Homem idoso recebendo cuidado de médica mulher em casa

É possível realizar consultas
oftalmológicas em casa?

Apesar de pouco divulgada, a prática vem ganhando adeptos em todo mundo. Tanto pela praticidade quanto pela segurança, dentre outras vantagens, muitas famílias têm optado pelo serviço. Afinal, a consulta oftalmológica domiciliar é capaz de atender pacientes de qualquer faixa etária, inclusive crianças, e pode ser realizada em qualquer localidade, a exemplo de residências e clínicas de idosos, o que explica o sucesso dessa modalidade de atendimento.

Pessoas acamadas, em idade avançada, recém-nascidos e indivíduos com dificuldades de locomoção são as que mais procuram pelo serviço. Nem todos os exames podem ser feitos em casa, obviamente, visto que muitos deles necessitam de aparelhos modernos que somente clínicas oftalmológicas possuem. Porém, alguns testes de rotina foram adaptados para serem realizados fora das clínicas especializadas.

Durante a consulta oftalmológica a domicílio, os médicos são capazes de avaliar a acuidade visual, diagnosticar falhas de refração e prescrever lentes e/ou exercícios oculares apropriados. Além disso, a medida da pressão ocular, biomicroscopia e exame do fundo de olho auxiliam na detecção de várias doenças oculares. Exames como o teste do reflexo vermelho e o teste da visão de cores são outros exemplos de exames possíveis de serem realizados sem a necessidade de um grande aparato tecnológico. Caso ache necessário, o oftalmologista pode encaminhar o paciente para que outros exames mais complexos sejam feitos. A regularidade de visitas é essencial para acompanhar as condições oculares de cada paciente.

As maiores vantagens desse tipo de consulta são a economia de tempo de deslocamento dos pacientes e o maior conforto durante os exames. Há uma certa autonomia do paciente que pode receber o médico em sua casa e ainda ser examinado de forma mais humanizada. Nessas consultas, as famílias e os profissionais passam a se conhecer mais, criando uma identificação e confiança mútua.

Quando consultar?

Para as pessoas que não possuem problemas de visão é recomendável uma consulta oftalmológica anual para acompanhar a saúde ocular. Durante as consultas, se houver sinais ou sintomas que indiquem que algo não vai bem com os olhos ou com a visão, o especialista deverá ser procurado.

Para as pessoas que possuem alguma doença ocular, as consultas oftalmológicas poderão ser mais frequentes, a depender do caso. Cada paciente é tratado de acordo com a necessidade apresentada. Intervenções cirúrgicas podem ser necessárias, assim como o uso de medicamentos durante o tratamento.

Ficou interessado no assunto?

É de extrema importância que as pessoas, principalmente as que precisam desse tipo de atendimento, saibam que eles são possíveis e que cabem no bolso. Muitas vezes, as pessoas deixam de se cuidar por desconhecerem as possibilidades. Por isso, se souber de alguém que possa se beneficiar desse serviço, divulgue esse conteúdo. Agora ficou mais fácil cuidar da saúde ocular da sua família!

Saiba mais: https://www.bemtever.com.br/bemtevermovel