Vista de cima de uma mulher sentada no chão anotando algo em um caderno que tem uma fita métrica em cima. Ela tem uma vasilha de salada no colo e pesos de academia, frutas, legumes e uma copo de água perto.

Dra. Glória Braga

Em uma época de pandemia como a que estamos enfrentando, a mesma coisa vem à cabeça de todo mundo: como fortalecer a minha imunidade?

Além das precauções de lavar as mãos e evitar contato com pessoas doentes, é importante investir também em nosso sistema imune para tentar evitar a infecção.

É importante lembrar que o novo coronavírus não foi estudado a fundo. Ainda não existe uma vacina e nenhum estudo determinou, com certeza, se algum suplemento, ou vitamina, tem algum efeito em prevenir ou reduzir a gravidade da doença.

Por outro lado, sabemos que pessoas com o sistema imunológico deprimido estão mais sujeitas à infecção e têm mais complicações. Dessa forma, afastar os fatores que enfraquecem a imunidade, quando possível, já é um grande passo na direção certa!

O que os especialistas recomendam para aumentar a imunidade?

1- Pare de fumar!

O tabagismo enfraquece o sistema imune e deixa os pulmões vulneráveis a infecções.

2- Evite tomar medicamentos sem prescrição médica

Algumas medicações alteram a forma como reagimos à agressões externas, tornando o organismo mais frágil. Um exemplo disso são os corticosteroides.

3- Tenha uma alimentação saudável

Invista em alimentos naturais, frescos e variados. Coma verduras, legumes e frutas, riscos em vitaminas e minerais essenciais para a saúde e a imunidade.

Evite alimentos processados, bebidas adoçadas e não exagere no álcool.

4- Durma bem!

Um sono de qualidade é essencial para regenerar os tecidos, eliminar as toxinas e resíduos acumulados durante o dia e regular o sistema imune.

Não fique na tela até a hora de dormir, tenha horários regulares e invista em rituais de relaxamento antes de ir para a cama, como um banho quentinho, um bom livro, música calma e meditação.

5- Exercite-se

Não é porque temos que ficar isolados em casa que vamos ficar parados. Mexa-se! Descubra programas de exercícios online e se mantenha ativo durante a quarentena. Seu corpo e sua mente irão funcionar melhor!

6- Administre o estresse

É fácil se deixar sobrecarregar com as infinitas notícias, vídeos e posts sobre a pandemia e suas repercussões. Evite ficar horas nas redes sociais, obcecado com a progressão do coronavírus. Concentre-se no trabalho, se está fazendo home office, leia um livro, veja um filme ou encontre um hobby.

Se necessário, saia daqueles grupos em que as pessoas só compartilham notícias ruins. Estude, escreva, aprenda. E mais do que tudo, cultive bons pensamentos!

7- NÃO tome suplementos vitamínicos, exceto se você tem uma deficiência específica

Nenhuma vitamina ou mineral vai impedir que você fique doente. Apesar das afirmações veementes que aparecem na mídia, nenhum estudo até o momento comprovou o efeito protetor de suplementos. Tomar altas doses de vitaminas pode, inclusive, ter sérios efeitos colaterais!

Porém, se você tem uma deficiência nutricional, invista em uma super alimentação e continue o suplemento indicado pelo seu médico.

8- Mantenha as vacinas em dia, especialmente a da gripe

Estamos nos aproximando dos meses em que gripes e resfriados são mais comuns. Além de dificultar o diagnóstico diferencial com a COVID-19, imagine pegar os dois vírus, influenza e corona, ao mesmo tempo? Vacine-se!

Por fim…

Nossas últimas recomendações são óbvias: lave as mãos com frequência, evite contato com doentes e fique em casa.

Além disso, se você é idoso, tem alguma doença cardiovascular, diabetes ou asma, o risco de complicações pela COVID-19 é maior. Proteja-se!

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