Afinal: como ser mais positivo?

3 dados de madeiras com cara triste, apática e feliz estampadas neles. Um homem, com o dedo indicador, encosta no dado com a cara feliz mostrando que ele sabe como ser positivo e escolheu ser assim.

Sabe aquela “voz” que temos em nossa cabeça que, vez ou outra, grita frases como “Isso não vai dar certo”, ou “Você nunca será bom o suficiente para isso”? De vez em quando, ela até mesmo se maquia de “intuição”, ou de “apenas um alerta”.

Bem… esse tipo de pensamento é tão recorrente em nós, seres humanos, que sua definição ganhou até mesmo algum significado, dependendo do ponto de vista. Para o cristianismo, por exemplo, ela pode assumir uma forma de “tentação” ou “provação”. No budismo, pode ser MARA, o oposto de Buda e, portanto, uma forma de “ilusão” ou “armadilha”.

No mais, o importante é saber que essa forma de pensamento negativo está inerentemente dentro de nós. Afinal, ela sabe exatamente como nos derrubar e, curiosamente, não afeta outra pessoa sequer nós mesmos. Bizarro, né?

Esse diálogo interno, repleto de ansiedade, medo e dúvidas, infelizmente faz parte do ser humano e, portanto, precisamos aprender a lidar com ele, saindo por cima. Afinal, cada mensagem negativa processada pelo nosso cérebro influencia, sim, em nossas palavras, hábitos, relacionamentos e até mesmo na saúde. É como afirma Lao Tzu:

“Observe seus pensamentos; eles se tornam palavras. Cuidado com as palavras; eles se tornam ações. Observe suas ações; eles se tornam um hábito. Cuidado com seus hábitos; eles se tornam personagens. Observe seu personagem; torna-se o seu destino. ” – Lao Tzu.

Então… como podemos mudar isso?

O primeiro passo para iluminarmos nossa visão de nós mesmos e, claro, do mundo, é caminharmos em direção à positividade. Afinal, é ela que tem o verdadeiro poder de mudar os padrões de nossos comportamentos.

Porém, agora é que vem a parte difícil: como fazer isso? Em períodos como esse em que vivemos, repleto de medos, perdas, incertezas e críticas, COMO é possível ter atitudes positivas?

Bem… é para isso que estamos aqui hoje! Procure seguir as dicas abaixo para, aos poucos, ser cada vez mais positivo e otimista com relação a todas as coisas que… bem.. fazem de nós quem somos. Vamos lá?

1. Pratique a gratidão

Uma das melhores formas de desviar o foco dos pensamentos negativos é se concentrar nas coisas/pessoas as quais você se sente grato. O segredo, aqui, é pensar em tudo aquilo que faz de você uma pessoa sortuda e feliz.

Pode ser o emprego estável, os amigos incríveis, o fato de ter uma cama para dormir todas as noites (e sob um teto quentinho e confortável), ou até mesmo pelo sol nascer todos os dias e você estar vivo para ver isso acontecer!

Praticar a gratidão pode causar uma mudança quase que imediata em sua perspectiva sobre as coisas. Afinal, é ela que nos ensina a “olhar para o lado bom da vida, ou de uma situação específica.”

Ok. Como, então, colocar toda essa teoria em prática? Bem… pode ser por forma de um diário, em que todos os dias você deve escrever algo que lhe fez sentir grato. Ou então procurar por um “parceiro” de gratidão, para que vocês, juntos, possam compartilhar suas conquistas e promoverem o apoio um ao outro. A cada dia, mande mensagens de texto, e-mail ou digam um ao outro três coisas pelas quais vocês são gratos.

No mais, coloque essa prática em dia e veja, com o passar do tempo, o quanto ela mudará sua perspectiva sobre as coisas!

2. Procure por padrões e antecipe as ondas negativas

Inicialmente, pode ser difícil interromper o fluxo dos pensamentos negativos que tomam nossa mente. Porém, é preciso paciência e perseverança. Afinal, nada nesse mundo acontece do dia para a noite.

Sendo assim, seja generoso e bom consigo mesmo e, primeiro, tente apenas observar seus padrões de pensamento. Veja se você consegue se pegar julgando os outros e a si mesmo, focando em seus fracassos, reclamando do trabalho ou criticando o seu corpo.

Ao identificar esses pensamentos, reserve um momento para contrariar CADA UM DELES com, pelo menos, duas observações ou agradecimentos positivos sobre si.

Pode apostar que, com o tempo, você conseguirá se livrar do negativismo rapidinho!

3. Tenha uma postura mais positiva

Que a mente e o corpo têm uma conexão intrínseca, todos nós já sabemos. Então, se você deseja mover sua mente para uma perspectiva mais positiva das coisas, certifique-se de que o seu corpo também está indo para o mesmo lugar!

Para isso, cuide da sua postura e, claro, da sua saúde. Procure, primeiro, assumir uma posição mais ereta, infle o peito, erga o queixo e se sinta automaticamente mais poderoso. Isso, para se ter ideia, tem até mesmo um nome: posição Mulher Maravilha!

Depois, a cada dia, tente se atentar ao seu bem-estar. Mantenha uma alimentação saudável, cultive boas noites de sono, hidrate-se corretamente e, sempre que puder, pratique exercícios físicos para descarregar as energias!

Tudo isso, pode apostar, fará de você uma pessoa naturalmente mais positiva (e aos olhos dos outros também)!

4. Sorria!

Outra maneira de seu corpo “enganar” sua mente para ser mais positiva é por meio do sorriso. Você sabia que o simples ato de sorrir, mesmo que sem vontade alguma, pode mudar instantaneamente a maneira como você se sente internamente?

Acontece que o cérebro, ao identificar essa ação, processará uma informação de que você está se sentindo bem e, portanto, começará a produzir mais endorfina para responder a esse ato.

Legal, né? Então, esteja você em casa, dirigindo ou caminhando pela rua, sorria. Você ficará surpreso com a reação de sua mente. Melhor ainda: experimente sorrir para um colega de trabalho, ou para qualquer pessoa na rua. E aí, eles sorriram de volta?

5. E, por fim, seja bom consigo mesmo, e com os outros também

É aquele velho esquema: gentileza gera gentileza. O mesmo serve para a compaixão e qualquer outra coisa nesse mundo! Dessa forma, procure sempre se colocar no lugar do outro, perdoar mais, ajudar ao próximo e agir com outras pessoas do mesmo jeito que você gostaria que agissem consigo mesmo.

Pode apostar que, com isso, o resto (incluindo a positividade) virá instantaneamente!

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.

Vinkmag ad

Médica oftalmologista e idealizadora do Convite à Saúde. Atualmente atende na Clínica Advision, nas especialidades de plástica ocular e cirurgia de catarata. Paralelamente, escreve e coordena o departamento de redação do portal, além de prestar consultoria na área de auditoria médica.

Post Relacionados

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *