Estresse do homem no computador afeta saúde emocional do seu cachorro que está triste ao lado

Que a ligação emocional entre o tutor e seu cão é profunda, todos nós sabemos. Porém, um estudo da Universidade Linkoping, na Suécia, comprovou que o estresse sentido pelo humano pode se refletir no seu companheiro peludo.

Eles mediram a concentração de cortisol, hormônio liberado em resposta ao estresse, no cabelo e pelos de tutores e animais, e demonstraram NÍVEIS SINCRONIZADOS!

Além de ser seu melhor amigo, o cão pode estar mimetizando seu estado emocional. Ou seja, donos estressados têm cães com altos níveis de estresse! E experimentar emoções negativas com frequência pode comprometer a saúde de ambos.

Os pesquisadores concluíram que a conexão tutor-pet é semelhante à de pais e filhos, e que é importante cuidar da saúde emocional da família para que o cão seja tranquilo, feliz e saudável.

6 dicas para reduzir o nível de estresse do cão:

  • Exercício: uma dose diária de passeios, brincadeiras, natação ou qualquer atividade física reduz o estresse e melhora a saúde do animal.
  • Estímulo mental: o cão deve ser desafiado com brinquedos e atividades, inclusive na hora de se alimentar.
  • Segurança: o cão deve ter um cantinho em casa onde se sinta seguro e confortável, e para onde possa se recolher quando quiser descansar ou se afastar de situações que geram ansiedade (como visitas!).
  • Música calma: sim, música ambiente, ou mesmo o barulho da TV, podem ajudar a acalmar um cão ansioso.
  • Evite situações de ansiedade: se o cão não gosta de visitas ou de outros animais, evite colocá-lo nessas situações.
  • Carinho: abraços e massagens ou simplesmente passar tempo junto com o cão é uma arma super valiosa contra o estresse de ambos!

O estado emocional do tutor influencia o pet, mas o inverso também é verdadeiro! Um cão calmo e feliz é uma companhia agradável que faz maravilhas para a saúde mental do tutor!

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.