Durante a quarentena, mulher praticando exercício físico na sala de casa com a ajuda de um professor à distancia

Dra. Adriana Bonfioli

Em tempos tão complicados como a pandemia que estamos vivendo, é preciso praticar o auto-isolamento e o distanciamento social. Isso, basicamente, quer dizer: nada de festas, encontros, viagens e, pior, academia.

Acontece que a maioria das pessoas só faz exercícios físicos em horários específicos, e fora de casa, por meio das academias, aulas coletivas, estúdios de ginástica etc.

Então, a dúvida que não quer calar é: como podemos nos manter ativos e saudáveis sem sairmos de casa? Bem, continue conosco para descobrir.

Como manter os exercícios físicos durante a quarentena?

1. Recorra à tecnologia

antes mesmo da pandemia, uma tendência que estava cada vez mais ganhando o coração das pessoas era a dos aplicativos/vídeo aulas de ginástica. Depois deste surto do novo coronavírus, então, nem se fala.

Diversas academias e personal trainers, na tentativa de conseguirem se adaptar à nova realidade, passaram a oferecer LIVES diárias com aulas online em suas redes sociais.

Então, nada de corpo mole! Procure por perfis e empresas que disponibilizem esse tipo de serviço de forma SEGURA e LEGÍTIMA, e mãos à obra!

2. Busque por métodos alternativos

existem vários exercícios que podem ser feitos em casa e fazem muito bem à saúde. Os exemplos mais comuns são pular corda, praticar yoga e alongamentos, dançar, subir/descer escadas etc.

Porém, lembre-se: para cada uma dessas atividades, utilize materiais seguros e de qualidade. Invista, também, em roupas e sapatos apropriados para cada atividade e, se preciso, peça por orientações de alguém que está mais habituado a fazer esse tipo de prática, ou até mesmo de um profissional.

3. Equipe sua casa

caso tenha espaço suficiente, é possível alugar ou comprar pela internet uma série de utensílios e equipamentos de ginástica como esteiras, bicicletas ergométricas, pesos, elásticos etc. Porém, nunca deixe de pedir orientações a um profissional para fazer os exercícios de forma correta. Afinal, ninguém quer sair dessa quarentena com uma lesão.

4. Recomendações para exercícios fora de casa

Atenção: é importante ressaltar que nossa equipe, por enquanto, ainda aconselha que todos fiquem em casa. Porém, se você decidir sair do isolamento, siga as dicas abaixo com bastante atenção e cautela.

  • passear com o cachorro: escolha locais bastante arejados e espaçosos, e mantenha a distância de pelo menos 1,5 m das outras pessoas. Use máscara durante todo o percurso e, ao chegar em casa, deixe os sapatos na entrada, limpe bem as patinhas do pet e tome uma ducha. Procure tocar na menor quantidade de coisas o possível enquanto estiver com as roupas que usou para sair.
  • dar um passeio de bicicleta: as mesmas dicas/recomendações acima valem para uma boa pedalada no fim da tarde. Aliás, muitas pessoas que possuem animais de grande porte passeiam com eles amarrados em suas bicicletas. Não se esqueça, ainda, de higienizar a bicicleta e os aparatos de proteção que você usar durante a atividade (luvas, cotoveleiras, joelheiras, capacete, óculos etc).
  • corrida e/ou caminhada: desde que você siga todas as recomendações para se proteger do novo coronavírus.

Enfim…

Lembre-se de que praticar exercícios físicos durante o isolamento é extremamente importante para a nossa saúde, mas de nada adianta arrasar nos polichinelos quando não se come direito, nem se cuida do emocional.

Então, não se esqueça de manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, e não deixe de fazer um pouco daquilo que gosta e de manter contato (online, claro) com aqueles que ama.

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