“Acordo todos os dias cansada, desanimada e com dores no corpo. Tento me concentrar no trabalho, mas sinto que minha memória e energia já não são mais as mesmas. Isso me deixa triste, irritada e ansiosa. À tarde, como todos os dias, minha cabeça começa a doer. A coluna também, por ficar sentada o dia inteiro. Volto para casa me arrastando, sentindo um cansaço enorme. Penso que vou dormir como uma pedra, mas isso não acontece. As dores no corpo me acordam durante a noite e as preocupações também. O que há de errado comigo?”
Esse é o relato de uma paciente com fibromialgia, uma doença crônica que acomete cerca de 5% da população. Mais comum em mulheres, ela causa dores no corpo, fadiga e problemas para dormir. Os pacientes têm seu bem estar e qualidade de vida prejudicados pela doença, que não tem cura.
Os sintomas, por outro lado, podem ser aliviados com o tratamento, que geralmente envolve medicação, terapia cognitivo-comportamental e exercícios leves.
Causas da fibromialgia
A causa da fibromialgia é desconhecida, mas sabe-se que os pacientes têm mais sensibilidade à pressão, temperatura, som e luz. Eles apresentam uma resposta exacerbada a esses estímulos, enviando sinais de dor para o sistema nervoso central.
Fatores de risco para fibromialgia
- Idade (aparece com mais frequência na meia idade);
- doenças auto-imunes (lúpus e artrite reumatoide);
- sexo (mulheres têm o dobro de chance de terem fibromialgia);
- eventos traumáticos (ex: acidente de carro);
- lesões por esforços repetidos (ex: frequente flexão dos joelhos);
- história familiar;
- obesidade.
Sinais e sintomas
- Dor e sensibilidade ao toque e pressão (em algumas áreas ou todo o corpo);
- fadiga;
- problemas para dormir;
- rigidez dos músculos ao acordar;
- alteração da memória, concentração e capacidade de resolver problemas.
A fibromialgia pode estar acompanhada de outros problemas como ansiedade, depressão, disfunção temporomandibular (bruxismo), cólon irritável, urgência urinária, enxaqueca, endometriose e dor pélvica.
Diagnóstico da fibromialgia
O diagnóstico é baseado na história clínica e exame físico. Os sintomas de fibromialgia devem estar presentes por pelo menos três meses para o diagnóstico.
Pontos importantes para o diagnóstico:
- a presença da dor difusa é fundamental;
- a presença de mais de 11 pontos dolorosos é fortemente indicativa de fibromialgia (ver destaque).
Pontos dolorosos Existem 18 pontos dolorosos espalhados pelo corpo. Na fibromialgia, eles se concentram no pescoço, tórax, ombros, quadril e joelhos. Ao examinar o paciente, o médico pressiona os pontos para identificar quais geram dor localizada. |
Além disso, é necessário excluir outras causas de fadiga e dor crônica, como artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome da fadiga crônica e doenças psiquiátricas. (Tabela 1)
Tabela 1: Diagnóstico diferencial da fibromialgia
|
Tratamento
Apesar de não haver cura, o tratamento da fibromialgia consegue melhorar os sintomas de dor e fadiga, tratar a ansiedade, a depressão e melhorar o sono.
As seguintes terapias são recomendadas:
- medicamentos:
- anti-inflamatórios e analgésicos;
- duloxetina e milnaciprano para tratar a dor e a fadiga;
- pregabalina e gabapentina para regular a transmissão dos impulsos nervosos;
- antidepressivos como a amitriptilina e a ciclobenzaprina);
- terapia cognitivo-comportamental;
- técnicas de relaxamento;
- meditação e mindfulness;
- acupuntura;
- exercícios físicos leves a moderados;
- técnicas de higiene do sono;
- controle do estresse.
Enfim…
Conviver com qualquer dor crônica é um desafio. Pacientes com fibromialgia precisam aprender a fazer ajustes em suas atividades diárias em busca de mais qualidade de vida.
É importante seguir as recomendações médicas em relação às mudanças de estilo de vida e não interromper as medicações prescritas.
Cuidar especialmente bem as saúde emocional ajuda o paciente a ter mais controle e auto estima para conviver com a doença.
Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.