Close de mulher apertando a gordura localizada da barriga

Dr. Fábio Gontijo

Muita pessoas costumam pensar que a gordura é SEMPRE uma vilã, ou apenas um dos maiores empecilhos para se ter a “silhueta dos sonhos”. Porém, acredite se quiser: todo corpo precisa de gordura. Afinal, ela é uma de nossas principais fontes de energia!

A grande questão é que, como você já deve imaginar, tudo em excesso faz mal. Quando nosso corpo adquire mais gordura do que o necessário para “se manter de pé”, digamos assim, ele começa a armazená-la em determinadas partes do corpo. Esse armazenamento, por sua vez, é popularmente conhecido (e temido) como gordura localizada.

No mais, é de comum senso que a maioria das pessoas que têm esses depósitos de gordura sofram de condições como obesidade e sobrepeso, ou levam um estilo de vida sedentário e uma dieta rica em gorduras e açúcares.

Porém, a coisa não é tão simples assim!

Para além desses fatores, existem outras possíveis causas para o acúmulo de gordura. São algumas delas: metabolismo, taxas hormonais e genética. A má notícia é que, diferente das condições citadas no parágrafo acima, essas três fogem do nosso controle e, portanto, podem afetar até mesmo as pessoas mais saudáveis e magras.

Em outras palavras: se você tiver uma tendência a acumular alguns quilos extras na barriga, nas nádegas ou nos braços, por exemplo, não existe aeróbico nesse mundo que seja capaz de reverter essa situação em 100%.

É por isso que, nesse ponto, as intervenções estéticas são de extrema importância para quem se incomoda com a gordura localizada. Pensando nisso, separei aqui as principais soluções para essa situação. Vamos lá?

Os tratamentos para gordura localizada mais utilizados atualmente são:

1. Criolipólise

A criolipólise é um dos melhores e mais populares tratamentos para a gordura localizada. Isso acontece porque o procedimento, além de eficiente, não é invasivo e, portanto, não exige pré e pós-operatórios mirabolantes. Para se ter ideia, o paciente pode retornar às atividades do dia assim que sair da sessão.

A técnica, em si, utiliza temperaturas baixas para congelar, romper e reduzir os depósitos de gordura em certas áreas do corpo, principalmente aquelas que não respondem à dieta e exercícios.

Normalmente, a criolipólise é indicada para tratar acúmulos de gordura localizados abaixo do queixo, na parte superior do braço, na parte interna e externa das coxas, no abdômen, no quadril, nas partes superiores e inferiores das costas e na parte inferior das nádegas.

Cada sessão costuma durar cerca de uma hora e apresentar resultados cada vez mais visíveis a partir do décimo dia, atingindo seu efeito máximo dentro de 3 meses. O número de consultas varia de acordo com as necessidades e objetivos do paciente.

2. Ultraformer®

O Ultraformer® é um procedimento que utiliza ultrassom micro e macrofocado para atuar em camadas mais profundas da pele, tratando os depósitos de gordura “pela raiz” e estimulando a produção de colágeno nesta região.

Os resultados são uma pele firme, saudável e viçosa, e uma silhueta mais definida.

No mais, para saber TODOS os detalhes, utilidades e pormenores desse tipo de tratamento para gordura localizada (e outros “problemas”), leia o meu artigo inteiramente dedicado ao assunto! Para acessá-lo, basta clicar aqui.

3. Radiofrequência

A radiofrequência, ao contrário da criolipólise, é um tratamento que induz o calor (por meio de correntes de alta frequência que chegam até 42 °C) em certas regiões do corpo para:

  • acelerar o metabolismo das células adiposas, reduzindo suas concentrações de triglicérides e, portanto, reduzindo o volume dos depósitos de gordura;
  • estimular a produção de colágeno e melhorar o aspecto da pele;
  • promover uma drenagem linfática (quando associada à vácuo).

O procedimento, ao todo, dura cerca de 30 minutos e não exige prés, nem pós-operatórios. O intervalo entre as sessões deve ser de uma 7-15 dias e os resultados podem ser notados a partir da 3ª sessão.

Por fim, vale ressaltar que a quantidade de sessões determinada pelo profissional vai depender das necessidades e objetivos do paciente.

4. Lipo enzimática ou “Emptiers”

A lipo enzimática consiste na aplicação de enzimas que destroem a gordura corporal em um determinado local. Ela pode ser usada no abdome, culote, flancos, papada, glúteos e região posterior das coxas.

As substâncias a serem aplicadas são selecionadas de acordo com a região e o objetivo de cada paciente. Elas podem ser utilizadas via intramuscular, para um efeito mais geral, ou subcutânea, para tratar gordura localizada. A quantidade de sessões e os resultados dependem de características individuais e hábitos de vida, principalmente alimentação e atividade física.

5. Lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que utiliza uma técnica de sucção para remover a gordura de áreas específicas do corpo.

No mais…

Por ser um detalhe muito incômodo para a maioria das pessoas, não é de se admirar que existam diversas formas de se acabar com a gordura localizada. Portanto, querer dar um fim nelas é completamente normal e, por isso, não deve ser motivo para vergonha.

Acontece que essas gordurinhas, no dia a dia, podem afetar muito nossa autoestima. Afinal, quem é que já deixou de acenar os braços com medo e evidenciar as famosas “pelancas” que se formam debaixo destes? Ou então, que não suportam usar blusas de manga curta porque elas deixam as gordurinhas que se formam abaixo das axilas aparecerem?

Nós podemos, ainda, irmos para além da estética. Muitas pessoas sofrem com o excesso de gordura entre as coxas, por exemplo, porque estas acabam friccionando uma na outra, provocando assaduras completamente desconfortáveis.

O importante, então, é saber que sim, existem soluções para a gordura localizada, basta procurar por elas! Aliás, se você quiser tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e até mesmo cogitar fazer um desses procedimentos, agende uma consulta comigo! Juntos, vamos pensar na melhor solução para o seu caso, combinado?

Cuide-se, e até a próxima!

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.