De porte médio a grande, o gato Himalaio herdou a maioria de suas características de duas outras raças: o Siamês e o Persa. Por isso, sua coloração é similar ao primeiro e, a corpulência e pelo, ao segundo.
Ele adora contato humano e ama brincar de correr e buscar. Apesar de independente, ele é muito leal aos seus donos e bastante reservado quando se trata de estranhos. Adapta-se bem a apartamentos e podem ser deixado sozinho de vez em quando sem maiores problemas.
História
O Gato Himalaio surgiu após experimentos de dois médicos da Universidade de Harvard, nos EUA, que cruzaram as raças Siamês e Persa, para analisar a transmissão de características genéticas. Criadores britânicos prosseguiram o desenvolvimento da raça, batizada como Himalaia, nos anos 60, devido à semelhança com os coelhos da mesma região. Em 1984, a Cat Fanciers’ Association considerou o Gato Himalaio como uma sub-raça da Persa.
Porte
- Peso: 3 a 6 kg
- Tamanho: 20 a 25 cm
Pelagem e Cores do Gato Himalaio
O gato do Himalaia apresenta a coloração do Siamês com a corpulência e pelo do Persa. Pode ter a marcação das extremidades em marrom, creme, dourado, prata e cinza. Os olhos costumam ser azuis, verdes e castanhos.
Seu pelo exige escovação diária e banhos mensais.
Expectativa de vida
9 a 15 anos.
Higiene
Os banhos no gato do Himalaia devem ser mensais para manter o brilho e equilíbrio da oleosidade do seu pelo.
Alimentação
Rações úmidas são mais fáceis de ser digeridas, porém, estragam com maior facilidade. Além disso, se forem ingeridas em excesso, levam à diarréia e à obesidade. Já o consumo de rações secas deve ser compensado com uma hidratação rigorosa, para evitar os problemas causados pela pouca água no organismo – entre os quais insuficiência renal.
Caso o gato seja castrado, a dieta deve ser controlada para impedir o aumento de peso. Gatos idosos merecem atenção especial quanto à glicose e água.
O ideal é consultar um veterinário no mínimo anualmente. O especialista irá te orientar a respeito das necessidades nutricionais e demais cuidados para cada fase do seu bichano.
Saúde
Raças de focinho achatado, seja de gatos como de cães, infelizmente apresentam problemas oculares e respiratórios. O gato Himalaio pode, então, desenvolver:
- úlcera de córnea;
- entrópio;
- prolapso da terceira pálpebra;
- dificuldades respiratórias.
Pode apresentar, também, problemas semelhantes às raças que o originaram, Siamês e Persa. São eles:
- sensibilidade ao calor;
- doença renal policística;
- quilotórax;
- micose;
- seborréia.
Habitat
O Gato do Himalaia gosta de ambientes tranquilos, sem muitas mudanças e agitações. Não é daquele tipo de gato que gosta de subir em lugares altos, preferindo ficar no chão mesmo.
Comportamento
O gato Himalaio herdou do Siamês o prazer no contato com os humanos e o gosto por brincadeiras de correr e buscar. São leais aos seus donos, reservados com estranhos e adoram fazer parte da família, apesar de também demonstrarem certa independência. Podem ser deixados períodos sozinhos, sem maiores problemas. É importante oferecer opções de brinquedos e atividades para enriquecimento ambiental e exercício físico.
Gostou do texto? Visite Saúde do Animal e saiba como manter a saúde do seu melhor amigo. Nossos veterinários e especialistas têm muito para contribuir. Acesse, também, nosso Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de tudo sobre o universo pet.
Médica veterinária, especialista em clínica de pequenos animais, oncologia e nutrição veterinária.
2 Comments
Boa noite. Eu posso dar frutas para o meu gato himalaio? Ele é muito guloso e quer tudo que estamos comendo, dá uma pena kkkk. Obrigada
Olá, Danielle. Tudo bem? O gato é um animal carnívoro e frutas não acrescentam nada do ponto de vista nutricional. Prepare para ele petiscos como pequenos peixinhos assados até ficar sequinhos, fígado de galinha assado e moela assada. Todos você pode picar pequeno e guardar na geladeira ou congelar. Vai tirando aos poucos quando quiser dar um petisco! Um abraço e até a próxima.