Mulher grávida sentada no sofá comendo uma salada

No início da gravidez a náusea é comum. Felizmente, os enjoos são benignos e transitórios e, muitas vezes, desaparecem em torno do quarto mês. Algumas estratégias, contudo, podem ajudar a gestante durante essa fase, tornando o processo ainda mais tranquilo.

Continue conosco e confira algumas dicas para contornar os enjoos na gravidez!

Coma antes de se levantar

A náusea durante a gravidez geralmente aparece pela manhã e está relacionada principalmente às alterações hormonais próprias da gestação e é agravada por glicemia baixa.

Uma boa estratégia, então, é ingerir algo mesmo antes de se levantar: um biscoito, frutas secas, um suco de fruta ou um chá leve e ligeiramente doce, por exemplo.

Faça refeições mais leves

Recomenda-se que a grávida consuma alimentos leves e evite comidas gordurosas, frituras, doces, alimentos picantes ou que tendem a fermentar (repolho, por exemplo). Vegetais, frutas, produtos lácteos ou frutos oleaginosos, como nozes e avelãs, são uma ótima escolha.

É necessário também que a gestante se alimente frequentemente durante o dia. Afinal, o estômago vazio piora os enjoos na gravidez. Além disso, recomenda-se que ela tenha sempre um biscoito ou fruta em mãos para lanches rápidos e uma garrafinha de água para se hidratar adequadamente.

Descanso abundante

Fadiga e estresse também podem agravar a náusea da gravidez. São recomendadas, então, pequenas atitudes como praticar atividades de relaxamento, dormir mais cedo e, se possível, tirar uma soneca no início da tarde. No entanto, deve-se tomar o cuidado de não se deitar imediatamente após uma refeição, combinado?

Se a náusea persistir, o Convite à Saúde recomenda que a gestante fale com o seu médico sobre estes episódios.

Viu como é fácil contornar uma situação tão desagradável como esses enjoos na gravidez? Basicamente, é só prestar bastante atenção na alimentação, não passar muito tempo sem comer e, claro, descansar e relaxar bastante!

Agora que você já sabe como sair dessa, que tal compartilhar esse post em suas redes sociais? Assim, outras mamães como você poderão finalmente amenizar um pouco desse mal-estar da gestação!

Se a náusea persistir, o Convite à Saúde recomenda que a gestante fale com o seu médico sobre estes episódios.

E aí, gostou do texto? Continue conosco, afinal, estamos sempre buscando informações importantíssimas para você! Para isso, ficar fique de olho em nosso Blog e seguir nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram)!