Mulher quebrando um cigarro ao meio indicando que está parando de fumar

Dra. Adriana Bonfioli

Todos nós sabemos o quanto o tabagismo é prejudicial à saúde. Porém, ter essa noção, infelizmente, não torna o processo de parar de vez com os cigarros mais fácil.

Ocorre que fumar é um vício físico e psicológico. Muitas pessoas recorrem ao cigarro, por exemplo, para aliviar o estresse e relaxar por alguns minutos, principalmente porque o ato de tragar abaixa levemente a pressão.

O grande problema é que a nicotina, além de apresentar um risco enorme para a nossa saúde, cria dependência. Então, quando a pessoa tentar diminuí-la do organismo, o corpo experimenta sintomas de abstinência como ansiedade, irritabilidade, aumento do apetite, dores de cabeça etc.

Além disso, vale ressaltar que interromper o tabagismo envolve, também, uma série de mudanças e adaptações em nossa rotina, tornando o processo ainda mais difícil. Afinal, as “escapadinhas” para fumar um cigarro se tornam partes de um ritual diário e, portanto, são associadas a momentos prazerosos como o pós-almoço, o cafezinho da tarde ou o encerramento de uma atividade trabalhosa.

Sendo assim, será que é possível parar de fumar de uma forma tranquila? Bem… a resposta é sim. Porém, as alternativas variam muito de pessoa para pessoa.

O que você deve manter em mente é que essa transição, apesar de complicada, não precisa ser dolorosa para ninguém. Por isso, não desista! Tente algumas das opções abaixo com bastante paciência e persistência, e boa jornada!

1. Estabeleça uma data

Ótimo, você decidiu parar de fumar de vez. Agora, chegou o momento mais decisivo: decidir quando isso vai acontecer.

Certifique-se de escolher um dia próximo (principalmente para não mudar de ideia) mas, se possível, tente encaixá-lo em períodos menos estressantes da sua vida.

Explicando melhor: decidir diminuir o cigarro perto de momentos decisivos como a defesa de uma tese, a apresentação de algum projeto ou o desenvolvimento de um trabalho importante, por exemplo, pode não ser a melhor ideia. Escolha uma data propícia para tal, que não exija tanto de sua saúde física e mental.

2. Prepare o território

Nos dias anteriores à data escolhida para o fim do tabagismo, certifique-se de se preparar emocionalmente e até mesmo fisicamente para essa fase. Para isso:

  • comece a diminuir, gradualmente, o número de cigarros por dia;
  • pare de comprar novos maços e tente fazer aqueles que você já tem durarem mais;
  • arranje substitutos para ocupar sua cabeça e diminuir seus desejos como, por exemplo, fidget spinners, garrafas d’água, gomas de mascar e comidas (com moderação, claro);
  • peça ajuda de seus amigos e familiares para tornar esse momento o menos estressante possível.

3. Alivie as crises de abstinência “enganando” o seu organismo

Atualmente, existem alguns produtos no mercado que podem ser usados, em último caso, para aliviar as suas crises de abstinência. Os mais utilizados são os chicletes e adesivos de nicotina que, apesar de a terem em sua composição, não viciam.

Atenção: não fume e utilize esses recursos ao mesmo tempo. Afinal, o excesso de nicotina no organismo continua fazendo muito mal à saúde.

No mais, como ninguém quer se tornar escravo dessa substância pelo resto da vida, tente diminuir gradualmente o uso dessas opções ao longo do tempo também, combinado?

4. E, por fim: peça ajuda

É claro que, em alguns casos, nenhuma dessas dicas anteriores são capazes de fazer alguém parar de fumar com sucesso. Portanto, não se preocupe. Se nenhuma delas funcionar para o seu caso, isso não faz de você uma pessoa mais fraca, mas sim um ser humano que, por ora, está com o organismo viciado e, por isso, precisa de ajuda.

Atualmente, existem vários grupos de apoio para fumantes que podem dar uma força a mais nesse processo. Além disso, cogite se consultar com um pneumologista, clínico geral ou profissional especializado nesse propósito para tornar sua jornada o menos complicada possível.

Boa sorte e até a próxima!

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