Mulher se abracando em atitude de auto cuidado, na primeira etapa do detox emocional

Dra. Renata Duailibi

A maioria das pessoas pensa em ‘detox’ como uma experiência física, uma forma de eliminar as impurezas que se acumulam em nosso corpo no dia a dia. Mas você por acaso sabia que é possível fazer um detox emocional?

Nesse processo, práticas de autoconhecimento e mindfulness são utilizadas para processar emoções e sentimentos negativos como dor, culpa, raiva, tristeza e estresse. O objetivo não é eliminá-los, como faríamos com toxinas acumuladas no corpo, mas sim entender de onde eles vêm e aprender a lidar com eles de forma saudável e madura.

A verdade é que nós, muitas vezes, fugimos da verdade. Nós apenas reagimos, sentimos-nos culpados, frustrados e com raiva sem saber exatamente o porquê. E, além disso, projetamos nossos problemas emocionais nos outros.

Porém, se não processarmos corretamente as nossas experiências, elas se acumulam e, com o tempo, tornam-se tóxicas, contaminando nosso relacionamento conosco e com os outros.

“Se não lidamos prontamente com a dor, ela irá se tornar, mais tarde, tóxica para as nossas emoções. Irá se apresentar como insônia, hostilidade, raiva, medo ou ansiedade. Pior ainda, se você não sabe lidar com sentimentos de raiva ou medo, provavelmente irá internalizá-los acreditando que “é tudo minha culpa”. Sua energia emocional, espiritual e física será consumida por essa culpa até que qualquer iniciativa ou movimento pareça impossível. Nos sentimos exaustos e paralisados, o que leva à depressão.” (Deepak Chopra)

Emoções e sentimentos são coisas distintas

Ao longo da vida, nossas experiências e emoções são armazenadas e processadas, gerando sentimentos. Apesar de serem usadas como sinônimos, as palavras ‘emoção’ e ‘sentimento’ têm significados diferentes.

As emoções são reações do cérebro a estímulos ambientais. Elas ocorrem espontaneamente e podem resultar em reações físicas como palpitações, sudorese e palidez. Cada pessoa reage a uma determinada situação de forma diferente, pois o cérebro reage com base nas experiências de vida individuais.

Alguns exemplos de emoção são:

  • medo;
  • pânico;
  • raiva;
  • alegria;
  • irritação;
  • nervosismo;
  • tristeza;
  • vergonha;
  • culpa;
  • angústia.

Os sentimentos, por sua vez, são resultado das experiências emocionais. As emoções são processadas e, internamente, geram sentimentos que podem durar a vida toda. Quando negativos, eles podem causar muita angústia e sofrimento, que nem sempre são percebidos pelas outras pessoas.

Alguns exemplos de sentimentos são:

  • amor;
  • felicidade;
  • gratidão;
  • compaixão;
  • ódio;
  • inveja;
  • decepção.

As emoções são passageiras, mas os sentimentos não. Eles podem persistir e causar problemas como a depressão, por exemplo. Além disso, nem sempre é possível identificar as origens dos sentimentos.

Sinais de que você está precisando de um detox emocional

Se você tem dificuldade em falar “não” e tenta resolver o problema de todos ao seu redor, provavelmente irá se beneficiar de um detox.

Se tem se isolado, sentindo-se culpado ou triste, ou vive revivendo acontecimentos passados, você precisa examinar sua vida e seus sentimentos!

Alguns sinais de desequilíbrio emocional são

  • preocupação demasiada com o futuro;
  • falta de apetite ou comer compulsivamente;
  • problemas de relacionamento;
  • mentir para si mesmo ou para os outros;
  • evitar certas pessoas ou lugares;
  • isolamento;
  • consumo excessivo de álcool;
  • preocupação constante com o passado;
  • insegurança ao tomar decisões;
  • influência excessiva da opinião alheia;
  • comparação excessiva com os outros;
  • problemas para dormir;
  • ansiedade crônica;
  • depressão;
  • dores de cabeça ou outras dores inexplicáveis.

Objetivos do detox emocional

O objetivo do detox emocional não é eliminar as emoções negativas e o sofrimento. Na verdade, o processo proporciona um contato com seus sentimentos mais profundos e pode, inicialmente, causar dor.

Porém, por meio dele, é possível processar e entender as crenças, pensamentos e sentimentos ocasionados pelas suas emoções. Elas não são o problema! A forma como reagimos às emoções é que causa sofrimento.

A transformação é mais “desaprender” do que “aprender”. (Richard Rohr)

A partir do momento em que percebemos como funcionam as nossas emoções e como as processamos, é possível fazer mudanças na nossa forma de reagir às experiências do dia a dia.

O detox emocional é uma oportunidade de criar novos hábitos e comportamentos que modificam o seu relacionamento com o mundo e com você mesmo.
O autoconhecimento é poderoso e nos ajuda a assumir o controle sobre as nossas vidas e as nossa decisões. Por meio dele, é possível fazer melhores escolhas e criar o futuro que desejamos.

Preparando-se para o detox emocional

Cuidar do seu corpo fazendo escolhas saudáveis é o primeiro passo nessa jornada. Antes de começar o detox emocional, modifique alguns dos seus hábitos de vida e limpe o seu corpo das toxinas acumuladas.

Para ter sucesso, preparar-se de corpo e alma é essencial!

  • Movimente-se: encontrar tempo para atividades físicas é importante durante o processo de detox. Além de ajudar na eliminação de toxinas, o exercício reduz a ansiedade e o estresse.
  • Hidrate-se: além de tomar muita água, consuma frutas e vegetais para se manter hidratado(a).
  • Invista em pré e probióticos: consumir bactérias “do bem” garante a saúde intestinal e mantém o eixo cérebro-intestino em perfeito funcionamento.
  • Reduza a ingestão de leite e derivados: cada pessoa reage de forma diferente ao leite, porém em algumas pessoas ele pode causar alterações gastrointestinais. Experimente se você se sente melhor reduzindo os produtos lácteos na sua dieta.
  • Evite consumir álcool: bebidas alcoólicas tendem a obstruir as emoções e dificultar o processo de mindfulness.
  • Consuma alimentos saudáveis: comida de verdade tem mais nutrientes e menos substâncias tóxicas, melhorando a sensação de bem estar e energia.
  • Reduza as distrações e responsabilidades extra: nas próximas semanas, foque em cuidar do seu emocional. Distrações como as redes sociais, quando excessivas, impedem o processo de conexão com as suas emoções.
  • Peça e aceite ajuda: aceite que você pode precisar de ajuda nas tarefas do dia a dia. Preste atenção às suas necessidades e desejos e não hesite em expressá-los.
  • Sono: durante o sono, nosso cérebro processa as emoções e informações adquiridas durante o dia. À noite, também, são eliminadas as toxinas acumuladas. Priorize um sono de qualidade durante o detox emocional.

Vamos começar?

Da mesma forma que o detox físico, são necessários pelo menos alguns dias para limpar a mente e equilibrar as energias. Recomenda-se realizar o detox emocional por 3 a 7 dias. No entanto, você se sentirá tão bem que com certeza irá persistir nele por mais tempo!

Durante o processo, você irá eliminar influências externas e pensamentos negativos, modificando ativamente sua forma de pensar toda vez que se sentir mal.

Dica 1: Elimine as redes sociais

As redes sociais são uma distração constante e trazem toda sorte de problemas externos para a sua vida. Esqueça o que todos estão fazendo e foque na sua vida, conecte-se com você mesma e com o que você realmente deseja.

Se conseguir, evite notícias, tv e rádio também!

Dica 2: Afaste sentimentos negativos

Se outra pessoa, ou os seus próprios pensamentos, forem desviados para coisas negativas, interrompa imediatamente! Afaste-se da conversa, mude de assunto ou pense em outra coisa.

Se uma emoção negativa for inevitável, permita-se senti-la, aceite-a. Contudo, da mesma forma que você a encara, deixe-a ir também, o mais rápido que conseguir.

Dica 3: Cultive sentimentos positivos

Cultive emoções como paz, alegria, amor, felicidade, serenidade, gratidão e entusiasmo. Se necessário, repita essas palavras em pensamento, ou as escreva diariamente.

Dica 4: Pratique meditação

A meditação é uma prática milenar e tem efeitos benéficos comprovados para a saúde física e mental. Por meio dela, é possível se conectar com o subconsciente, relaxar profundamente e aliviar a ansiedade e o estresse.

Dica 5: Gratidão

O sentimento de gratidão é uma das ferramentas mais poderosas para o bem estar emocional e a felicidade.

Diariamente (mesmo quando não estiver em detox!), reserve um momento para pensar em pelo menos 3 coisas pelas quais se sente grato (a). Melhor ainda, mantenha um diário de gratidão!
Rituais de gratidão também são excelentes como, por exemplo, agradecer pelo alimento antes das refeições, ou pelo seu dia na hora de dormir.

Dica 6: Sorria!

Sorrir, mesmo quando não estamos nos sentindo bem, é uma arma poderosa para melhorar as suas vibrações e atrair mais positividade para o seu dia.

Dica 7: Divirta-se!

Faça coisas que ama e que te façam rir. Risadas são o alimento da alma!

Enfim…

Esperamos que esse detox faça você se sentir mais leve e disposto (a). A saúde emocional é um dos pilares da saúde e precisamos trabalhar todos eles, sempre!

E aí? Vamos nos preparar para um ano novo maravilhoso?

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