Gato Maine Coon em um baco de madeira na varanda de uma casa

Dra. Beatriz Terenzi

Um bom companheiro, o Maine Coon é bastante equilibrado e sociável. Porém, a característica pela qual o Maine Coon é mais lembrado é o seu tamanho. Ele chega a um comprimento de até 120 centímetros (da cabeça à ponta do rabo).

Por fim, a raça é muito independente e se adapta com facilidade a novos espaços e rotinas. É muito inteligente e aprende rápido, podendo até mesmo ser treinado para aprender alguns truques, e adora passar um tempo ao lado dos donos.

História

Considerada a raça de pêlo longo mais antiga das Américas, o Maine Coon leva o nome do Estado norte-americano onde surgiu, Maine, localizado no extremo nordeste do país. Daí a capacidade do bichano de tolerar baixíssimas temperaturas, além do talento como caçador.

Porém, a característica pela qual o Maine Coon é mais lembrado é o seu tamanho. Ele chega a um comprimento de até 120 centímetros (da cabeça à ponta do rabo). Acredita-se que a raça tenha surgido há 200 anos, a partir do cruzamento entre gatos canadenses e europeus.

Porte

Altura: 34 a 44 cm
Peso: 7 a 11 kg

Pelagem

O Maine Coon aparece em tons de marrom, cinza e branco, sempre em duas e três cores.

Expectativa de vida

9 a 15 anos.

Banho

O Maine Coon adora água. Logo, o banho será um prazer para ele. Mas lembre-se de dar aquela escovada ao longo pêlo dele: a formação de nós pode doer e causar vários transtornos para o bichano.

Alimentação

Rações úmidas são mais fáceis de ser digeridas, porém, estragam com maior facilidade. Além disso, se forem ingeridas em excesso, levam à diarréia e à obesidade. Já o consumo de rações secas deve ser compensado com uma hidratação rigorosa, para evitar os problemas causados pela pouca água no organismo – entre os quais, a insuficiência renal.

Caso o gato seja castrado, a dieta deve ser controlada para impedir o aumento de peso. Gatos idosos merecem atenção especial quanto à glicose e água.

O ideal é consultar um veterinário no mínimo anualmente. O especialista irá te orientar a respeito das necessidades nutricionais e demais cuidados para cada fase do seu bichano.

Saúde

O Maine Coon pode apresentar alguns problemas comuns em raças de grande porte:

  • displasia coxofemoral;
  • luxação de patela;
  • artrite;
  • atrofia muscular espinhal (o Maine Coon tem predisposição genética a essa doença);
  • cardiomiopatia hipertrófica;
  • doença renal policística
  • insuficiência renal.

Habitat

Como todo gato, o Maine Coon gosta do conforto do lar, mas seu tamanho pede um espaço maior para que ele possa brincar e não se sentir sufocado. É um gato que se adapta especialmente a regiões mais frias.

Comportamento

Um bom companheiro, o Maine Coon é bastante equilibrado e sociável. Por outro lado, a raça é muito independente. Adapta-se com facilidade a novos espaços e rotinas. É muito inteligente e aprende rápido, podendo até mesmo ser treinado para aprender alguns truques, e adora passar tempo ao lado dos donos.

Gosta mais de demonstrar do que receber carinho. Ele usa as patas com impressionante habilidade – consegue segurar alimentos e abrir portas! Também costuma ser muito falante e comunicativo, miando para interagir com os humanos e mostrando o que quer com facilidade.

Gostou do texto? Visite a editoria Saúde do Animal e saiba como manter a saúde do seu melhor amigo. Nossos veterinários e especialistas têm muito para contribuir. Acesse, também, nosso Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de tudo sobre o universo pet.