Homem dormindo com a TV ligada

Um estudo publicado essa semana no JAMA pesquisou a associação entre o ganho de peso e obesidade, e a exposição à luz azul durante o sono. Mais de 40 mil pessoas participaram da pesquisa que mostrou que dormir com a TV ligada, ou outras luzes acesas no quarto, podem alterar o relógio biológico e o metabolismo.

Todas as funções do organismo obedecem a um ciclo chamado ritmo circadiano. A exposição à luz durante o dia e o ambiente escuro durante a noite conta ao cérebro quando é hora de dormir e acordar.

Muitos hormônios e substâncias do metabolismo sofrem aumento e redução cíclicos ao longo do dia, comunicando aos órgãos o que fazer.
Alterações no ciclo sono-vigília podem contribuir para problemas de saúde como hipertensão arterial, infarto, diabetes depressão e obesidade.

Segundo o estudo, as mulheres expostas à luz azul durante a noite apresentaram um aumento de 30% no risco de obesidade.

Dicas para melhorar a qualidade do sono:

  • tomar um pouco de sol durante o dia e ficar no escuro à noite;
  • evitar a exposição à luz azul (celulares, tablets e televisão) por pelo menos 2 horas antes de ir para a cama;
  • o quarto de dormir deve ser totalmente escuro;
  • ter uma rotina antes de dormir ajuda muito: ler um livro, meditar, ouvir uma música calma ou tomar um banho quente, por exemplo;
  • mantenha uma dieta saudável, que promova a saúde intestinal e hormonal, e previna a inflamação;
  • evitar cafeína após o meio dia;
  • praticar exercícios regulares;
  • administrar o estresse e a ansiedade.

Quer saber mais sobre o sono? Leia Os pilares da saúde: a importância do sono.

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