Cuidados com a pele aos 60 anos: o que você precisa saber?

Mulher de 60 anos se olhando no espelho e cuidado de sua pele

Engana-se, e muito, quem pensa que não existem alternativas para melhorar e cuidar da pele quando se tem 60 anos ou mais. Saiba que, além da tecnologia estar ao nosso favor, é preciso sempre se dedicar à saúde deste órgão..
Pensando nisso, preparei um pequeno guia com os principais cuidados com a pele que devem ser feitos a partir dessa idade. Vamos lá?

1. Permaneça fiel à tríade do skincare

Existem 3 etapas ESSENCIAIS a qualquer rotina de cuidados com a pele. São elas:

  • limpeza (diária) – o primeiro passo, aqui, é descobrir qual é o seu tipo de pele. Assim, fica mais fácil encontrar o produto ideal. Para isso, basta se consultar com um dermatologista de confiança e, junto a ele, planejar uma boa rotina que atenda aos seus objetivos.
    Recomendo que você não faça essa escolha por conta própria. Porém, se isso acontecer, lembre-se de escolher sabonetes APROPRIADOS para o rosto. Nada de sabão comum por aqui, combinado?
  • Esfoliação (a cada 2 semanas) – essa etapa é extremamente importante porque nos livra do excesso de células mortas e prepara a pele para receber melhor os cosméticos.
    Desobstruir os poros abre caminhos para que os produtos de skincare penetrem na pele com mais facilidade. O importante a se saber, aqui, é escolher o produto certo (isso, você fará com a ajuda de um dermatologista) e usá-lo com delicadeza e moderação.
  • Hidratação (diária) – a pele, assim como qualquer outro órgão do corpo, precisa de água. É por meio dela que o seu estado permanece saudável, firme e em pleno funcionamento.
    Para isso, o melhor aliado é o ácido hialurônico. Nosso organismo já o produz em quantidade moderada. Porém, dependendo da idade, ambiente externo e saúde da pessoa, a quantidade desse ativo pode reduzir.
    Uma das formas de resolver essa situação é aplicando cosméticos anti-idade e cremes com o ácido hialurônico como ingrediente principal. Outras alternativas envolvem procedimentos como skinboosters e preenchimentos dérmicos, por exemplo.

2. Cuidados gerais

Ao longo dos anos, é normal que a pele fique cada vez mais fina, seca e pouco elástica. Isso se dá à redução de colágeno, ácido hialurônico e elastina. Sendo assim, são alguns cuidados com a pele que devem ser tomados após os 60:

  • evite banhos muito quentes;
  • ao tomar banho, utilize sabonetes suaves e neutros para o corpo, e apropriados para o seu tipo de pele do rosto;
  • após o tempo e em dias secos, procure passar um pouco de hidratante em todo o corpo;
  • use filtro solar SEMPRE que se expor ao sol (de, no mínimo, fator 30).

3. Não deixe de preservar a própria saúde!

Por fim, nessa fase da vida, é preciso estar ainda mais atento à própria saúde. O que acontece é que, infelizmente, muitas pessoas não dão à pele a atenção que ela merece.
É importante entender que toda pessoa acima de 60 anos deve manter seus exames dermatológicos anuais em dia, para que todas as pintas, lesões e manchas sejam devidamente analisadas e, caso necessário, tratadas.

Enfim…

Manter os cuidados com a pele em dia é uma tarefa para todas as pessoas, de todas as idades. Porém, após os 60, é importante se atentar aos detalhes, não é mesmo?
No mais, não tem segredo: é só seguir minhas dicas e manter as consultas em dia que a recompensa virá!
Um abraço, cuide-se e até a próxima!

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.

Dermatologia

Médico, especialista em dermatologia. Especialista em tratamentos dermatológicos cosmiátricos e em laser.

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *