Close do olho e da sobrancelha de uma mulher

Dra. Dulcilea Ferraz

Possuir falhas nas sobrancelhas assusta, incomoda e pode causar baixa autoestima em mulheres e homens. Porém, até que ponto isso é normal?

Calma! Isso pode não ser tão grave quanto se pensa!

Inicialmente, é preciso entender que, mais do que estética, as sobrancelhas/supercílios têm a função de proteger a visão do suor que pode escorrer para os olhos.

Outro ponto interessante é que, assim como os fios de cabelos da cabeça, os fios das sobrancelhas também possuem um ciclo de vida e caem naturalmente. Como os cabelos das sobrancelhas estão em menor quantidade, isto se torna mais perceptível.

A queda de cabelo incomoda mais as mulheres, principalmente as mais jovens. Afinal, elas não “esperam” por isso tão cedo.

Após a menopausa, as mulheres acham que é comum surgirem falhas nas sobrancelhas e, talvez não se assustem tanto, mas também se sentem incomodadas e desejam resolver o problema.

Mas… e se você desconfia de que os pelos da sua sobrancelha estão caindo além da conta, ou desaparecendo aos poucos, apresentando falhas?

Em todos os casos, é importante saber que o surgimento dessas falhas, em qualquer idade e pessoa, deve ser avaliado por um médico dermatologista.

Quais as causas das falhas nas sobrancelhas?

A retirada excessiva de pelos (pinçamento) e os traumatismos frequentes com o uso de lápis para realçar as sobrancelhas são causas comuns de perdas pequenas de pelos nessas áreas.

No entanto, a perda de pelos das sobrancelhas pode ter como origem uma doença localizada naquela área da face, ou até mesmo em outras regiões do corpo como:

  • sífilis, hanseníase e doenças da tireóide;
  • dermatite seborréica e dermatite atópica;
  • alopecia areata, tricotilomania, alopecia mucinosa e eflúvio telógeno;
  • alopecia frontal fibrosante (tipo de alopecia que está se tornando mais frequente nos últimos anos).

O que é a alopecia frontal fibrosante?

Atualmente, vários casos de alopecia frontal fibrosante têm surgido. Essa é uma doença que, muitas vezes, apresenta como primeiro sinal a perda de pelos nas sobrancelhas.

O paciente apresenta falha de cabelos, em faixa, na borda de implantação de cabelos do couro cabeludo, geralmente na região superior da testa. Ocorre principalmente em mulheres após a menopausa, porém, há vários casos descritos em homens e mulheres mais jovens.

Pode ser evidente o contraste entre a falta de pigmentação da área de perda de cabelos e a hiperpigmentação pelo dano solar da pele da face. A perda bilateral dos cabelos das sobrancelhas é um achado comum e pode ocorrer antes ou após a queda capilar.

É muito importante a realização do diagnóstico e tratamento precoces, visto que esse tipo de alopecia pode ocasionar perda definitiva de cabelos no couro cabeludo e de pelos na face, sobrancelhas, cílios, braços e pernas.

O objetivo do tratamento é evitar o progresso da doença. Relatos da literatura científica apontam que a sua cura, portanto, ainda é um desafio, sendo utilizados vários medicamentos de acordo com o grau de inflamação e atividade da doença.

Então, o que fazer se surgirem falhas nas sobrancelhas?

É importante uma avaliação com o médico dermatologista. Se for diagnosticada alguma doença, o tratamento será sugerido. Após a realização do tratamento, ou se for afastada a possibilidade de doença, é possível tentar corrigir esteticamente esse problema de forma segura com profissionais qualificados.

E aí, gostou do texto? Para ler mais conteúdos como este, fique de olho em nosso Blog e siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram)! Estamos te esperando.