Escova e creme detal, dois aliados para combater as cáries

Dra. Jussara Armond

A cárie atinge 90% da população e não escolhe sexo nem idade. Ela vai chegando devagar e pode fazer um grande estrago em nossa saúde. Diferente do que muitos pensam, ela é uma doença séria que pode evoluir para outros órgãos agravando a saúde.

A presença de placas bacterianas é o principal fator para a formação das cáries. As placas são compostas por bactérias, saliva e outras substâncias aderidas à superfície dos dentes.

As bactérias utilizam os açúcares e carboidratos dos alimentos como fonte de energia e, consequentemente, produzem ácidos capazes de destruir os minerais presentes no esmalte e penetrar no dente.

Inicialmente, formam-se pontinhos brancos no esmalte. Estes evoluem para um pequeno orifício que cresce e se aprofunda progressivamente até atingir a dentina e, posteriormente, a polpa do dente, com sérias complicações.

E como evitar cáries?

O cuidado com a saúde bucal é um dos pilares da saúde. Desde a infância, deve-se aprender a usar técnicas corretas de higiene oral. Aí vão algumas:

Escovação

Deve-se escovar os dentes ao acordar e após as principais refeições. É uma das formas mais fáceis e eficazes de evitar cáries. A escova de dentes deve ter cerdas macias e a cabeça pequena, para que se possa fazer uma limpeza completa sem agredir os dentes, nem as gengivas.

A escovação deve ser leve, prolongada e seguir os movimentos corretos. Segure a escova em um ângulo de 45º e movimente a escova da gengiva até a ponta dos dentes, repetidamente. Escove as superfícies voltadas para as bochechas dos dentes superiores e inferiores. A seguir, escove a superfície interna dos dentes e a face da mastigação.

Escove também a língua, onde muitas bactérias ficam alojadas.

Creme dental

Aos interessados em saber como evitar cáries, uma dica útil: a pasta de dentes pode ser a mais simples possível. Muitos produtos sofisticados, como aqueles que prometem um resultado radical em pouco tempo, contém substâncias abrasivas e que causam desgaste aos dentes e trauma à gengiva.

Fio ou fita dental

Limpar entre os dentes é essencial, principalmente à noite, antes de deitar. Escolher um produto de qualidade, de preferência encerado, melhora a eficiência da limpeza e facilita o processo para aquelas pessoas que têm resistência a usar o produto por algum motivo.

Enxaguante bucal: herói ou vilão?

O uso de produtos como enxaguantes bucais não melhora a higiene oral. Existem, inclusive, produtos específicos que contêm algumas substâncias, que podem selecionar bactérias resistentes a antibióticos e representar um risco para a saúde.

O uso indevido do produto pode causar manchas escuras e deixar os dentes enfraquecidos. Para evitar, os especialistas informam que é preciso identificar essas substâncias e somente fazer uso delas com a indicação profissional.

A mais comum é a clorexidina, anti-séptico que mata as bactérias, incluindo as que fazem parte da flora natural e são importantes para o início do processo digestivo e para controlar a acidez da boca.

Sem a utilização adequada, é perigosa porque deixa os dentes mais porosos, pode causar descamação da mucosa bucal, o que aumenta a sensibilidade aos alimentos, e causa alterações no paladar.

Como evitar cáries com consultas periódicas?

Vale lembrar de que os cuidados em casa não dispensam a visita ao consultório odontológico. A limpeza feita pelo profissional ajuda a remover a placa bacteriana e o cálculo dentário que resistem à higienização caseira e podem resultar nas cáries e na doença periodontal.

Durante as avaliações periódicas, o dentista faz a anamnese, exame completo da boca, identifica a presença de cáries e de outros problemas. Pode ser necessário solicitar uma radiografia dos dentes para fechamento do diagnóstico e indicação de tratamento.

Com os avanços da odontologia, os tratamentos são mais confortáveis e seguros e os exames mais precisos, garantindo melhores resultados. O tempo de ter medo de ir ao dentista passou. Entramos na era em que os cuidados com a saúde se tornaram uma escolha pessoal e uma responsabilidade de cada um.

Cuidar da saúde dos dentes e da boca é um processo constante e, com o apoio do seu dentista, é possível evitar cáries e outras doenças, mantendo seus dentes perfeitos por muitos anos.

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.