4 dicas (e mais 3 surpresas) para ter mais qualidade de vida

Duas mulheres sorridentes se abraçando como forma de ter mais qualidade de vida

A cada ano que passa, as pessoas parecem cada vez mais ocupadas, preocupadas e estressadas. Ao invés de, bem, VIVEREM, elas estão cada vez mais viciadas em acompanhar tudo ao seu redor. A tecnologia, então, teve um impacto imenso em nossas vidas. Apesar de tornar as coisas muito mais fáceis e rápidas, ela estranhamente fez de nós seus dependentes.

Sendo assim, o tempo livre cedeu lugar às informações, seriados, opiniões, colunas, notícias, fake news, polêmicas, fofocas etc. “Estar online” nas redes e no WhatsApp, por exemplo, tornou-se obrigação. Afinal, tente demorar mais de 1 hora para responder à maioria das pessoas e veja quantas notificações “engolirão” o seu celular!

No entanto, precisamos lembrar que, apesar dos pesares, esta é ainda uma época empolgante e incrível para se viver. Basta usar todos esses (e outros) recursos ao seu favor!

Para saber como ter mais qualidade de vida, continue conosco!

1. Durma o suficiente

Quer você fique acordado até tarde por causa do trabalho, ou para se atualizar nas redes sociais, há tantas coisas acontecendo em nossas vidas que parecem ter mais importância que uma boa noite de sono. Contudo, dormir bem é ESSENCIAL para a manutenção de estilo de vida saudável.

Acredite se quiser: a qualidade do seu sono afeta diretamente sua saúde mental e física. Também influencia na qualidade de vida, incluindo produtividade, equilíbrio emocional, criatividade e até mesmo seu peso.

Sendo assim, procure se esforçar para que sua noite de sono seja completa e suficiente para que o seu corpo, no outro dia, tenha energia para “aguentar o tranco”.

Aí vão algumas dicas rápidas de como melhorar o sono:

  • certifique-se de dormir 8 horas por noite;
  • desligue as telas após as 21 horas (elas emitem luz azul artificial, que prejudica o sono diretamente);
  • nada de cafeína após as 16 horas;
  • se preciso, estabeleça uma rotina. Algumas horas antes de dormir, comece a diminuir as luzes da casa, tome um banho confortante, faça um chá calmante e leia um bom livro, por exemplo.

2. Arranje tempo para o lazer

Você já teve a impressão de que não tem tempo para nada? Sim, a vida é ocupada e a maioria de nós trabalha bastante, ocupando a maior parte do dia com papeladas, desafios e questionamentos.

Porém, acredite: sempre há tempo para o lazer, e nós precisamos dele! E mais importante: quem não encontra essa “brecha” em meio ao caos pode estar prestando um grande desserviço a si mesmo.

Acontece que tirar um tempo para si mesmo é mais importante do que se pensa. Pesquisas mostram que participar de uma atividade prazerosa não apenas reduz os níveis de estresse e melhora seu humor, como também aprimora as habilidades de raciocínio!

Portanto, renda-se a uma atividade prazerosa por dia e observe seu humor e produtividade decolarem. Ela pode estar relacionada à leitura, dança, exercícios físicos, entretenimento, não importa. O que vale, aqui, é fazer o que gosta!

3. Mantenha/cultive relacionamentos saudáveis

Os relacionamentos desempenham um papel importante em nossa qualidade de vida, principalmente porque estão diretamente ligados à saúde mental.

São diversas as pesquisas que mostram que estar cercado de pessoas positivas, cheias de energia e que, genuinamente, nos fazem bem, é prova cabal de felicidade, satisfação com a vida e bem-estar psicológico.

A dica, então, é se afastar, sempre que possível de pessoas e relacionamentos tóxicos. Dê preferência àqueles que lhe fazem bem, e lhe querem bem, combinado?

4. Mexa-se

Manter os exercícios em dia é fundamental para a nossa qualidade de vida. Afinal, as atividades físicas têm um impacto profundamente positivo na sua saúde física e mental.

Para se ter ideia, uma boa caminhada diária, além de manter o peso, previne a depressão, alivia a ansiedade, melhora sua memória e aprimora o sono!

A boa notícia é que você não precisa ser um fanático fitness para colher esses benefícios. Pesquisas indicam que até 30 minutos de exercícios por dia já são o suficiente para fazerem a diferença.

E, por fim, algumas dicas extras:

Para manter uma excelente qualidade de vida em 2021 e, claro, para todo o sempre, dê uma olhadinha nos artigos abaixo e aproveite:

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Vinkmag ad

Médica oftalmologista e idealizadora do Convite à Saúde. Atualmente atende na Clínica Advision, nas especialidades de plástica ocular e cirurgia de catarata. Paralelamente, escreve e coordena o departamento de redação do portal, além de prestar consultoria na área de auditoria médica.

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