Como trabalhar em casa com os filhos por perto?

Durante a quarentena, mulher trabalhando, no sistema de home office, em casa no sofá enquanto seu filho interage com ela

A disseminação do novo coronavírus está fazendo das vidas das pessoas um verdadeiro desafio. Devido ao isolamento social, muitas empresas estão tentando implementar em suas rotinas um regime de home office, o que pode parecer até interessante quando se mora sozinho ou com, no máximo, mais uma pessoa.
Agora, a pergunta que não quer calar é: como trabalhar em casa com os filhos por perto? Ou com mais outras três pessoas que, individualmente, também estão tentando resolver seus próprios problemas no mesmo espaço que você?
Bem…. é isso que vamos responder hoje!

6 dicas de como trabalhar em casa (e com os filhos por perto)

1. Negociação

Se você mora com seu(sua) parceiro(a), o melhor a se fazer é tentar negociar o tempo de “vigília” das crianças. Estabeleçam horários diferentes para que ambos possam ter um tempo justo de trabalho enquanto o outro tenta manter a casa de pé!
Agora, se você mora sozinho(a) com os filhos, procure fazer essa negociação com pessoas próximas. Será que você não tem um irmão, amigo ou colega de trabalho que toparia dividir o tempo entre o trabalho e os pequenos? Afinal, estamos todos no mesmo barco.
Porém, lembre-se: para essa última alternativa, é preciso ficar bastante atento às boas práticas de prevenção à COVID-19. O ideal seria que todos ficassem isolados em um só local, mas caso não seja possível, criatividade e cautela se fazem necessárias.
Para saber quais são os cuidados relacionados ao novo coronavírus, clique aqui.

2. Estabeleça um horário

Para a maioria dos problemas de organização das nossas vidas, um bom cronograma já resolve MUITA coisa. Portanto, chegou a hora de organizar seu dia, principalmente se você se tornar um adepto da dica anterior para conseguir trabalhar em casa com os filhos por perto!
Monte um quadro de tarefas para os pequenos e certifique-se de que existam momentos reservados para você . Lembre-se de tentar, também, cuidar bastante da própria saúde, tomando bastante água e praticando exercícios, mesmo que seja somente por alguns minutos ao dia.

Aí vão algumas dicas de como organizar uma boa rotina e seguir com ela:

  • utilize ferramentas de organização para se pautar durante o dia, como agendas, aplicativos etc;
  • se preciso, programe alarmes para as tarefas mais importantes;
  • tente acordar cedo (de preferência antes das 8 da manhã, que é quando nosso corpo libera maior quantidade de cortisol, tornando o processo do despertar mais fácil);
  • tome um café da manhã reforçado, com todos os nutrientes necessários para enfrentar o dia com bastante ânimo e disposição;
  • se possível, pratique exercícios pela manhã;
  • evite fazer refeições pesadas à noite;
  • procure dormir cedo para se sentir mais animado(a) no outro dia.

3. Mantenha as crianças entretidas

Uma das melhores formas de conseguir trabalhar em casa com os filhos é mantê-los entretidos. Deixe os brinquedos favoritos deles por perto, reserve uma hora do dia para deixá-los assistir a filmes e desenhos, contabilize um tempo justo de telinha para jogos e por aí vai.
Certifique-se, apenas, de que todos esses recursos sejam seguros e dentro dos conformes, e pronto: diversão e trabalho garantidos.

4. Planeje-se para imprevistos

Tem alguma reunião importante para o dia, ou uma ligação indispensável? Planeje-se para conseguir fazê-las da melhor forma possível. Se os seus filhos são mais velhos, combine um código para que eles saibam que você está extremamente ocupado(a) no momento. Pode ser fechar a porta do escritório, amarrar uma fita vermelha na maçaneta da porta, deixar um recadinho na geladeira e por aí vai.
Agora, se sua casa é repleta de pequenos seres-humanos, o melhor a se fazer é deixar uma pessoa com eles (que seja de confiança, claro, e que esteja seguindo todas as recomendações de prevenção contra a COVID-19).

5. Estabeleça metas semanais, e não diárias

Se o seu trabalho permitir, estabeleça metas para serem cumpridas ao longo da semana. Assim, fica mais fácil reservar um horário que lhe permita total foco e produtividade.
Porém, fique atento(a): trabalhar à noite pode parecer sedutor, mas a última coisa que você quer é desregular o seu sono. Ainda mais quando se tem crianças em casa. Portanto, tente trabalhar até, no máximo, às 20:00. Depois disso, chegou a hora de desligar as telas, preparar-se para dormir e ler um bom livro.

6. E, por fim: alinhe algumas expectativas

Comunicar-se claramente com a sua equipe é essencial para que todo o trabalho saia da forma esperada. Para isso, um dos principais passos é alinhar algumas expectativas com seus colegas, chefes e, claro, consigo(a) mesmo.
Com o seu chefe, por exemplo, o melhor é ser sincero com relação às novas limitações impostas (ou seja, trabalhar em casa com filhos, o que não é fácil). Procure flexibilizar seus horários e entregas de uma forma que ninguém saia prejudicado, e pronto: já estamos a meio caminho andado.
Agora, com os colegas de trabalho, tente estabelecer horários de trabalho em comum, use alguma ferramenta de produtividade se preciso ou, ainda, uma “mini vídeo-conferência” por dia apenas para acompanhar o processo de todos.
Por fim, seja razoável consigo mesmo(a). A situação atual não tem precedentes e, por isso, todos nós ainda estamos aprendendo a lidar e nos acostumarmos com ela da melhor forma possível. Viva um dia de cada vez.

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.

Pediatria

Médica oftalmologista e idealizadora do Convite à Saúde. Atualmente atende na Clínica Advision, nas especialidades de plástica ocular e cirurgia de catarata. Paralelamente, escreve e coordena o departamento de redação do portal, além de prestar consultoria na área de auditoria médica.

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *