Depilação a laser: o que é, como funciona e quais são os resultados?

close de uma mulher tendo as pernas depiladas a laser

Os pelos do corpo para algumas pessoas podem ser uma das coisas mais irritantes para lidar no dia a dia. Quando ficam encravados, então, nem se fala! É claro que existem pessoas que amam seus pelinhos, e isso é ótimo! Mas se você é fã de uma pele sedosa, suave e lisinha, então a depilação a laser é, sem dúvidas, o procedimento PERFEITO para conquistar esse resultado.

Embora possa parecer um pouco mais caro, os custos-benefícios são infinitos, e hoje você vai entender por quê! Vamos lá?

Como funciona a depilação a laser?

Como o próprio nome sugere, a depilação a laser é um procedimento que visa remover, de forma progressiva, os pelos do corpo com o auxílio de uma energia em forma de luz.

Seu alvo é a melanina (proteína responsável pela coloração de nossa pele e cabelos), presente nas hastes dos folículos pilosos. Por meio de ondas de calor localizadas, eles são “destruídos” logo “pela raiz”, impedindo o crescimento de novos fios por um bom tempo.

Para isso, o dermatologista utiliza um aparelho criado especialmente para este fim.

Como é o preparo para as sessões?

O paciente que for fazer o procedimento pode remover os pelos da região no dia do procedimento, utilizando, de preferência, uma lâmina de barbear. Isso porque, dessa maneira, será possível atingir com maior facilidade as raízes dos pelos.

Simples, não é mesmo?

E os cuidados entre as sessões?

Não é recomendado fazer depilações com cera ou pinça entre as sessões. Elas retiram o pelo diretamente no bulbo, o que pode interferir na depilação a laser. Se for necessário, o paciente deve usar uma lâmina de barbear para remover os pelos.

Além disso, é recomendado que o paciente use filtro solar em áreas que ficam expostas ao sol.

Depilação a laser é segura?

Sim! A depilação a laser é segura, porém, precisa ser feita por um profissional experiente e de confiança. Afinal, ele irá avaliar, por exemplo, qual é o melhor tipo de laser para o seu caso, qual será a intensidade das sessões e, mais importante, saberá te orientar sobre quais cuidados tomar antes e após o procedimento.

Por isso, não deixe de se consultar com um dermatologista para conhecer suas opções e, claro, procure informações sobre os melhores locais para realizar sua depilação a laser, combinado?

Em quais áreas a depilação a laser pode ser feita?

O bom da depilação a laser é que ela pode ser utilizada para remoção de pelos em qualquer parte do corpo!

Os locais onde as pessoas mais optam fazer o procedimento são:

  • rosto;
  • virilha;
  • axilas;
  • pernas;
  • peito;
  • barriga;
  • costas;
  • braços.

Quais são os benefícios da depilação a laser?

A maioria das pessoas procura a depilação a laser porque deseja diminuir a quantidade de pelos e ficar mais tempo com a pele lisinha.

Mas, esses não são os únicos benefícios do procedimento! Com esse tipo de depilação, você evita foliculite (pelos encravados) e as temidas manchas escuras na pele.

Quem pode fazer depilação a laser?

Qualquer pessoa saudável acima de 18 anos, seja ela homem ou mulher, pode se submeter à técnica.

A depilação à laser só não é recomendada se houver problemas de pele ou infecção na região onde o procedimento será feito.

E funciona para qualquer pessoa?

Como o alvo do laser é o pigmento, o procedimento tende a dar mais certo em pessoas de pele clara e pelos escuros. Porém, com os avanços tecnológicos, basta que o paciente procure pelos equipamentos mais indicados.

É importante ressaltar que o uso de laser em peles mais escuras pode causar queimaduras se não realizado de forma correta. Afinal, pessoas morenas/negras possuem melanina também nas camadas superiores da pele que, ao absorver um pouco da luz do laser, pode causar danos a essas regiões.

Converse com o especialista antes de fazer o tratamento!

Normalmente, quantas sessões de depilação a laser são necessárias?

Dependendo da região do corpo, podem ser necessárias de 5 a 10 sessões para obter os efeitos desejados. Áreas com pelos mais escuros, como a parte inferior das pernas ou axilas, costumam apresentar resultados mais rápidos.

O procedimento é definitivo?

Quando o tratamento estiver completo, a maior parte dos pelos nunca voltará a crescer. Em alguns locais, pode ser necessário uma reaplicação após alguns meses ou anos. De toda forma, qualquer pelo que volte a crescer provavelmente será mais fino e crescerá mais lentamente do que o original.

O dermatologista pode indicar o período de manutenção após completar o tratamento!

Depilação a laser dói?

Durante alguns dias após o tratamento, a pele afetada pode ficar vermelha e sensível. Muitas pessoas descrevem a sensação como semelhante a uma queimadura solar. O processo em si, no entanto, normalmente não é doloroso.

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.

Dermatologia

Médico, especialista em dermatologia. Especialista em tratamentos dermatológicos cosmiátricos e em laser.

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *