bem? No momento não oferecemos cursos sobre como trabalhar em casa. Somos um portal sobre saúde feito por especialistas para inspirar você a cultivar hábitos saudáveis e a ter mais qualidade de vida e bem-estar. Mas, estamos trabalhando para que possamos oferecer alguns cursos em breve. Nos acompanhe para saber das novidades. Um abraço e até a próxima.

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *