Menina fazendo uma prova sem estresse

Dra. Adriana Bonfioli

Sentir estresse antes de um exame ou teste é comum e natural, desde que este não seja exacerbado ao ponto de paralisar o aluno e prejudicá-lo. Para evitar essa situação, existem diversas estratégias para fazer uma prova sem medo. São algumas delas:

  • estudar para a prova com antecedência;
  • movimentar-se e fazer atividades relaxantes na véspera;
  • dormir bem;
  • alimentar-se;
  • utilizar a respiração para controle da ansiedade.

Xô, estresse!

O estresse é um sintoma muito comum nos tempos modernos e, entre os vários tipos conhecidos, está aquele que ataca alguém que está prestes a fazer uma prova.

Ansiedade generalizada, acompanhada de calafrios, insônia e falta de apetite são alguns dos principais sintomas desse mal estar. Segundo os especialistas, o estresse deve virar preocupação quando afeta o indivíduo ao ponto de paralisá-lo diante as suas atividades.

Mesmo assim, não se preocupe, há muitas maneiras de ajudá-lo a vencer este desafio! Há alguns pontos que devem ser considerados antes mesmo do dia da prova:
  • Revisar o material permitirá que você reforce sua memória. No entanto, se você espera até o dia anterior para começar os estudos, certamente terá mais dificuldades para se lembrar do conteúdo.
  • Perceber a prova como um desafio e não como um evento trágico fará uma diferença importante. O medo de fracassar e a insegurança não podem assumir o controle e tomar seus pensamentos: “É muito difícil! Eu não serei capaz!”. Lembre-se de que o medo dá poder à insegurança. Tente mudar seus pensamentos: “Eu posso fazer isso!”.
  • É normal estar estressado antes de fazer uma prova porque, mesmo conhecendo o assunto, não sabemos a formulação exata das questões e não temos controle sobre a situação. É assim que nosso corpo funciona! Um pouco de estresse é mesmo necessário para você estudar.
  • Ouça o seu corpo. Algumas pessoas precisam fazer algum esporte para aliviar a pressão (correr, dançar, etc.); outras precisam relaxar (ouvir música, colorir uma mandala, yoga, etc.). Respeite o seu modo de se sentir bem.
  • O seu sono é muito importante! Não é uma boa ideia estudar até a alta madrugada e levantar-se às 6 da manhã, especialmente antes de uma prova. Sem um sono de qualidade, seu corpo não terá a energia necessária para lidar com o estresse normal de um exame e você não estará no seu pleno potencial. O estresse e a fadiga causam problemas de memória e concentração.

No dia da prova

Chegou o grande dia! Use mais estratégias para diminuir o estresse e clarear seus pensamentos:

  • faça uma refeição saudável, a energia é essencial;
  • gerencie bem o seu tempo. Não chegue tarde para o teste;
  • lembre-se: é normal estar levemente estressado antes de fazer uma prova. Mantenha pensamentos positivos;
  • respire! Ao tomar controle de sua respiração, você pode diminuir a resposta do estresse em seu corpo. Respire profundamente e pausadamente, inalando pelo nariz e soltando o ar pela boca. Use o diafragma e o tórax para encher bem seus pulmões e melhorar a oxigenação do corpo.

Para lembrar e fazer uma prova excelente!

  • Para um bom desempenho, a revisão do material não deve ser feita apenas no dia anterior a prova;
  • ver a prova como um desafio ao invés de um evento doloroso ajuda a controlar melhor as emoções;
  • relaxar, movimentar-se e dormir bem são essenciais para acordar com energia no dia do exame;
  • alimente-se bem no dia do teste;
  • você deve administrar seu tempo durante o exame e entender que um pouco de estresse é normal;
  • use técnicas de respiração para relaxar.

E aí, gostou do texto? Para ler mais conteúdos como este, fique de olho em nosso Blog e siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram)! Estamos te esperando.