Mulher sorridente tendo a pele do rosto esticada por dermatologista para saber se precisa da elevação dos supercílios

Dr. Fábio Gontijo

Quando você se olha no espelho, o que vê? Um rosto leve, calmo e descansado, ou uma expressão cansada, triste ou até mesmo zangada? Bem… uma coisa é fato: os olhos, supercílios e a testa desempenham um papel importantíssimo na comunicação de nossas emoções e, com o passar dos anos, isso se torna ainda mais evidente.

Ocorre que o envelhecimento, como já expliquei por aqui, faz com que a pele perca um pouco de sua elasticidade. Com o tempo, ocorre uma queda dos supercílios, fazendo com que eles fiquem mais próximos dos olhos, nos dando uma aparência de cansaço e preocupação.

Então, se você anda percebendo que suas feições estão constantemente pesadas e carregadas sem motivo aparente, aí vai uma boa notícia: existem várias formas de se livrar desse tipo de “problema” e uma das mais utilizadas é a elevação dos supercílios.

Para saber tudo sobre ela, basta encontrar uma posição confortável na cadeira e continuar comigo até o final desse artigo. Preparada(o)? Vamos lá!

O que é a elevação dos supercílios?

Também conhecida como lifting ou levantamento das sobrancelhas, a elevação dos supercílios consiste em, como o próprio nome indica, reposicionar a região dos olhos para conferir ao paciente uma aparência mais renovada e agradável.

Para isso, o profissional que conduzirá o procedimento pode escolher entre várias técnicas diferentes (das quais já vamos conversar daqui a pouco). O objetivo, porém, é o mesmo: corrigir as sobrancelhas caídas e minimizar as linhas de expressão que podem fazer com que você pareça zangada(o), preocupada(a), triste ou cansada(o).

Tipos de elevação de supercílios

Atualmente, existem diferentes técnicas para a realização do lifting de sobrancelhas. Vale ressaltar que a melhor opção para qualquer paciente, claro, depende dos seus objetivos, anatomia e extensão das correções necessárias.

1- Toxina botulínica

Um dos métodos mais simples de se elevar os supercílios é a aplicação de toxina botulínica. Acontece que temos alguns músculos no rosto responsáveis por elevar as sobrancelhas (frontal) e outros por baixá-las (corrugador, procerus e orbicular).

Figura dos músculos da face humana indicando 4 que auxiliam na elevação e abaixamento do supercílio

Assim, como a toxina botulínica age provocando uma paralisia localizada, basta aplicá-la nos músculos depressores e pronto! Pela própria ação do frontal os supercílios se elevam naturalmente.

Se quiser saber mais sobre a aplicação de toxina botulínica, leia:
TOXINA BOTULÍNICA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ASSUNTO

2- Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento para elevar os supercílios é particularmente útil quando ocorre a queda da porção mais lateral, que chamamos de cauda.

Ao repor o volume perdido, o ácido hialurônico consegue reposicionar as sobrancelhas e harmonizar o terço superior da face.

3- Fios de sustentação

Os fios de sustentação são suturas feitas de material biocompatível que, quando colocadas em pontos estratégicos do rosto, conseguem um efeito lifting imediato. Com o passar do tempo, esse efeito é ainda mais acentuado pela produção de colágeno que ocorre no local.

Para saber quais os tipos de fios de sustentação e suas indicações, leia:
FIOS DE SUSTENTAÇÃO: UMA ALTERNATIVA NÃO INVASIVA AO LIFTING

4-Brow Lift

Em alguns casos, a queda de supercílios é mais acentuada e a melhor indicação é cirúrgica. Existem vários tipos de técnicas, sendo que uma excelente opção é uma técnica conhecida como “Brow Lift”, que utiliza incisões pequenas acima da sobrancelha para realizar o lifting.

Enfim…

Somente um médico especialista pode avaliar com exatidão qual a melhor opção para tratar a queda de supercílios em cada caso.

Logo, faça uma pesquisa prévia, peça por recomendações e opte por um profissional de confiança. Afinal, é da sua saúde e beleza que estamos falando. Combinado?

Um abraço e até a próxima.

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.