Como cuidar da pele do colo e do pescoço?

Close do colo e do pescoço de uma mulher. Representação de como cuidar da pele do colo e do pescoço.

Conforme a idade chega, nossa primeira preocupação costuma ser as rugas e linhas de expressão, e outros cuidados com a pele do rosto. Porém, com o tempo, outras partes do corpo também começam a sinalizar os sinais do envelhecimento, especialmente o colo e o pescoço.

O grande problema é que todos nós, por darmos muito mais atenção à face, deixamos de cuidar dessas outras regiões até que, “brincadeiras à parte”, já esteja “tarde demais”. Além disso, precisamos lembrar que os locais que mais chamam atenção para a nossa idade são aqueles que mais tomam sol. Logo, eles também merecem todos os cuidados possíveis.

A grande questão é: quantas pessoas você conhece que REALMENTE aplicam produtos como, por exemplo, filtro solar e creme anti-rugas no colo e pescoço? E, ainda, ressalto um detalhe menos “animador”: essas regiões, na maioria das vezes, precisam de muito mais aprimoramentos do que apenas uma boa rotina de skincare.

Pensando nisso, resolvi trazer as soluções estéticas mais comuns (e eficazes) para essa região do corpo. Vamos lá?

1. Bioestimuladores

O bioestimulador nada mais é que uma substância que, quando injetada na pele, estimula a produção de colágeno. Isso faz com que toda a região tratada se torne mais firme e, caso haja alguma linha de expressão ou ruga, ele repõe o volume perdido, amenizando essas marcas. É por isso que ele é, inclusive, uma das melhores opções para tratar o colo e o pescoço.

O material utilizado é biocompatível e, por isso, é absorvido pelo organismo ao longo do tempo, o que faz da técnica eficiente e temporária. Isso é interessante porque possibilita corrigir os sinais do envelhecimento conforme eles vão desenvolvendo junto conosco, certificando-se de que nada acabe se destoando.

A sessão dura cerca de 40 minutos e conta com a aplicação de anestésico tópico para um maior conforto do paciente. O tratamento, em si, geralmente demanda 3 sessões por mês e, a depender do caso, pode levar de um a dois anos.

Os resultados, por fim, são perceptíveis a partir da 4ª semana após a primeira aplicação.

No mais, caso você queira saber todos os detalhes sobre essa técnica, leia o artigo abaixo:

Bioestimuladores: armas secretas para recuperar o colágeno

2. Ultraformer®

O Ultraformer® é um tecnologia que, por meio de ondas acústicas micro e macrofocadas, promove um efeito lifting onde são aplicadas (em nosso caso, no colo e no pescoço). Isso acontece porque, quando elas atingem as camadas profundas da pele, criam pontos de coagulação, estimulando a produção de colágeno.

O procedimento é simples, indolor e dura aproximadamente 40 minutos. Os resultados são perceptíveis ao longo do tratamento e o número de sessões depende muito dos objetivos e necessidades do paciente.

Para saber mais detalhes sobre a técnica, leia o artigo abaixo:

Ultraformer: tudo que você precisa saber sobre ultrassom micro e macrofocado

3. Laser de CO₂

Também conhecido como resurfacing fracionado da pele, o laser de CO₂ é um tratamento que gera feridas minúsculas na pele, removendo sua camada mais externa e aquecendo a subjacente. Esse processo estimula o crescimento de novas fibras de colágeno e, claro, renova a cútis, deixando-a mais lisa, firme e uniforme.

Antes do procedimento, um creme anestésico é aplicado diretamente sobre a pele. A sessão costuma durar cerca de 40 minutos, mas pode variar de acordo com o tamanho da região a ser tratada. A recuperação demora aproximadamente duas semanas e, durante esse período, pode manifestar alguns efeitos colaterais leves como vermelhidão, edema e coceira.

Por fim, os resultados são excelentes, especialmente falando de pescoço e colo. Os danos causados pelo sol melhoram muito e as rugas se amenizam em até 80%.

4. Fios de sustentação

Os fios de sustentação são bastante utilizados no tratamento para flacidez, sulcos na região da face e pescoço, e linhas de expressão. O segredo aqui é que, quando implantados em pontos específicos da pele, eles provocam um lifting imediato. Além disso, todo esse processo também estimula a produção de colágeno na região, o que firma e rejuvenesce a pele ainda mais.

O procedimento conta com anestesia local nos pontos de entrada e saída dos fios que, assim que inseridos, provocam a tração desejada. As pontas são, então, cortadas para que eles fiquem logo abaixo da pele, elevando a região estrategicamente e, assim, deixando-a mais firme. Normalmente, são aplicados de 4 a 8 filamentos.

Os efeitos já podem ser notados logo após a primeira sessão, porém, o resultado final costuma vir ao longo de 40/60 dias. Vale ressaltar, ainda, que essa é uma opção temporária, ou seja, dura cerca de 12 a 24 meses. Sendo assim, para manter o visual, é preciso fazer manutenções ao longo do tempo.

Para saber mais detalhes sobre a técnica, leia o artigo abaixo:

Fios de sustentação: uma alternativa não invasiva ao lifting

5. E, por fim, luz intensa pulsada

A terapia de luz intensa pulsada é uma boa alternativa para melhorar a cor e a textura da pele do colo e pescoço sem recorrer à cirurgia. Ela é muito boa, especialmente, para desfazer alguns danos causados ​​pela exposição excessiva ao sol (um assunto que já conversamos no começo desse artigo, inclusive!).

A técnica utiliza a energia da luz para aquecer e atingir a pele, mirando e destruindo principalmente as células com mais pigmento (melanina). Após o procedimento, a pele já fica visivelmente uniforme e, com o tempo (e a renovação que vem com ele), seu aspecto é de ainda mais saudável e rejuvenescido.

A sessão normalmente dura entre 20 ou 30 minutos e, a depender do caso, uma pequena dose de creme anestésico pode ser aplicada para deixar o paciente mais confortável. A maioria das pessoas necessita de, em média, 5/7 sessões com espaçamento de 2/4 semanas entre cada.

A área da pele tratada ficará vermelha e sensível por algumas horas, como se você tivesse se queimado de sol. Os resultados são graduais e se tornam mais evidentes ao longo da recuperação.

 

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.

Dermatologia

Médico, especialista em dermatologia. Especialista em tratamentos dermatológicos cosmiátricos e em laser.

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *