O que é hipertensão arterial?
A hipertensão arterial, ou pressão alta, é quando o sangue que circula no corpo faz uma força muito grande contra a parede das artérias.
É uma doença que não costuma apresentar sintomas e pode resultar em sérios danos para a saúde, como doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC).
Por que a hipertensão arterial é uma doença silenciosa?
A pressão alta é uma doença silenciosa porque não costuma apresentar sintomas até que esteja muitíssimo elevada, acima de 18/12, podendo até não ter nenhum sintoma (mesmo com ela nas alturas).
Por isso, é bom consultar o médico periodicamente para detectar a doença e não ser pego de surpresa.
Quais são os sintomas de pressão alta?
A pressão alta é uma doença que não costuma dar sintomas até que esteja extremamente elevada, ou com grande potencial de morte. Alguns sintomas que o paciente que sofre desta condição pode apresentar são:
- dor de cabeça;
- falta de ar;
- dor no peito;
- tonteira;
- falta de ar;
- visão turva;
- zumbido no ouvido.
Como saber se tenho pressão alta?
A hipertensão arterial não costuma apresentar sinais. Por isso, a melhor forma de descobrir se você tem pressão alta é indo ao médico regularmente para que ele faça a medição com o instrumento adequado.
O que causa a pressão alta?
A pressão alta pode ser de dois tipos: primária, quando não é possível detectar uma causa exata para ela, ou secundária, quando é provocada por uma condição pré-existente.
Alguns fatores de risco para a hipertensão arterial são:
- sobrepeso ou obesidade;
- idade: 65 ano ou mais;
- descendência de africanos ou caribenhos;
- histórico familiar de pressão alta;
- consumo exagerado de sódio;
- sedentarismo;
- tabagismo;
- consumo exagerado de bebidas alcoólicas ou café (ou bebidas à base de cafeína);
- déficit de sono.
Já a pressão alta secundária pode ser resultado de:
- apneia obstrutiva do sono;
- problemas renais;
- distúrbios da glândula supra-renal;
- hipertireoidismo;
- defeitos congênitos nos vasos sanguíneos;
- medicamentos como pílulas anticoncepcionais, anti-inflamatórios, remédios para resfriados e descongestionantes nasais;
- consumo de drogas ilegais, como cocaína e anfetaminas.
Como tratar e controlar a hipertensão?
A pressão alta é uma doença que pode durar anos, ou até mesmo a vida inteira. Porém, uma mudança no estilo de vida pode ajudar a controlar a hipertensão e prevenir doenças cardiovasculares.
Algumas mudanças de hábitos indicadas são:
- alimentação saudável e balanceada;
- reduzir o consumo de alimentos que contêm muito sal;
- praticar atividades físicas regularmente;
- reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
- parar de fumar;
- manter um peso saudável.
A pressão alta é perigosa? Pode matar?
Sim. Por ser uma doença silenciosa e que raramente apresenta sintomas, a hipertensão é uma doença perigosa e pode, sim, levar à óbito.
Quando a pressão arterial está alta, os vasos sanguíneos ficam sobrecarregados, podendo causar complicações graves e até fatais ao paciente, como:
- acidente vascular cerebral (AVC);
- infarto agudo do miocárdio;
- insuficiência cardíaca e renal;
- retinopatia hipertensiva: os vasos da retina fica estreitos, frágeis e propensos ao sangramento podendo levar à cegueira;
- problemas de memória ou cognição;
- demência.
Hipertensão tem cura?
A maioria das pessoas apresenta hipertensão arterial primária quando não é possível detectar o que provocou a mudança da pressão e, nesses casos, não tem cura.
Porém, uma mudança no estilo de vida pode ajudar no controle da hipertensão e na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, em alguns casos, o uso de medicação pode ser preciso para controlar a pressão.
A partir de quanto é pressão alta?
Uma pressão é normal quando apresenta valores de 12 por 8.
Se a pressão varia entre 12 por 8 e 14 por 9, é chamado de pré-hipertensão e pode indicar que o paciente tem risco de desenvolver pressão alta no futuro.
Para ser considerada pressão alta, é preciso ser igual ou maior que 14 por 9. Por isso, é preciso ir ao médico regularmente para fazer a medição e detectar com antecedência qualquer mudança na pressão arterial.
Quem tem pressão alta pode beber?
O consumo excessivo de álcool prejudica o controle da pressão arterial, por isso é indicado que pessoas que sofram de pressão alta não exagerem no consumo desse tipo de bebida.
O consumo moderado de bebidas alcoólicas é o mais recomendado. Por isso, o indicado é de uma dose diária para mulheres e duas para homens. Uma dose é igual a uma lata de cerveja, ou uma taça de vinho ou uma dose de 50 ml de bebida destilada.
Pressão alta causa dor de cabeça?
A dor de cabeça acompanhada de dor na nuca pode ser sim um sintoma de pressão alta. Porém, é importante dizer que a pressão alta não costuma apresentar sintomas. Isso acontece porque o corpo vai se acostumando com a mudança da pressão. Só nota que tem hipertensão quando coração, rins, retina e coração já foram afetados gravemente.
Pressão alta na gravidez é perigoso?
Sim, mulheres que já tem pressão alta antes de engravidarem têm maior risco de desenvolver hipertensão gestacional, também chamada de pré-eclâmpsia e se evoluir para um quadro de eclâmpsia pode provocar complicações graves e até fatais para a mãe e o bebê.
Saiba mais em: Hipertensão arterial: o que é, sintomas e tratamentos/
Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.