Hialuronidase: a arma secreta para um preenchimento facial perfeito

Homem recebendo uma injeção de hialuronidase de um dermatologista na região do bigode chinês com o intuito de reverter as alterações feitas pelo preenchimento dérmico com ácido hialurônico.

No universo dos procedimentos estéticos, uma das opções mais populares e menos invasivas do mercado é o preenchimento dérmico. Isso acontece, principalmente, porque ele é incrivelmente versátil, discreto e traz resultados muito satisfatórios.

Os preenchimentos podem ser divididos em três tipos principais, sendo o mais comum à base de injeções de AH (ácido hialurônico), substância produzida pelo nosso corpo e responsável por conferir à pele uma aparência jovial, firme e hidratada.

A grande questão é: por mais que o AH seja capaz de amenizar as linhas de expressão, dar volume ao rosto e promover-lhe um contorno mais harmônico, estes resultados nem sempre são satisfatórios. Isso pode acontecer devido a uma série de fatores, desde a inexperiência por parte do profissional que faz as aplicações, até a baixa adaptação do paciente ao novo visual.

A boa notícia é que, quando isso acontece, há uma solução rápida para rever este quadro: a hialuronidase! Para saber todos os detalhes sobre esse recurso a um preenchimento facial mal sucedido, renove o café e continue comigo!

O que é a hialuronidase?

A hialuronidase é uma enzima que, quando injetada na região da pele que recebeu o ácido hialurônico, “quebra” essa substância, revertendo seus efeitos. Todo o processo é bastante rápido, demorando no máximo 24 horas para degradar todo o AH injetado.

Porém, é preciso atenção: a hialuronidase não funciona em preenchimentos que não são com o ácido hialurônico, como no caso do Radiesse (à base de hidroxiapatita de cálcio) ou do Sculptra (ácido L-polilático), por exemplo.

Como ela funciona?

A hialuronidase, quando injetada, inicia um processo de hidrólise (quebra) do AH, diminuindo sua viscosidade e aumentando a permeabilidade dos tecidos circundantes.

O processo é bastante simples e rápido, revertendo completamente os resultados do preenchimento dérmico. Vale ressaltar, no entanto, que dependendo da quantidade de ácido hialurônico aplicada, é preciso duas ou mais injeções de hialuronidase para retomar a aparência anterior.

Para obter resultados mais precisos, o ideal é esperar algumas semanas após o tratamento inicial para ver como o preenchimento dérmico se instala no tecido. Nesse ponto, se a pessoa não estiver satisfeita com os resultados, ou testemunhar efeitos colaterais raros, como “caroços” sob a superfície da pele, aí sim as injeções de hialuronidase são indicadas.

Quanto tempo leva para que um preenchimento dérmico seja completamente revertido pela hialuronidase?

Os efeitos da hialuronidase começarão a aparecer imediatamente após o tratamento.

Na maioria dos casos, é possível observar os efeitos deste processo ao longo de alguns dias, até 2/3 semanas.

Efeitos colaterais

Apesar do efeito aparentemente fácil de reversão de reversão do preenchimento, devemos considerar os colaterais da hialuronidase.. Quando aparecem, costumam ser:

  • uma reação alérgica de gravidade variável;
  • aparência “esgotada” (devido a uma queda temporária nos estoques naturais de ácido hialurônico no corpo).

E, por fim: o que mais você precisa saber sobre esse tratamento?

O tratamento, em si, é praticamente indolor e leva apenas alguns segundos para ser administrado. Para se ter ideia, a consulta costuma demorar em torno de 20 – 30 minutos, e os resultados são rápidos. Além disso, não exige cuidados pré e pós-aplicação mirabolantes, e muito menos internação.

No mais, se você estiver pensando em remover seus preenchimentos dérmicos usando a hialuronidase, considere os seguintes fatores:

  • escolha uma equipe profissional e de confiança para trabalhar com essa injeção
  • converse bastante com o dermatologista antes de dar o próximo passo!
 

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.

Dermatologia

Médico, especialista em dermatologia. Especialista em tratamentos dermatológicos cosmiátricos e em laser.

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *