Depilação a laser na barba: como funciona e quando é indicada?

Homem passando por um procedimento de depilação a laser na barba

Depois de anos barbeando o rosto todos os dias, alguns homens estão optando pela remoção permanente dos pelos faciais. Afinal, manter uma barba saudável e bem desenhada sem precisar trabalhar diariamente para que isso aconteça é extremamente prático e satisfatório.

Para tal, um dos melhores recursos é a depilação a laser, uma técnica simples, eficaz e duradoura. Mais para baixo, vamos conversar um pouco mais sobre esse último detalhe, inclusive. Porém, por enquanto, preciso esclarecer outras particularidades importantes sobre esse tema.

A barba, venho percebendo, tem se tornado cada vez mais um acessório de moda indispensável para os homens nos últimos anos. Então, esse tipo de tratamento é uma ótima alternativa não só para quem deseja se livrar dos pelos extras, mas ainda dar à barba um desenho mais bonito, deixando o rosto, inclusive, mais harmônico.

Pensando nisso, preparei um texto com todas as informações básicas que você precisa saber sobre esse procedimento. Assim, fica mais fácil escolher qual caminho seguir com relação à estética da sua barba. Vamos lá?

Por que fazer uma depilação a laser na barba?

Por que ela:

  • ajuda no tratamento de condições como a foliculite;
  • é ótima para quem deseja modelar a linha da barba;
  • economiza bastante tempo;
  • é ideal para homens que simplesmente não querem ter barba;
  • costuma funcionar para todos os tipos de pele
  • oferece uma solução permanente para os pelos que nascem em lugares indesejados/completamente fora do desenho da barba.

“Uma solução permanente?”

A depilação a laser na barba pode ser considerada um método permanente porque destrói a raiz do cabelo, reduzindo o crescimento de pelos nessa região em até 90%. Porém, com o tempo, a indicação é que esse procedimento seja repetido como forma de manutenção. Nestes casos, é claro, as sessões são muito mais espaçadas, com intervalos de 8-12 meses.

Como a depilação a laser na barba funciona?

Essa técnica busca interromper o crescimento dos pelos, enquanto a maioria dos outros métodos se concentra na remoção imediata destes, como é o caso do barbeamento com lâmina, ou cera.

No caso do laser, a luz emitida pelo aparelho percorre pelo pigmento do fio em direção à sua raiz, destruindo-a. Esse processo, então, influencia diretamente no crescimento do fio e, por isso, funciona tão bem em pessoas que têm os pelos escuros.

Porém, não há motivo para desespero. Homens que têm os pelos mais claros também podem recorrer a esse tratamento. Tudo depende do tipo de laser utilizado, e da quantidade de sessões.

Portanto, a melhor forma de saber qual é a solução mais adequada para o seu caso é se consultando com um profissional dessa área (ou seja, com um dermatologista e/ou tricologista).

Os contras

Apesar de ser um procedimento seguro e com resultados comprovados, a depilação a laser na barba também tem os seus contras. Neles, podemos incluir os efeitos indesejados e, é claro, os colaterais e os riscos gerais que o tratamento pode oferecer (apesar de raros). Vamos dar uma olhada em todos eles?

O lado ruim de uma depilação a laser na barba inclui:

  • dor e desconforto durante e após o procedimento;
  • vermelhidão e inchaço na região em que recebeu o tratamento (que podem durar, inclusive, alguns dias);
  • pele avermelhada e crostas algum tempo depois da sessão;
  • quando feita de forma equivocada, ou conduzida por um profissional pouco capacitado, pode:
    • alterar a pigmentação da pele, provocando o aparecimento de manchas claras ou escuras;
    • causar cicatrizes, queimaduras ou até mesmo infecções bacterianas.

E, por fim, o pós-procedimento

A área tratada pode ficar vermelha e com algumas lesões cutâneas leves por algumas horas, ou até mesmo dias após a sessão. Para amenizar o desconforto, caso haja, algumas compressas de gelo já são o suficiente.

No mais, é preciso manter o uso de protetor solar para proteger a pele contra os raios solares, evitar saunas secas e a vapor e, claro, a prática de exercícios físicos intensos por 48 horas após o tratamento para não irritar a sua pele.

Caso você ache que a depilação a laser na barba é uma boa opção para o seu caso, pesquise bastante sobre o assunto e procure por clínicas/profissionais capacitados e de confiança para tal, combinado?

No mais, um ótimo dia para você, e até a próxima.

 

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.

Dermatologia

Médico, especialista em dermatologia. Especialista em tratamentos dermatológicos cosmiátricos e em laser.

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *