Mulher com lenço de retirar maquiagem na mão

Dr. Fábio Gontijo

Pessoal, quem é leitor fiel do meu blog sabe: a busca por uma pele bonita, jovial e brilhante deve ser interminável. Os cuidados com a pele são úteis, então, não só para ficar mais bonita com a make de carnaval, mas sim para se sentir plena durante todo o tempo.

E por que estou dizendo isso? Porque apesar de o texto de hoje ser dedicado aos cuidados com a pele no carnaval, é importante que vocês saibam que eles devem ser rotineiros e realizados de acordo com as peculiaridades de cada paciente. Por isso a consulta com um dermatologista de sua confiança é importante!

Então, primeiro, confira minhas dicas de como manter sua pele maravilhosa durante esse feriado e, depois, adapte-as para o seu biotipo, combinado? Vamos lá!

1. Hidrate-se

A pele é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo. Suas células, assim com todas as outras, são feitas de água. Sabemos, também, que sem água, nossos órgãos certamente não funcionarão da forma como deveriam.

Entao, durante a folia, com bastante sol e calor, a tendencia é que nos fiquemos desidratados. Aí, além desse fato afetar nossa saúde, nossa pele ficará seca e escamosa, tornando-se mais propensa a enrugar.

Por isso, certifique-se de andar sempre com uma garrafinha de água e mantenha a regra de beber, por dia, aproximadamente 2L desta.

2. Cuidado com o sol!

Não é de hoje que todos nós sabemos o quanto o sol pode ser nocivo à nossa saúde. Além de favorecer o aparecimento de rugas e queimaduras, ele pode causar câncer, melasma, espinhas etc.

Porém, sabemos também o quanto é FÁCIL nos protegermos dele. Então, pode dar um “chega pra lá” nessa preguiça e tratar de passar um filtro solar com fator de proteção acima de 30. Além disso, tente agregar chapéus e viseiras à sua fantasia para se proteger ainda mais dos raios ultravioleta, principalmente em bloquinhos que não têm sombra.

3. Selecione a make com cuidado

Brilhar, especialmente nessa data do ano, é muito importante! Porém, dos cuidados com a pele no carnaval, esse é um dos que mais precisam de atenção.

Na hora de escolher os componentes da sua maquiagem (glitter, base, corretivo, adesivos, cílios postiços, blushs etc), certifique-se de que o produto é apropriado para a região da pele onde você irá aplicá-lo. Principalmente se a escolha for o rosto.

O uso de cosméticos vencidos ou inapropriados para a sua pele pode provocar coceira, alergias, inflamações e machucados. E bem, não é isso que a gente quer sentir na hora da folia, né?

4. JAMAIS durma com a maquiagem no rosto!

Um dia inteiro de folia, com muito álcool, sol e maquiagem resistente à água, pode fazer bastante mal à nossa pele. Pense comigo: é bem provável que seu rosto esteja repleto de suor acumulado, poeira, com a maquiagem tampando todos os seus poros e por aí vai.

Então, não importa o quão cansada você se sinta. Limpe o rosto antes de dormir. Dê preferência a produtos leves como tônico ou água micelar, e lave o rosto com sabonete neutro (ou próprio para essa região), e hidrate-o antes de se deitar.

Assim, ela estará mais do que preparada para o próximo dia de folia e você, no final do carnaval, não estará exausta e repleta de espinhas e alergias.

Entende agora a importância de manter os cuidados com a pele no carnaval? Com eles, seu rosto e corpo continuarão maravilhosos durante e depois esse feriado!

E aí, gostou do texto? Para ler mais conteúdos como este, fique de olho em nosso Blog e siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram)! Estamos te esperando.