Médico aconselhando paciente homem sobre como prevenir o câncer de próstata

Dr. José Júnior

A melhor forma de prevenir o câncer de próstata (e várias outras doenças!) é cultivar hábitos de vida saudáveis. Além disso, é recomendado que todos os homens, a partir dos 50 anos, comecem a visitar o urologista. Uma consulta inicial aos 45 anos de idade é recomendada para pacientes da raça negra, tabagistas, obesos e com história de pai ou irmão com câncer de próstata.

Vamos conversar sobre alguns fatores que mostraram ser eficazes na prevenção dessa condição?

1. Tenha uma boa alimentação

De acordo com a Prostate Cancer Foudation, ter uma dieta saudável com baixo teor de gordura e rica em vitaminas e minerais é uma das maneiras de prevenir o câncer de próstata. Além disso, procure diminuir o consumo de laticínios e carnes vermelhas.

Para saber como manter uma alimentação saudável, confira os seguintes artigos abaixo:

No mais, caso você tenha dúvidas sobre como planejar refeições que sejam adequadas às suas necessidades, não deixe de se consultar com um especialista.

Dica extra: nunca subestime o poder dos antioxidantes (principalmente o licopeno, presentes em alimentos carotenoides)! Afinal, eles ajudam a prevenir potenciais danos ao DNA das células do corpo (muitos deles, inclusive, são associados ao câncer). Sendo assim, dê preferências a alimentos como tomate), toranja, melancia, goiaba e mamão.

2. Mantenha um peso saudável e pratique exercícios físicos regularmente

A obesidade (diagnosticada em pacientes que estão com o IMC acima de 30) aumenta o risco de desenvolvimento do câncer de próstata e está associada a maiores taxas de insucesso no tratamento e de mortalidade. A boa notícia é que, por meio de uma boa alimentação e prática regular de exercícios, ela pode ser evitada.

Além disso, vale ressaltar que a prática de exercícios físicos, além de ajudar a pessoa a manter uma boa saúde, contribui para uma diminuição de risco para o câncer e outras doenças (principalmente as cardiovasculares).

3. Evite o Tabagismo

O hábito de fumar aumenta as chances de se desenvolver câncer de próstata, o risco de recorrência após o tratamento inicial e de morte resultante da doença.

4. Mantenha suas consultas de rotina em dia

Em caso de medo e/ou dúvidas sobre o câncer de próstata, a melhor forma de ter respostas concretas é conversando com o médico sobre essa condição e seus fatores de risco. Não deixe de perguntar coisas como, por exemplo:

  • quais exames médicos devem ser feitos na medida em que envelhecemos?
  • o que fazer quando se tem histórico familiar forte para o câncer de próstata?
  • existem recomendações especiais para se prevenir o câncer de próstata (de acordo com suas necessidades e histórico médico)?
  • quais são os primeiros sinais do câncer de próstata?

5. E, por fim: Informe-se sobre a doença

A melhor forma de se prevenir contra o câncer de próstata é se informando sobre O assunto! Para isso, separamos um artigo especial com todos os detalhes sobre essa doença, incluindo possíveis causas, sintomas e tratamentos. Acesse-o clicando aqui.

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.